quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Carta aos Candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu 2012

Segue abaixo texto da carta que a Associação - AACS confeccionou para ser entregue a todos os candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu, para que os mesmos saibam de todos os nossos pleitos. Durante a próxima semana estaremos protocolando com cada um. Saibam que a preocupação de vocês, também são nossas e que em momento algum esquecemos de tudo o que conquistamos e que ainda precisamos conquistar para o melhor funcionamento e valorização da nossa categoria. Ainda temos muito trabalho pela frente! 


Carta aos Candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu 2012


Nova Iguaçu, em XX de Setembro  de 2012

Exmo(a). Senhor(a)
Candidato(a) à Prefeitura de Nova Iguaçu

Prezado(a) Senhor(a)
 Os Agentes Comunitários de Saúde, aqui representados pela AACS Baixada – Associação dos Agentes Comunitários de Saúde da Baixada Fluminense, querem colaborar com seu plano de governo, apontando necessidades urgentes de nossa categoria. Estamos falando de um número de 752 ACS, que trabalham de sol a sol para garantir o funcionamento do Programa Saúde da Família, que serve de modelo e tema de estudo para vários países como Bolívia, que foi auxiliada pelo Brasil para implantação do programa.
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. Para realizar esse acompanhamento cada ACS realiza diariamente suas visitas domiciliares, sendo responsável por cerca de 750 pessoas ou em média 150 famílias. Estamos frequentemente em contato com pessoas portadoras de doenças como hanseníase, tuberculose, hepatite, escabiose, entre outras e nos expomos a esses agentes biológicos no dia a dia da nossa função, além dos riscos da exposição aos raios solares, pois nosso trabalho é na rua. Através de ações e das visitas na casa dos cadastrados, realizamos ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e identificação dos agravos mais frequentes que acometem a saúde da comunidade. Esses são alguns dos fatores que demonstram a vulnerabilidade da nossa categoria
As condições de trabalho do profissional supracitado sugerem medidas providenciais do órgão público competente. Portanto, vimos através deste documento solicitar e enumerar alguns pontos considerados de extrema relevância para a garantia e continuidade do bom andamento do Programa de Saúde da Família no município de Nova Iguaçu, são eles:

  - Melhores condições de trabalho (EPI’s)
  - Insalubridade (Regulamentação)
  - Despolitização dos Postos de Saúde
  - Concurso público para: Enfermeiros 40h e Técnico de enfermagem
- Recebimento do repasse do incentivo adicional feito pelo Ministério da Saúde ao final de   cada ano, através da portaria que institui o repasse de custeio.
- Incorporação da parcela complementar DEC. 9022 de R$ 100,00
- Plano de Carreira para a Saúde


A elaboração desta carta justifica a credibilidade que a AACS tem em relação as pessoas públicas que representam os interesses do município e dos profissionais que prestam serviço a essa mesma cidade.

Atenciosamente, AACS.


Diretoria Colegiada da AACS

52 comentários:

  1. sinceramente,acho boa a iniciativa ,porém,precisa melhorar em alguns pontos, vide numeros de famílias que cada acs atende, 150 famílias ou 750 pessoas é o que diz a lei e não "em média 150 famílias" como citado, isso abre margem para que o acs passe a ter mais famílias que a lei permite.

    devia valorizar mais a introdução:

    Desempenho

    - Modelo de Atenção à Saúde do Brasil é referência internacional.
    - Estratégia Saúde da Família como desenhada no caso Brasileiro é destaque e modelo para outros países.
    - Atenção Básica em Saúde é a pauta política dos gestores públicos.
    - A estratégia Saúde da Família está consolidada nos municípios brasileiros.
    - Estudos acadêmicos em curso demonstram que a Saúde da Família no período de 1992 a 2002 apresenta indicadores animadores como a redução da mortalidade infantil.
    - Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo e Universidade de Nova York, demonstra que a cada 10% de aumento de cobertura o índice de mortalidade infantil cai em 4,6%.
    - Aumento da satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido resultado das mudanças das práticas das equipes de saúde. fonte: dab

    o texto ficou um pouco apelativo e um pouco confuso,pode trabalhar para que fique mais formal e que demonstre mais domínio do assunto abordado,conferindo assim mais credibilidade a carta.

    não ignore, isso é uma crítica construtiva que visa melhorar o bom trabalho feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com os argumentos acima...e ainda acho que simplesmente uma cartaou algo que o valha, é pouco, deveriamos ,sim ,fazer um protesto em frente a prefeitura.MANIFESTAÇÃO A HORA É AGORA...

      Excluir
    2. De acordo com a portaria 2488 de outubro de 2011, o ACS deve acompanhar 750 pessoas, portanto o número de famílias nessa caso pouco importa, pois se vc não alcançar 750 pessoas com cadastro de 150 famílias, vc terá q continuar cadastrando até chegar ao número de 750.

      Desculpe, mas não acho que seu comentário acrescente alguma coisa na carta, parabéns a comissão pela iniciativa.

