sexta-feira, 27 de julho de 2012

Não deixem de ler essa carta do nosso Coordenador!

Conteúdo do e-mail
Meninas,

se puderem publicar o arquivo anexo no blog, agradecerei. Gostaria de fazer isso por documento, mas tive medo de não chegar a tempo.
Quanto aos certificados, amanhã eu assinarei todos com a Roberta. Demorou um pouco, mais do que deveria, na gráfica e tivemos que escrever todos os nomes! Se puderem divulgar que na próxima semana começaremos o envio, agradecerei também.
As pessoas tem perguntado no blog sobre feriado, infelizmente não será possível. Estamos com grupos em curso introdutório, pessoas de férias, uma penca de feriados no próximo semestre e várias atividades e metas correndo. Logo, teríamos prejuízos na produção de saúde da população.
Mas, outras questões estão sendo estudadas! Em breve poderemos divulgar! rs (só para aguçar a curiosidade! rs)

E, obviamente, UM MEGA FELIZ DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE!

Ricardo


Carta aos Agentes Comunitários de Saúde


Prezados,

Gostaria de deseja-los um feliz “Dia do Agente Comunitário de Saúde”. Que estas próximas 24 horas sirvam de reflexões sobre de onde vieram e para onde pretendem ir com a profissão que abraçaram. Assim como em muitas outras categorias, são vários os motivos que levam uma pessoa a trabalhar neste campo. Existem os Agentes que elegeram esta profissão e aqueles que pretendem apenas passar por ela, almejando “coisas” diferentes. Mas, deixando de lado a temporalidade dos fatos, TODOS são Agentes.
Agentes estes que fazem a diferença na produção de saúde no nível da Atenção Primária e que servem como o principal elo de ligação entre a comunidade e o restante da equipe. Agentes estes que no passado eram apenas coadjuvantes no processo e que com o tempo tornaram-se protagonistas da história. Infelizmente nem todos participaram do Seminário, mas lá eu tive a oportunidade de discutir um pedaço de um grande quebra-cabeça que é o histórico de formação desta profissão. Também fiz menção que foi graças a esta categoria que o Brasil ocupou posição em um relatório da Organização Mundial da Saúde, quando se falava da APS.
Sou sabedor que muito ainda precisa ser feito no setor saúde e a luta por estas melhorias faz parte do meu cotidiano e tenho certeza de que no de vocês não seja diferente. Só que mesmo nas adversidades é importante lembrar o quanto vocês caminharam e conquistaram. Vocês foram os primeiros ACS a terem concurso público em todo o Estado do Rio de Janeiro. Foram também os pioneiros em alavancar um Seminário próprio e que terá regularidade anual. Foram os primeiros a terem uma Associação na Baixada Fluminense (desconheço se foram os primeiros do Estado, mas acredito que sim). Logo, parabenizo novamente os senhores pela luta sindical travada nestes últimos tempos.
Parabenizo também os resultados que alcançam a cada dia e que por vezes não são divulgados. Aqueles resultados que são de difícil mensuração, como quando conseguem captar aquele usuário que é resistente ao Sistema ou quando conseguem fazer orientações que ninguém mais conseguiria fazer. Para ilustrar estas conquistas darei dois exemplos que vivenciei com a minha primeira equipe de Saúde da Família, aqui mesmo em Nova Iguaçu.
O primeiro exemplo foi o início de um cadastramento de área, lá por volta de 2005, em uma região que era pouco saneada e em uma área que quando chovia fazia um verdadeiro mar de lamas. Lembro-me que tínhamos dificuldade em planejar a área de cobertura apenas pelo mapa. Além disso, muitos moradores tinham resistências relacionadas ao entendimento e a aceitação desta tal Estratégia Saúde da Família. Logo, fomos juntos de casa em casa, batendo a porta, cadastrando e explicando o porquê da nossa presença por lá. Voltando a unidade, encontramos um grupo vindo da Secretaria de Saúde que ao olhar a cena do enfermeiro e seus agentes cheios de lama nas pernas, perguntaram: “onde vocês estavam?”. Nada paga aqueles olhares e, principalmente, o acolhimento que tivemos da população a partir daquele momento. Não sei se meus eternos Agentes se lembrarão disso, agora que as ruas já estão asfaltadas. 
O outro exemplo se deu com um paciente que era completamente resistente ao seu tratamento. Ele tinha acabado de receber alta hospitalar com um quadro de tuberculose, diabetes e hipertensão descompensados e também de outras doenças que agora não me recordo. Após muitas tentativas de chama-lo para o tratamento na unidade, nós (eu, a médica da equipe e meus Agentes) fomos até a residência para uma visita domiciliar. Lá chegando, identificamos o motivo pelo qual ele não aderia ao tratamento. Ninguém na casa sabia ler e escrever, inviabilizando o reconhecimento dos medicamentos e horários que deveria fazer uso. Eis que uma das agentes do grupo, que tinha formação pedagógica, resolveu criar uma espécie de receita em forma de quadro. Ela se deu o trabalho de colar cada comprimido e desenhar figuras que a família pudesse fazer associação dos horários. Feito isso, realizou a supervisão diária do tratamento do senhor, levando-o a aderir o que havia sido prescrito.
São feitos como estes e tantas outras experiências exitosas que fortalecem e inspiram o dia-a-dia de nós agentes da saúde. Como diria o poeta, “todo artista tem de ir a onde o povo está!”. Isso é ser Agente. Continuem fazendo a diferença e promovendo mudanças na qualidade de vida da população.
Parabéns por este dia simbólico e que representa os outros 365 do ano!

