sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Resposta

Por Munic Branco

Vou passar para vocês,a resposta de um e-mail enviado para o Prefeito respondido por sua esposa Maria Antônia que é coordenadora da câmana de monitoramento e gestão e do programa bairro escola,ela esteve com a gente na primeira reunião na Semus,representando o prefeito,deu várias explicações técnicas da demora na nomeação,porém não se comprometeu também com uma data uma previsão,vejam o e-mail:

Munic,

Entendo a situação de vocês, mas não posso me comprometer a resolver a situação antes de fechar todas as interfaces necessárias. Estamos trabalhando neste sentido. A mudança das equipes de todas as Unidades de Saúde do município e a demora em consolidar as equipes com as quais os ACSs vão trabalhar acabaram por atrasar todos os outros procedimentos que havíamos planejado. Sinceramente, quero que vocês entendam que se chamamos é porque temos de fato o interesse em lota-los. No entanto, dadas as mudanças no sistema de saúde do município, acabamos tendo que adira a lotação dos novos ACSs até fechar as equipes principais. Queria pedir mais uma vez paciência e que confiem que estamos trabalhando de fato e duramente para resolver a questão com a máxima rapidez - é de interesse de vocês mas também de nosso interesse. Pressões externas não farão com que tenhamos mais vontade e mais emprenho em resolver uma questão porque a expansão da saúde da família já é a nossa prioridade na política de saúde. Sabemos que não haverá resultados na saúde sem uma ampla cobertura da atenção básica, em especial da saúde da família. Este é o modelo de saúde no qual acreditamos, esta é a política que estamos implantando em Nova Iguaçu, este é o legado que queremos deixar na cidade. No entanto, a re-lotação das equipes nas Unidades se mostrou mais complexa do que prevíamos. Além do perfil adequado, cada profissional precisa estar lotado em uma Unidade onde ele possa atuar bem, cumprir os horários, se integrar à comunidade. É um xadrez. Arrumamos uma peça e desarrumamos outra. Já estamos na fase final. Penso que não demorará muito. Mas não vou assumir agora uma data porque estamos de fato dependendo da concretização da freqüência dos profissionais nas unidades, sem o que não há equipes com as quais os ACSs trabalhem. Darei boas notícias em breve, tenho certeza.

Abraços,

Maria Antônia

Essa mensagem demostra mais uma vez a falta de organização e planejamento da administração e não somos nós que vamos pagar por isso.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Só Problemas

Por Munic Branco

Hoje o secretário entrou em contato para marcar uma reunião com a gente da comissão, porém foi desmarcado devido ao problema da chuva que ocorreu em tinguá,e a assessora dele ficou de marcar para semana que vem,pedi que o encontro fosse antes da reunião do dia 18, para que possamos passar para o pessoal alguma coisa. Mas acho que não teremos boas notícias, a saúde de nova Iguaçu está caótica, eles não tem médicos para implantar as equipes, e as que já existem também estão sem esses profissionais, nossa nomeação não é prioridade para a administração de Nova Iguaçu e fica cada vez mais longe de acontecer. Descobri também que alguns profissionais da saúde aqui em Nova Iguaçu que fizeram concurso em 2007 também, foram convocados, fizeram perícia e como nós aguardam há muito tempo a nomeação. O que demonstra que o descaso não é só com a gente e sim com a saúde, está clara a falta de respeito com aqueles que prestaram concurso público, e agora pagamos por uma total falta de organização. Mas não devemos deixar isso desanimar nossa luta, a prefeitura não tem pressa de resolver esses problemas, porque estão acomodados, estão colocando nossa nomeação de lado, e só nossa pressão e união para fazer isso mudar, dia 18 firmes e fortes para mostrar que estamos vivos e não somos palhaços.

Nada de Nomeações

Por Artur Siqueira

Mais um dia se foi,sem nomeações,sem notícias, sem nada,o que comprova o descaso e falta de compromisso com a gente,o documento já está aqui pronto na minha mão,e cabe a nós agora fazer com que ele seja assinado,todos devem estar cientes da importância do nosso encontro dia 18,por isso é importante mobilizar o maior número de pessoas possível,espalhem a notícia como estamos fazendo usando todo meio de comunicação possível, estamos trabalhando no anúncio do jornal,para alcançar mais pessoas,qualquer novidade ou notícia postaremos aqui,firmes e fortes para dia 18.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Está na hora de ter um documento

O secretário de saúde Dr.Marcos de Souza,em vários momentos e oportunidades garantiu com toda certeza para quem quizesse ouvir,que até o fim do ano todos os convocados seriam nomeados,porém já comprovamos que não podemos confiar no que ele diz,então eu essa semana elaborei um documento que se chama Termo de Compromisso com a ajuda de uma advogada,na qual o secretário de saúde se compromete a nomear todos os convocados até o dia 31/12/2009,como ele já garantiu muitas vezes que até o fim do ano todos seriam nomeados,vamos ver se ele se compromete oficialmente com o que diz. Poderemos assimc comprovar a veracidade das suas palvras,fazer ele assinar esse termo só cabe a nós,e vamos fazer isso acontecer temos força e pessoas suficientes para trazer esse documento assinado de qualquer jeito,chega de enrolação eu quero garantia,já que já demonstraram que não tem palavra. Todos juntos dia 18 é a hora de demonstrar força e poder.

