sexta-feira, 27 de julho de 2012

Não deixem de ler essa carta do nosso Coordenador!

Conteúdo do e-mail
Meninas,

se puderem publicar o arquivo anexo no blog, agradecerei. Gostaria de fazer isso por documento, mas tive medo de não chegar a tempo.
Quanto aos certificados, amanhã eu assinarei todos com a Roberta. Demorou um pouco, mais do que deveria, na gráfica e tivemos que escrever todos os nomes! Se puderem divulgar que na próxima semana começaremos o envio, agradecerei também.
As pessoas tem perguntado no blog sobre feriado, infelizmente não será possível. Estamos com grupos em curso introdutório, pessoas de férias, uma penca de feriados no próximo semestre e várias atividades e metas correndo. Logo, teríamos prejuízos na produção de saúde da população.
Mas, outras questões estão sendo estudadas! Em breve poderemos divulgar! rs (só para aguçar a curiosidade! rs)

E, obviamente, UM MEGA FELIZ DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE!

Ricardo


Carta aos Agentes Comunitários de Saúde


Prezados,

Gostaria de deseja-los um feliz “Dia do Agente Comunitário de Saúde”. Que estas próximas 24 horas sirvam de reflexões sobre de onde vieram e para onde pretendem ir com a profissão que abraçaram. Assim como em muitas outras categorias, são vários os motivos que levam uma pessoa a trabalhar neste campo. Existem os Agentes que elegeram esta profissão e aqueles que pretendem apenas passar por ela, almejando “coisas” diferentes. Mas, deixando de lado a temporalidade dos fatos, TODOS são Agentes.
Agentes estes que fazem a diferença na produção de saúde no nível da Atenção Primária e que servem como o principal elo de ligação entre a comunidade e o restante da equipe. Agentes estes que no passado eram apenas coadjuvantes no processo e que com o tempo tornaram-se protagonistas da história. Infelizmente nem todos participaram do Seminário, mas lá eu tive a oportunidade de discutir um pedaço de um grande quebra-cabeça que é o histórico de formação desta profissão. Também fiz menção que foi graças a esta categoria que o Brasil ocupou posição em um relatório da Organização Mundial da Saúde, quando se falava da APS.
Sou sabedor que muito ainda precisa ser feito no setor saúde e a luta por estas melhorias faz parte do meu cotidiano e tenho certeza de que no de vocês não seja diferente. Só que mesmo nas adversidades é importante lembrar o quanto vocês caminharam e conquistaram. Vocês foram os primeiros ACS a terem concurso público em todo o Estado do Rio de Janeiro. Foram também os pioneiros em alavancar um Seminário próprio e que terá regularidade anual. Foram os primeiros a terem uma Associação na Baixada Fluminense (desconheço se foram os primeiros do Estado, mas acredito que sim). Logo, parabenizo novamente os senhores pela luta sindical travada nestes últimos tempos.
Parabenizo também os resultados que alcançam a cada dia e que por vezes não são divulgados. Aqueles resultados que são de difícil mensuração, como quando conseguem captar aquele usuário que é resistente ao Sistema ou quando conseguem fazer orientações que ninguém mais conseguiria fazer. Para ilustrar estas conquistas darei dois exemplos que vivenciei com a minha primeira equipe de Saúde da Família, aqui mesmo em Nova Iguaçu.
O primeiro exemplo foi o início de um cadastramento de área, lá por volta de 2005, em uma região que era pouco saneada e em uma área que quando chovia fazia um verdadeiro mar de lamas. Lembro-me que tínhamos dificuldade em planejar a área de cobertura apenas pelo mapa. Além disso, muitos moradores tinham resistências relacionadas ao entendimento e a aceitação desta tal Estratégia Saúde da Família. Logo, fomos juntos de casa em casa, batendo a porta, cadastrando e explicando o porquê da nossa presença por lá. Voltando a unidade, encontramos um grupo vindo da Secretaria de Saúde que ao olhar a cena do enfermeiro e seus agentes cheios de lama nas pernas, perguntaram: “onde vocês estavam?”. Nada paga aqueles olhares e, principalmente, o acolhimento que tivemos da população a partir daquele momento. Não sei se meus eternos Agentes se lembrarão disso, agora que as ruas já estão asfaltadas. 
O outro exemplo se deu com um paciente que era completamente resistente ao seu tratamento. Ele tinha acabado de receber alta hospitalar com um quadro de tuberculose, diabetes e hipertensão descompensados e também de outras doenças que agora não me recordo. Após muitas tentativas de chama-lo para o tratamento na unidade, nós (eu, a médica da equipe e meus Agentes) fomos até a residência para uma visita domiciliar. Lá chegando, identificamos o motivo pelo qual ele não aderia ao tratamento. Ninguém na casa sabia ler e escrever, inviabilizando o reconhecimento dos medicamentos e horários que deveria fazer uso. Eis que uma das agentes do grupo, que tinha formação pedagógica, resolveu criar uma espécie de receita em forma de quadro. Ela se deu o trabalho de colar cada comprimido e desenhar figuras que a família pudesse fazer associação dos horários. Feito isso, realizou a supervisão diária do tratamento do senhor, levando-o a aderir o que havia sido prescrito.
São feitos como estes e tantas outras experiências exitosas que fortalecem e inspiram o dia-a-dia de nós agentes da saúde. Como diria o poeta, “todo artista tem de ir a onde o povo está!”. Isso é ser Agente. Continuem fazendo a diferença e promovendo mudanças na qualidade de vida da população.
Parabéns por este dia simbólico e que representa os outros 365 do ano!

Forte abraço.

Ricardo Mattos e equipe

Ps.: Desculpem-me se fui possessivo ao referir o grupo de trabalho como MEUS AGENTES, mas é que no fundo eles sempre serão!

DIA MUNICIPAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Tudo o que passamos até hoje, serviu para nos transformar numa categoria unida e de luta, coisa que é invejada por grande parte de outros servidores do nosso município, o que não nos faz melhores que ninguém, porém nos diferencia. Por consequência de tantas intercorrências em nosso caminho, foi preciso nos organizarmos, o que hoje para mim pessoalmente é um grande orgulho. A nossa Associação já está estudando propostas de plano de saúde e policlínicas, levaremos para apreciação em assembléia que acontecerá em breve. Sei que é preciso muita coisa para melhorar, mas tenham certeza que temos dado  o nosso melhor. Um grande beijo no coração de todos e muita paz !

Parabéns pelo nosso dia! (quem sabe ano que vem, não conseguimos ponto facultativo) 

Dinha