Forte abraço.

Ricardo Mattos e equipe

Ps.: Desculpem-me se fui possessivo ao referir o grupo de trabalho como MEUS AGENTES, mas é que no fundo eles sempre serão!

42 comentários:

  1. LUIZ, estou repassando seu texto para o blog como vc me pediu. Mais uma vez, obrigada!

    RELATO DO SEMINÁRIO VALORIZANDO O CUIDADOR.
    Faz-se necessário fazer um pequeno relato do seminário para o conhecimento de todos, visto que não foi colocado no blog (não sei se foi feito Ata do encontro), mas de qualquer modo, ficam aqui minhas observações:
    1º - Nos encontros de iniciativa da Associação, a mesma transcrever em Ata.
    2º - Não depender que a convocação seja feita apenas pelos gestores (Pois a comunicação não chegou a todos)
    3º - Se possível haja uma fase preparatória, ou seja, uma conversação nas equipes para que os representantes dos mesmos apresentem nos encontros ou até mesmo já estejam sistematizadas as discussões para a apresentação aos gestores.
    Feito as observações, vamos ao relato:
    Após as apresentações e exposição do Sr Ricardo sobre a evolução histórica do Programa Saúde da Família e exposição do Ex-Secretário de Saúde de outro Município a respeito das dificuldades de financiamentos dos programas de Saúde foi aberto para perguntas e proposições dos presentes: Foram feitos elogios à iniciativa do Seminário bem como a abertura ao diálogo, a receptividade dos gestores e disposição para a implementação das ações e melhorias no campo da Saúde e Trabalho dos ACS, foi falado da importância da melhoria da comunicação entre os níveis hierárquicos, pois as informações chegam muitas das vezes distorcidas e vice-versa. Foi feita a proposta de se implantar nos municípios a coleta seletiva nos bairros, já que os ACS como representantes do ESTADO se faz presente nas residências e abrange quase todo o município e aproveitando o momento ocorrido do Rio + 20 divulgado amplamente na mídia e cuja ação de melhoraria do meio ambiente terá reflexos na saúde da população, nas finanças municipal, pois se evita pagar por algo que se pode reaproveitar, capta-se recursos do Estado específico para este programa e prolonga a vida útil do Aterro de Adrianópolis. Foi falado a respeito dos assédios dos coordenadores dos Postos de Saúde na indução de angariar ACS no apoio a candidatos eletivos bem como a dificuldade de relacionamento por conta da politicagem (quanto a este aspecto, foi feito uma colocação para que os ACS articulem-se junto a associações que atuam no bairro, igrejas e demais entidades existentes na localidade para funcionar como um micro - órgão fiscalizador dos postos de Saúde e assim influenciar na melhoria da relação de trabalho dos ACS com a Unidade Básica e mesmo melhorar o próprio atendimento e serviço dos Postos. É desumano! é degradante! é humilhante! o contribuinte ter que madrugar por atendimento e muitas das vezes nem ser atendido) Foi perguntado se os ACS não poderia ter atendimento pessoal prioritário no atendimento de Saúde nos postos e também se a Secretaria de Saúde não teria relacionamento com outras Secretarias para resolver problemas que dependem das mesmas (o caso especificado foi o diagnóstico de doenças cuja causa e o acúmulo de LIXO na rua de um bairro). Foi feita a colocação de os ACS terem um preparo específico para situações de inesperadas que podem acontecer ao estarem realizando VD aos idosos, exemplos: um ataque cardíaco, convulsão e outros.