A união faz a força dia 18/11 todos juntos

O secretário ainda não respondeu e parece que não vai responder,deve ter coisas mais importantes para fazer,chega não podemos mais ficar nessa situação,como se estivessémos pedindo esmola,como se não tivéssemos nenhum direito.Nós da comissão estamos nos esforçando bastante para ver a coisa progredir,a Michele deu a idéia, de colocar um anúncio,no jornal para chamar os restante dos concursados que não tiveram acesso a essas informações para lutar com agente,e assim reunir o maior número de pessoas possível,causando assim um maior efeito em uma provavél manifestação que tenhamos que fazer,já estamos elaborando o anúncio para publicar o mais rápido possível.Mais do que nunca precisamos de todos no dia 18 pois para mim é considerado o dia D,pois não temos tempo para ficar marcando reuniões que não dão em nada,vão preparados pois nesse dia podemos sair dali direto para uma manifestação e quem sabe só assim seremos respeitados.

Quarta reunião dia 18 que seja a última a definitiva

Desde a última reunião temos feito de tudo para buscar informações completas,para que no dia 18 a gente não saia como na última reunião,sem ter nada concreto sem saber de nada. Entrei em contato com o secretário de saúde semana passada e ele aceitou receber nós 5 da comissão nessa semana,mas só para variar o secretário não cumpriu a promessa e até agora não marcou nada,não responde aos e-mail e nem atende o telefone,o que demostra exatamente o que está acontecendo,ele não nós recebe porque não tem boas notícias para dar, sabe que vamos exigir um documento que ele certamente não quer se comprometer a assinar,porque não tem uma data prevista,pode ser daqui a um ano quem sabe,e não podemos deixar isso acontecer,ficar esperando por promessas que não são cumpridas,já passamos por perícia a 5 meses,vamos ter que esperar mais quanto para trabalhar,isso não existe,podem falar o que quiser,que não tem médico,não tem enfermeiro,não tem lugar pra colocar os a gentes,que o conselho não aprovou,não temos nada a ver com isso,se chamaram já tinham que ter tudo feito,a prefeitura não escuta nossos problemas,não somos nós que vamos entender os deles. Eles tem dinheiro o suficiente para fazer o que tem que ser feito rápido,não existe desculpa.Temos o direito,não precisamos ficar esperando se a gente não quiser vamos fazer as coisas acontecerem na política é assim que funciona.

Terceira reunião

Essa terceira reunião reuniu muito mais concursados foram mais de 45,o que demonstra que estamos ficando fortes,tivemos a confirmação de que o concurso foi prorrogado por mais 2 anos,porém não vimos a relação das 27 equipes,só 13 e que também ninguém entendeu direito,e nem sabe se isso é verdade,foi uma reunião que não trouxe muita resposta,só mais promessas e demora,houve também uma votação para escolher 5 representantes desses agentes concursados, que foram Artur, Rogério, Michele, Luciana e Eu,e foi marcada mais uma reunião para o dia 18/11 no sindicado dos metalúrgicos em Nova Iguaçu.Não ocorreram as nomeações como prometido,o que prova mais uma vez que o secretário não tem palavra por tanto não devemos acreditar em promessas pois já vimos que não são cumpridas

Segunda reunião

Inconformados com as notícias que tivemos sobre o conselho de saúde,decidimos nos reunir em frente a prefeitura no dia 29/10 as 11hs,o encontro foi marcado através do forúm do PCI,onde a galera convocada se reúne, chegando lá havia somente umas 15 pessoas,o pessoal do sindicato dos agentes de saúde de Nova Iguaçu,apareceu dizendo que tinham acabado de se encontrar com secretário, e que tinham informações novas,e estavam dispostos a ajudar a gente nessa briga,fomos então convidados a ir até o sindicato,e lá tivemos a informação que o conselho havia aprovado somente 27 equipes,e que essas começariam a ser nomeadas já na próxima semana a primeira semana de novembro,recebemos apoio do sindicado,que marcou uma nova reunião no sindicato dos metalúrgicos,para o dia 04/11, onde seria passada a relação das 27 equipes,para nós.

