domingo, 3 de junho de 2012

A etapa do incentivo por enquanto está finalizada, nossa próxima jornada será a realização do 1º Seminário, onde teremos um canal aberto de debates e propostas relativas as nossas funções, qualidade de trabalho e expectativas. Mais uma vez daremos um passo importante na consolidação da nossa categoria dentro do município e mais ainda dentro do Estado, pois não conhecemos até hoje evento similar a esse que nós propomos, quer dizer,  de novo somos pioneiros na construção dessa história. Esperamos que o seminário seja realizado no final do mês de junho como já havíamos divulgado anteriormente.

A nossa Associação - AACS Baixada RJ está em fase final de legalização, o que nos tornará mais autônomos em relação a inúmeras questões que até hoje eramos impedidos pela falta de entidade que nos representasse de fato, a partir de então, poderemos firmar parcerias com instituições de saúde (plano de saúde), de assistência e lazer, além de podermos fazer parte de conselhos para acompanharmos de perto as propostas de políticas públicas em nosso município e não só como meros expectadores.

A AACS-Baixada foi criada na última assembléia dia 10 de Janeiro de 2012 e abrange todos os municípios da baixada fluminense, Nova Iguaçu hoje é exemplo de lutas e conquistas não só no Estado do Rio, como também no País inteiro, pois passamos por todas as etapas, ou seja,  da precarização do trabalho (cooperativa) para o cumprimento da   Lei 11.350 efetivando os ACS que exerciam suas funções até fevereiro de 2006, logo depois aconteceu o concurso, o que aumentou significativamente o número de ACS no município, que ainda é pouco, pois até onde sei ainda não cobrimos 50% do território, recebemos o valor integral da portaria de repasse do MS, o que não acontece na maioria dos municípios, bem ou mal conquistamos um plano de carreira (o teor não é o que desejávamos, mas já foi um avanço, a discussão na época foi feita pelo Sindsmuni) e vamos conquistar muito em breve a insalubridade. Já somos referência de conquistas, isso digo com total segurança. Na sequência, esperamos fundar a Federação Estadual dos ACS, já há discussões a nível de Estado onde outros municípios estão engajados nesta proposta, inclusive a AGACS (Associação de ACS de São Gonçalo) é uma grande parceira nesta nova empreitada, acreditamos que fortalecendo a categoria em cada município teremos um maior poder de criar fatos que favoreçam a todos, como por exemplo uma maior participação do governo do Estado no financiamento do nosso programa, trazendo melhorias para toda a categoria, por isso é importante a criação de outras associações em todo o Rio de Janeiro. Logo estaremos convidando a todos para a participação em uma audiência pública na Alerj com representantes do Estado para ampliarmos esta discussão. 

Se você conhece algum agente de saúde de outro município, divulguem nosso blog para que eles entrem em contato e possamos instruí-los de como se cria uma associação. Passaremos toda a nossa experiência nessa "coisa" de idas e vindas à cartórios, estatutos e atas.  dinhatony@yahoo.com.br

Abraços à todos!!

Dinha

Seminário que participamos no Rio sobre Política Nacional de Atenção Básica com o Prof.º Túlio Franco da UFF e  Programa de Financiamento da Atenção Básica com Dr. Rodrigo Oliveira - Sec. Executivo do COSEMS/RJ e o Dep. Estadual Robson Leite - Participação do Estado no PSF   

Essa é a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde da Baixada Fluminense 
PS.: Só faltou o Davidson