    ResponderExcluir
  2. Parte II - Publicação do Luiz Carlos

    O Secretário de Saúde ressaltou a importância do atendimento ao idoso, também falou sobre a dificuldade nas relações com os políticos especificamente sobre a ingerência destes nas unidades de saúde quando extrapolam o papel fiscalizador do bom atendimento e serviço dos Postos. Por sua vez, o Sr Ricardo falou da implementação de um sistema para melhorar a comunicação reconhecendo a falha na própria convocação do Seminário a qual nem todos ficaram sabendo. Que os ACS devem ser respeitados conforme EDITAL e Estatuto dos Servidores Municipal (As atribuições dos ACS estão expressos nestes documentos, portanto, não há plantão dos ACS nos postos e sim VD nas residências) Está sendo estudada a compra de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) a serem distribuído aos ACS e disse que há um bom relacionamento com a Secretaria de EDUCAÇÃO, SEMASPEV, MEIO AMBIENTE e OUTRAS e que há setor dentro da Atenção Básica (Saúde e vigilância Sanitária) que poderia estar conversando sobre a Coleta Seletiva juntamente com o ACS Luiz Carlos (o qual se propôs a pensar e elaborar ações neste sentido criando uma articulação com outras Secretarias). Quanto ao atendimento prioritário de saúde aos ACS não poderia apenas privilegiar uma categoria específica, pois todos somos contribuintes e, incluído ele, usuários do SUS sem distinção.Também falou sobre o curso de capacitação dos novos agentes que está sendo realizado.Foi finalizado com a falação da mesa e da comissão e o propósito de estarem estudando e viabilizando as propostas e resolverem os problemas apresentados.

    Por fim, PARABÉNS AOS ACS DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇÚ pelo seu dia municipal.
    Apesar da incompreensão de alguns colegas nossos sobre o processo de luta (como foi, com se dá, como fizemos para encontrar os companheiros que foram aprovados o qual chamávamos para participar dos movimentos e reuniões e mesmo assim não compareciam, uns acham que foi conversando com os políticos que foram chamados, etc.), orgulho-me de ter feito parte desde o início e colocado minha experiência de luta para que todos os ACS fossem convocados e chegássemos onde estamos hoje. Ainda com dificuldade, mas estamos na medida do possível propiciando Saúde e prevenindo doenças junto à população.
    Um abç a todos.
    LUIZ CARLOS ACS MOQUETÁ

    ResponderExcluir
  3. lembro-me que quando fomos nomeados há quase tresm anos atrás o então secretario de saude que estava presente falou que os palm tops já estavão comprados eu pergunto a quem souber responder :alguem já viu esse equipamento? isso não configura peculato? digo o fato de comprar equipamento pros acs e usar em proveito próprio? Dinha ,eu tenho certeza que vc estava lá,pq falei contigo, vc lembra disso?ACS eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo desculpe demorar pra responder, mas eu estava completamente off line, lembro sim do dia em que o secretário Marcos Souza falou sobre esse palm, só não me recordo se ele disse que já havia comprado ou se estava em fase licitação. Vc consegue esclarecer essa minha dúvida? De qualquer forma, vou tentar saber, adoro esses questionamentos?