Primeira reunião

Em setembro eu consegui marcar através do prefeito uma reunião com o secretário de Saúde,na SEMUS,eu e mais um grupo de convocados fomos até lá para saber informações sobre a demora nas nomeações dos 320 convocados,porém não fomos recebidos pelo secretário de saúde Dr.Marcos de Souza, e sim pela Secretária adjunta de saúde básica Carla,o que ela nos apresentou foi um projeto de expansão do PSF divido por áreas,e nós deu a informação de que os novos agentes iriam ser locados também em CIEPS, e que alguns serian nomeados imediatamente,outros até 90 dias dependendo da condição da área,sendo assim os prazos eram 30,60 e 90 dias para todos serem nomeados.Passamos a informação para os colegas através do forúm do PCI,depois de algumas semanas descobrimos que nada era verdade e o conselho de saúde de Nova Iguaçu ainda tinha que aprovar a expansão do PSF.Em uma reunião do conselho saúde no Dom Walmor,onde estava presente o Secretário de saúde,ele afirmou na frente de vários convocados que estavam presentes naquele dia que até o fim do ano todos já estariam nomeados,e que se o conselho não aprovasse o projeto,ele iria recorrer ao estado.O que podemos comprovar até então é uma total falta de organização,como pode uma prefeitura convocar 512 concursados e não ter uma estrutura pronta para colocar esses profissionais para trabalhar afinal não eram obrigados a convocar ninguém agora,isso é muito estranho e é claro que não é só isso que está em jogo,não é o real motivo de não termos entrando ainda, mas não temos nada a ver com isso, se convocaram vão ter que nomear.

Notícia da convocação de 2009 no site da Prefeitura

Notícias
Agentes Comunitários

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria municipal de Saúde, convocou 512 agentes comunitários de saúde aprovados no concurso público de outubro de 2007. Os concursados irão se juntar aos 366 agentes, já em atuação na cidade, somando 878 profissionais. Com essas contratações, a prefeitura quer ampliar o atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) na cidade. A idéia é de que a cobertura do programa, atualmente em 20%, aumente para 50% até o fim deste ano no município e em 100% nos bairros de Miguel Couto, Jardim Nova Era, Cerâmica, Jardim Pernambuco e Vila de Cava.

O edital de convocação dos agentes comunitários de saúde foi publicado no dia 26 de maio no Diário Oficial do município. Os convocados já apresentaram os documentos e estão em processo de avaliação médica, pré-requisito para a contratação. A data da posse dos profissionais ainda não foi divulgada.

O trabalho do agente comunitário de saúde é desenvolvido na rotina das comunidades. Como ele reside na micro-área onde é lotado (uma das exigências da seleção pública), este profissional conhece de perto as necessidades da população, estabelecendo um elo entre as pessoas e os profissionais de saúde da unidade mais próxima.

A proximidade entre o agente e as famílias faz com que a nova gestão da Secretaria municipal de Saúde, em parceria com técnicos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) – da Fiocruz –, priorize o trabalho desses profissionais na promoção da saúde e na implementação de políticas públicas.


http://www.novaiguacu.rj.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=413&sid=20

Convocações

Vamos analizar tudo desde o início,o concuso foi feito em 2007,para preencher 1.373 vagas,em 2008 alguns aprovados já foram convocados,nomeados e estão trabalhando,só não sabemos quantos desses 1.373,foram chamados em 2008. O que sabemos ao certo é que no dia 26 de maio de 2009,foram convocados 512 agentes comunitários de saúde aprovados nesse concurso público de outubro de 2007. Os 512 convocados apresentaram documentos e fizeram perícia médica em julho,muitos tiveram problemas com a área,e foram eliminados do processo seletivo cabendo a esses somente recorrer a justiça. Sendo assim ficaram 320 aprovados na perícia e aptos a tomar posse no cargo.Estamos agora em novembro,quase 5 meses após a perícia médica ser feita e ainda não fomos nomeados,não tomamos posse no cargo,nem temos uma prtevisão para isso,ouvimos muitas coisas,muitas promessas,mas nada concreto e assim o tempo vai passando,muitos perderam seu emprego,pois nunca soubemos de uma demora tão grande para tomar posse após perícia médica. A situação demostra descaso,bagunça falta de organização e respeito,com a saúde de Nova Iguaçu,nossa situação dá uma amostra de como está nossa cidade,totalmente sem organização,e a nós cabe lutar pelo nosso emprego,travando uma luta que parce estar longe de acabar,mas como sabemos juntos somos mais fortes,e a nossa união vai fazer a diferença.