quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Carta aos Candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu 2012

Segue abaixo texto da carta que a Associação - AACS confeccionou para ser entregue a todos os candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu, para que os mesmos saibam de todos os nossos pleitos. Durante a próxima semana estaremos protocolando com cada um. Saibam que a preocupação de vocês, também são nossas e que em momento algum esquecemos de tudo o que conquistamos e que ainda precisamos conquistar para o melhor funcionamento e valorização da nossa categoria. Ainda temos muito trabalho pela frente! 


Carta aos Candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu 2012


Nova Iguaçu, em XX de Setembro  de 2012

Exmo(a). Senhor(a)
Candidato(a) à Prefeitura de Nova Iguaçu

Prezado(a) Senhor(a)
 Os Agentes Comunitários de Saúde, aqui representados pela AACS Baixada – Associação dos Agentes Comunitários de Saúde da Baixada Fluminense, querem colaborar com seu plano de governo, apontando necessidades urgentes de nossa categoria. Estamos falando de um número de 752 ACS, que trabalham de sol a sol para garantir o funcionamento do Programa Saúde da Família, que serve de modelo e tema de estudo para vários países como Bolívia, que foi auxiliada pelo Brasil para implantação do programa.
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. Para realizar esse acompanhamento cada ACS realiza diariamente suas visitas domiciliares, sendo responsável por cerca de 750 pessoas ou em média 150 famílias. Estamos frequentemente em contato com pessoas portadoras de doenças como hanseníase, tuberculose, hepatite, escabiose, entre outras e nos expomos a esses agentes biológicos no dia a dia da nossa função, além dos riscos da exposição aos raios solares, pois nosso trabalho é na rua. Através de ações e das visitas na casa dos cadastrados, realizamos ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e identificação dos agravos mais frequentes que acometem a saúde da comunidade. Esses são alguns dos fatores que demonstram a vulnerabilidade da nossa categoria
As condições de trabalho do profissional supracitado sugerem medidas providenciais do órgão público competente. Portanto, vimos através deste documento solicitar e enumerar alguns pontos considerados de extrema relevância para a garantia e continuidade do bom andamento do Programa de Saúde da Família no município de Nova Iguaçu, são eles:

  - Melhores condições de trabalho (EPI’s)
  - Insalubridade (Regulamentação)
  - Despolitização dos Postos de Saúde
  - Concurso público para: Enfermeiros 40h e Técnico de enfermagem
- Recebimento do repasse do incentivo adicional feito pelo Ministério da Saúde ao final de   cada ano, através da portaria que institui o repasse de custeio.
- Incorporação da parcela complementar DEC. 9022 de R$ 100,00
- Plano de Carreira para a Saúde


A elaboração desta carta justifica a credibilidade que a AACS tem em relação as pessoas públicas que representam os interesses do município e dos profissionais que prestam serviço a essa mesma cidade.

Atenciosamente, AACS.


Diretoria Colegiada da AACS