      Excluir
  4. é ano eleitoral...sabe é tempo da "boa vontade" dos nossos representantes, vamos verificar isssodos palmop ,pois se elesestão no depósito como foi dito, devem estar se degrdando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rs!
      Duda, é verdade sim...
      Mas isso já é antigooo...
      Tivemos até orientações, se não me engano, em 2008, de como usar o aparelho e nesta época qm falou foi o Dr Carlos Vasconcelos...
      Mas eu, particularmente, não quero nem saber de palm top...
      ... eu queria era um tablet!!! rsrsrsrss

      Excluir
  5. Dinha, eu que agradeço pela atenção e também por outro pedido feito a você e prontamente evidenciado neste seminário. Obrigado. Você sabe que pode contar comigo!!!
    Fiz o texto ontem mesmo e não tive tempo para revisar erros e se deixei de relatar mais alguma coisa. Mas aproveito o momento para reforçar o que foi dito pelo Sr Ricardo sobre o EDITAL e LEIS que muitos cansavam de perguntar no blog: “Os ACS são diretamente subordinados aos enfermeiros e não aos coordenadores das Unidades de Saúde e mesmo registrados numa unidade para efeito do CNES (Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde) devem trabalhar nas áreas para qual prestaram concurso.”.
    Esta colocação responde a duas questões vitais: Os Assédios dos coordenadores e problemas de áreas.
    Outra coisa se faz importante ressaltar: insistam, persistam para que ao menos os atendimentos nos postos sejam HUMANIZADOS (seja na abordagem, digo receptividade, na operalização, digo filas, é um absurdo existirem filas para certos atendimentos, bom seria que a Prefeita acabasse com as filas por Decreto, o que não é impossível e que tanto lhe renderia bônus, sem a preocupação da reação dos “DONOS” dos postos, pois estes teriam que adequar-se a nova realidade). A título de exemplo na UBS Alberto Sobral existia filas, agora é por agendamento e inclusive com cotas para os ACS, sendo a única exceção para consultas pediátrica, pois as crianças são umas caixinhas de surpresa.
    As conquistas só ocorrem com esforços (lutas) e principalmente com organização e planejamento.
    Um abç. aos colegas e companheiros,
    Luiz Carlos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada e parabéns,por sua postagem e pelo nosso dia,Luiz!
    Um grande abraço,
    Fatinha

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todos os ACS pelo dia municipal,comemorado ontem(27/07/2012)!
    E obrigada Ricardo,pelo carinho!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu troco o tablet pelo plano de saúde!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a) anônimo, o ideal não é trocar nada e sim somarmos. Sobre o tablet ainda não posso te falar nada, a idéia da Fernanda é perfeita, imaginem, ao invés de prancheta com inúmeros formulários um simples tablet. Uau, o futuro! Quanto ao plano de saúde posso te dizer que a Associação já está com algumas propostas, acontece que o processo burocrático é muito lento e infelizmente não temos o poder de resolver tudo no tempo que gostaríamos, porém em breve estaremos convocando uma assembléia já com as propostas para decidirmos em conjunto sobre o melhor plano. Infelizmente não posso te dar um prazo, mas tenha certeza que estamos nos empenhando ao máximo para que seja o mais breve possível.

      Excluir
  9. Fatinha, bom dia. Passei no curso de direito para Rural de NI, mas o horário é somente vespertino. Existe no estatuto de Nova iguaçu a garantia que eu possa estudar e efetuar meu trabalho à tarde?
    Preciso do meu emprego como ACS e não posso perder esta enorme oportunidade de cursar o ensino superior. Por favor, me ajude. Um abraço .Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de pergunta deve ser feita, em momento menos coletivo!!!!!

      Excluir
    2. Busque pelo bom senso, e pela melhor opção junto a sua enfª. Pelo estatuto você tem o direito de ser liberada nos dias de avaliações. A resposta que você procura é essa, porém num momento menos coletivo( mais particular) você pode expor melhor seu caso. Cada um é singular, bem como os anseios, e sua vontades por isso te aconselho a conversar, para obter uma melhor saida, acho que o blog não fará melhor que você mesma nessa situação. CONVERSE....

