quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O PAGAMENTO JÁ ESTÁ NA CONTA!!!!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Está chegando o dia 29 e infelizmente não recebemos até agora nenhuma resposta da Semus, confesso que já esperava. Vocês não tem a noção do quão é difícil conversar com esta gestão, se pra falar dos nossos problemas operacionais na Atenção Básica já é aquela tensão, imaginem com a alta cúpula.

Temos motivos pra ficar mais animados, parece que o Sindsmuni está conseguindo avançar na negociação do Plano de Carreira, agora confesso que ainda não sei quem está representando a pasta da saúde. Se alguém souber poste aqui para podermos acompanhar.

Até agora a portaria do nosso repasse não foi publicada, quem quiser acompanhar é só digitar este endereço http://portal2.saude.gov.br/saudelegis/LEG_NORMA_PESQ_CONSULTA.CFM e acompanhar pela data, eu já conferi e até hoje não tem nenhuma postagem sobre a nossa portaria, espero que essa demora seja para alguma modificação positiva, levando em conta que já existe muita discussão no congresso sobre a forma e os valores.

Quanto as condições de trabalho, minha equipe também está passando por dificuldade a forma que encontramos para minimizar alguns contratempos, até mesmo causado pelas eleições foi colocar uma tenda nas praças do bairro durante o mês de setembro inteiro, fazendo aferição de pressão, ficha A, hiperdia e educação em saúde, é claro que tudo foi conseguido com os nossos esforços, desde a tenda que pegamos emprestada com uma ONG até o aparelho de pressão que foi doado. Com isso, hoje podemos dizer que pelo ao menos o bairro sabe que nós existimos.

Confesso que eu não estava animada com esta iniciativa, mas com o decorrer do mês tivemos muitas conquistas, o povo é muito bom e por mais incrível que pareça ainda acredita nas pessoas, vocês não tem idéia do quanto as pessoas agradecem pelo simples fato de nós medirmos a pressão deles, coisa que só conseguem se forem na farmácia (me parece que é proibido)ou se forem ao posto de saúde, sem contar as informações que passamos para alguns sobre BPC (benefício por prestação continuada), medicações excepcionais sobre hepatite. Sei que ainda é muito pouco diante do que sabemos que poderíamos colaborar, mas eu assim como o povo ainda acredito que as coisas vão melhorar e sei que estamos todos fazendo esforços para que isso aconteça. Veja a nossa amiga(o) que precisou pegar balança emprestada com a família, caramba isso fica feio é pra gestão, confesso que se eu estivesse lá teria vergonha de ver meus funcionários terem que tomar esse tipo de atitude para tapar um buraco que eu seria responsável, mas com isso só mostramos que não estamos brincando de ACS, que estamos realmente trabalhando em prol do município e da população, por isso que tenho orgulho de dizer que sou ACS e certeza que podemos claramente chegar frente ao secretário de saúde e exigir melhor salário e condição de trabalho.