      Excluir
    3. Ao que entendo, a prefeitura libera sim para estudar pq já me informei sobre o assunto, pq iria precisar, mas o curso que faria de manha passou pra noite então não precisei. A lei diz que que teríamos que repor essas horas, mas como não há como, ficaria seu trabalho na parte da tarde mesmo e em todas campanhas de vacinação.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Super Importante, Leiam atenciosamente por favor.

    - Durante o churrasco, Ingrid caiu

    Queriam chamar uma ambulância mas ela insistiu que estava bem e só tropeçou por causa dos sapatos novos

    Ela estava um pouco pálida e tremia, deram lhe um prato com comida

    Ingrid passou o resto da noite bem disposta e alegre

    Mais tarde, o marido de Ingrid telefonou e deixou os outros saberem que a mulher foi internada no hospital

    Às 23 horas Ingrid faleceu

    Ela tinha tido um AVC durante o churrasco.

    Se os outros soubessem reconhecer os sintomas do AVC, Ingrid podia ainda estar viva

    Algumas pessoas não morrem logo, mas ficam durante muito tempo sujeitos a apoios e numa situação de desespero

    Só demora 1 minuto a ler o seguinte : Um neurologista disse que se ele consegue chegar ao pé de um individio que sofreu um AVC, ele pode eliminar as sequelas do mesmo

    O truque é diagnosticar e tratar a pessoa durante as primeiras 3 horas

    Como reconhecer um AVC?

    Há 4 passos que devem ser seguidos para reconhecer um AVC: Peça à pessoa para rir (ela não vai conseguir)

    Peça à pessoa para dizer uma frase simples (por exemplo: Hoje está um dia bonito)

    Peça à pessoa para levantar os dois braços (ela terá dificuldade)

    Peça à pessoa para mostrar a língua (se a língua estiver torta ou virar dum lado para o outro é um sintoma)

    Se a pessoa apresentar alguns destes sintomas, chame imediatamente o médico, descreva os sintomas ao telefone
    Um cardiologista disse, se for possivel divulgar estas dicas a um número elevado de pessoas, podemos ter a certeza, que alguma vida – eventualmente a nossa própria? – pode ser salva

    Mandamos todos os dias tantas coisas inúteis, também podemos encher as linhas com coisas importantes, não acham?

    Se também consideram importante, copiem para chegar ao maior número de pessoas possível!

    OBRIGADA!

    OBS: AQUI ESTÃO DOIS LINKS MARAVILHOSOS ESPECIFICANDO MAIS SOBRE O ASSUNTO.


    http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6


    http://saude.abril.com.br/edicoes/0308/medicina/derrame-como-reagir/pag-08.shtml

    ACS LUIZ

    ResponderExcluir
  11. Anônimo de 30/07/12-07:51, te pergunto, onde é o momento menos coletivo aqui no blog? O blog é para todos, inclusive VOCÊ. Se tenho dúvidas, tenho que perguntar as pessoas esclarecidas.OK?

    ResponderExcluir
  12. BO NOITE, SE ALGUÉM PUDER ME RESPONDER,DESDE JÁ AGRADEÇO.
    Passei no curso de direito para Rural de NI, mas o horário é somente vespertino. Existe no estatuto de Nova iguaçu a garantia que eu possa estudar e efetuar meu trabalho à tarde?
    Preciso do meu emprego como ACS e não posso perder esta enorme oportunidade de cursar o ensino superior. Por favor, me ajude. Um abraço .Maria

    ResponderExcluir
  13. Eu posso responder à sua pergunta: Sim, vc pode entrar com um "requerimento" para diminuição da Carga Horária, se provar que está estudando de fato. Portanto, vc deve se encaminhar ao RH (SEMAD, ao lado do Cemitério) com um documento originado da Rural (no seu caso), comprovando que vc estuda em determinado horário. Vc assinará um termo se comprometendo a não deixar seu trabalho prejudicado, bem como se prontificando a trabalhar em horários alternativos para repor tais horários, se assim for preciso, para o caso de área descoberta, etc.
    Espero ter ajudado...
    (Havia respondido ao comentário errado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, muito obrigada pela compreenção e por me tirar dúvidas. Farei o que você me aconselhou.
      É por este e outros motivos que mantenho o contato com nosso blog, afinal, nunca deixaram de me responder. Agradeço de coração o carinho e atenção de vocês.Abraços. Maria

      Excluir
  14. É exatamente o que o Daniel respondeu, e esse espaço aqui é para dividirmos e compartilharmos as informações. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. URGENTE


    Olá comissão,
    Preciso de uma declaração do chefe imediato ou gestor do nosso cargo para fazer um curso na Fio Cruz de especialização na área da saúde, que possa autorizar o meu comparecimento de no mínimo 6 horas semanais. Quem seria a pessoa indicada para assinar esse documento? Tenho o prazo somente de 15 dias.
    Desde já agradeço a colaboração.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber seu nome, onde está lotado, como entrar em contato com vc? Só então poderei te dizer a quem recorrer. meu e-mail dinhatony@yahoo.com.br
      tel.: 9631-4229 vivo
      7463-4020 claro

      Espero poder ser útil.
      Braços
      Dinha

      Excluir
    2. Já te mandei um email.Obrigada.
      Celiane, Pac Jardim Palmares.

      Excluir
  16. Pessoal alguém sabe me informar o que aconteceu com nosso pagamento?

    ResponderExcluir
  17. A Equipe de PACS Centro 1 desde o mês de julho realiza um projeto com várias atividades de educação em saúde e prevenção de doenças dentro da Unidade do Degase – Criaad, que fica na Rua Venezuela – próximo ao INSS, a primeira atividade foi a vacinação de todos os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na instituição. No dia 30, foi realizada a primeira palestra, o agente de saúde Vitor Martins, também professor e biólogo falou sobre higiene pessoal com os internos, orientando sobre saúde bucal, higiene corporal falando sobre o cuidado com a higiene íntima, tema de extrema relevância para os adolescentes, os conscientizando de todos os riscos que podem ocorrer pela falta de cuidados. A próxima palestra acontecerá na última segunda-feira do mês de agosto e será sobre o Tabagismo, onde contaremos com a presença do Coordenador do Programa da Secretaria Municipal de Saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, Dinha! Estarei voltando das férias semana que vem e vamos botar pra bombar!

      Excluir
  18. Respostas
    1. O meu não, liguei para o Banco do Brasil e me informaram que meu nº ainda não consta como pasep, liguei para a Caixa e me mandaram procurar o ministerio do trabalho! Como assim? Tomei posse em novembro de 2011... Mais alguém q entrou no ano passado está com esse problema? Comissão, ajuda aí mais uma vez... Dinhaaaaa socoorroooo...

      Excluir
    2. no meu posto nenhum acs que entrou ano passado recebeu pasep. e agora, como faremos?


      PELO AMOR DE DEUS, GENTE, ESTAVA CONTANDO C/ ESSE DINHEIRO.

      Excluir
  19. Todo servidor tem direito imediato ao PASEP, ou segue a mesma regrinha do PIS?

    ResponderExcluir
  20. eu sempre recebi o pis, entrei em novembro, estava dependendo desse dinheiro e nada.

    o que eu faço, gente?

    ResponderExcluir
  21. Quem tem direito ao abono salarial e ao saque do pis - pasep 2011/2012 são:

    - Os trabalhadores que já estão com vínculo a mais de 5 anos no Pis e no Pasep;

    - Tenha Trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior ao de Recebimento;

    - Ter recebido menos que 2 Salários mínimos Federais do período;

    - Não ser Contribuinte Individual;

    - Não ser Trabalhador vinculado a CEI (Rural e Doméstica)

    Dúvidas poderão ser tiradas na Caixa Economica Federal de sua cidade, compareça a agência com seus documentos pessoais, Carteira de Trabalho e Cartão Cidadão e solicite uma consulta, é rápido e você já fica sabendo se tem direito oa PIS.

    O PASEP para funcionários públicos deve ser consultado no Banco do Brasil;

    ResponderExcluir
  22. Dinha, todas essas coisas que vc postou a maioria sabe, a questão é que ninguém que entrou em novembro do ano passado e preenche todos os requisitos citados por vc, recebeu.
    Só pode ter sido algum erro da prefeitura, já que aqui é pago em folha. De nada vai adiantar ir ao BB antes de sabermos da prefeitura o que houve. Vcs não são o nosso elo de ligação c/ eles? Por favor nos ajude o mais breve possível, pois já estamos começando a imaginar que isso vai virar mais uma novela igual ao incentivo.
    Eu, por exemplo, tenho o PIS desde 1987, entrei em novembro do ano passado, NÃO TENHO OUTRA RENDA e não recebi.
    Espero ter sido clara, pois confesso a vc que estou muito nervosa c/ essa situação e conto DESESPERADAMENTE c/ a sua ajuda.
    Sei que, como na época do incentivo, vão aparecer pessoas querendo me criticar dizendo que eu conto c/ o ovo no ... da galinha, que gasto mais do que posso e coisas do tipo, mas, poxa, o PASEP é direito de TODO trabalhador e eu estava mesmo contando muito c/ ele.
    Desde já deixo meus agradecimentos e reitero que CONTO DESESPERADAMENTE c/ a ajuda de vcs pra nos ajudar a esclarecer de forma satisfatória o que está havendo e não somente postando as regras que, pelo menos na minha unidade, todos que estão na minha situação já sabem.

    ELIANE

    ResponderExcluir
  23. Concordo em numero e grau com a ELIANE,idem ao problema dela!!!!

    ResponderExcluir
  24. Pessoal o Pasep tem a tabela de pagamento de acordo com o final do nº do Pis, o meu termina com 9 a data prevista para setembro, acho que por isso não recebi agora. pois já tenho 5 anos de Pis

    ResponderExcluir
  25. Acredito que pode ter ocorrido de vc, "pode", ainda não ter sido escrita no pasep e irá receber como pis, com o calendário do pis para todos no BB, se procurar aqui nos comentários do ano passado verá que isto já aconteceu e que existe esta possibilidade. Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir
  26. ola, pessoal estou muito decepcionada por está acontecendo perseguições na minha unidade, a secretária já foi lá e nada foi resolvido,continua fazendo politica dentro do posto,e prejudicando a comunidade e a nossa categoria ,escolhe quem vai dar folga a quem vai dar ferias,trancou a farmácia só da medicação a quem quer,não podemos mais ajudar nossos cadastrados,capacitações só para quem eles quer já não estamos aguentando mais só queremos trabalhar em paz,é piadas e tantas coisas que não estamos aguentado,até a comunidade só pode usufruir de seu direito se colocar placa do candidato ,eu ainda acredito na justiça dos homens e ainda mais na de deus,RICARDO CONFIO NO SEU TRABALHO ESPERO MELHORA POIS ESTAMOS LIDANDO COM VIDAS.

    ResponderExcluir
  27. boa tarde, gostaria de publicar um desabafo,pois tenho um cadastrado com tuberculose e sempre eu e minha enfermeira estava ali tentando ajuda-lo,mas sem muitos recursos.Ele fez um exame, e o mesmo demorou 6 meses para nos entregar, e a gente correndo atras de passagem para ele , cesta básica e uma internação que foi muito dificil,pois ninguem da saude nos deram ideia e depois de muita luta conseguimos o que tinhamos prometido a ele que era o cartão de passagem e mais a internaçao ja era tarde. eu e minha enfermeira fomos hoje na casa dele dar esta noticia e chegando lá ela viu que ele nao estava bem ,pois a pressáo estava 6 por 3 , ela tentou arrumar carro da samur ou ambulância e nada e acabou ele conversando com ela e esfalecendo praticamente em seus braços.Estou muito indignada com a saúde por mim nenhum politico ganharia mais nada so prisão.
    trabalhando hoje na minha área pude observar a revolta dos meus cadastrados,pois a menina responsavel pelos tub estava de carro e pedi a ela para levar o rapaz pro hospital e ela disse que aquele carro era particular, que não poderia pelo que eu entendi e as pessoas proximas que houve omissão de socorro,pois quando chegamos la o rapaz ainda estava vivo e se estivessem levado logo pro hospital assim que verificaram a pressão dele ele nao teria sido levado a obito.esta e uma carta de desabafo

    ResponderExcluir
  28. Todo servidor tem direito imediato ao PASEP?

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.