      Excluir
    3. pela lei são 150 familias ou 750 pessoas

      Excluir
    4. pois,então,vc não entendeu, sabe o que signifiva "ou"? ou isso ou aquilo...150 família ou 750 pessoas, dividindo 750 por 150 dá 5 pessoas por família, 150 é o limite de famílias e 750 é o máximo de pessoas.

      um acs pode ter 125 famílias com 6 pessoas e não cadastrar mais por já ter as 750 pessoas.

      ou ter 150 famílias com 4 pessoas e não cadastrar mais,ele não tem 750 pessoas,apenas,600 pessoas,mas,já atingiu 150 famílias.

      divida 150 por 20, dá entre 7/8 visitas diárias, fora isso o acs ainda tem,dia de reunião,eventos e feriados, o acs tem que fazer no mínimo 1 visita obrigatória nos mês a cada família da sua micro área.

      um acs trabalha 8 horas diárias menos uma hora de almoço, ele tem 7 horas pra visitar 8 famílias com duração de 50 min.( tem visitas que duram 1 hora ou mais) não vou nem contabilizar o tempo gasto caminhando de uma residencia a outra...

      de acordo com seu raciocínio um acs teria até 300 famílias o que elevaria o número de vds,o que resultaria em famílias que não seriam visitadas no mês,para cumprir as visitas teria que "rebolar" fazer visitas as pressas,sem qualidade,numa visita vc tem que saber da saúde de todos membros da família,ouvir,além de orientar e fazer anotações, por isso o ministério da saúde criou esse limite de 150 famílias para que as visitas tenham qualidade, isso foi pensado e não foi eu quem criou isso,mas pessoas capacitadas,temos que saber mais da nossa profissão,saber interpretar as leis que nos regem,conhece-las...pra não sermos manipulados,senão, más interpretações podem nos levar a ter um dia a dia de trabalho mais penoso que já é.

      desde que comecei nisso não me canso de saber tudo sobre meu trabalho,assim, ninguém me engana,pois sei dos meus direitos.

      eu coloquei minha opinião com conhecimento de causa,de maneira alguma com intenção de atrapalhar a comissão e sim ajudar, se esse é um documento formal dirigido um futuro administrador da cidade , deve ser redigido formalmente e bem argumentado,não está ruim,mas ao meu ver,em algum momento percebe-se um apelo,um pedido, quando deveria apenas ser chamada atenção aos direitos da categoria que são negados, sitando as leis e as portarias

      Excluir
    5. Querido(a) vc é que ñ entendeu, vou repetir. Na portaria 2488 de outubro de 2011 não cita mais 0 número de 150 famílias, o preconizado agora é 750 pessoas, esqueça a quantidade de famílias, isso já acabou. Eu por exemplo tenho 237 famílias e 635 cadastrados. Desculpe,já que vc presa pelo termo formal quero deixar registrado que "citando" se escreve com "C" e não com "S" como vc colocou acima.

      Excluir
    6. tens razão,é realmente isso,mas eu não escrevo um documento aqui,apenas dou minha opinião,ela pode ser aceita ou não pela comissão,não tenho intenção nenhuma em atrapalhar a comissão e sim em contribuir,não sou dono da razão sou passível de erro,e não tenho vergonha de assumir meus erros,pois,aprendo com eles e não venho aqui pra reparar quem escreve certo ou errado.

      Excluir
  2. Tem que fazer agora! MANIFESTAÇÃO JÁ! Vamos ver o que eles tem para nos oferecer de melhorias e aí sim vamos para um lado.O que temos hoje não foi por que a Prefeita é boazinha não,foi nosso direito e ainda falta alguma coisa.Vamos nos reunir agora ou só em 2016 ACORDEM!!!!!

    ResponderExcluir
  3. PALAVRAS BONITA. E O INCENTIVO DE SETEMBRO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que incentivo de setembro? kkkkkkk

      Excluir
    2. Porque esta pergunta?
      Temos o direito ao incentivo que é pago no 3º trimestre do ano, ou seja, setembro. valor:R$871,00 referente à 2011.
      Será que ficou no esquecimento?
      É lei.

      Excluir
    3. Só para esclarecer... o repasse é feito do governo federal no mês de setembro para as prefeituras ouseja jamais iriamos receber esse mesmo mês! Provavelmente só daqui a dois ou três meses.

      Excluir
  4. manifestaçao e´o cacete,vcs sao loucos?algo assim iria demonstrar que estamos contra o governo e a favor da oposiçao,e pelo menos a minha equipe de acs (do parque ambai)esta do lado da SHEILA, e nao esquecemos que ate bem pouco tempo recebiamos uma miseria,nao que o que ganhamos seja uma maravilha,mas temos que ajudar quem nos ajudou.BORNIE REPRESENTA PARA OS SERVIDORES,ALGO EM TORNO DE 08(OITO)MESES DE SALARIOS ATRASADOS.MEU NOME E´EGUIBERTO IBIAPINO, TRABALHO NO AMBAI.QUEM NAO GOSTAR,PODE ME PROCURAR.BOTA A CARA.

    ResponderExcluir
  5. Olá Eguiberto gostei do que foi colocado por você ñ trabalho fazendo campanha para ninguém mais na minha família todos e ñ são pouco votaremos na SHEILA.Nilda

    ResponderExcluir
  6. amigo,Eguiberto, não precisa ser grosseiro aqui pra defender seu candidato,ninguém aqui falou em bornier, vc é que tipo ,violento? valente ou quê pra propor desafio?! não sabe respeitar a opinião dos outros nem se expressar pedi pra sair, somos funcionários públicos não temos rabo preso com ninguém, e quem decide meu voto sou eu, não voto só por que ganhei algo do candidato ou ganharei, se eu votar em alguém que só visando meu benefício,estarei sendo egoísta e mal instruído, esta candidata sua, falhou muito na administração dela,principalmente na educação onde devia ser melhor sendo professora,tente analisar de forma global e não em partes

    ResponderExcluir
  7. AMIGO ANONIMO,08 SET 09:29,DESCULPE SE NAO ME EXPRESSEI DE FORMA ADEQUADA, NAO PRETENDIA CAUSAR QUALQUER TIPO DE MAL ENTENDIDO ,NAO SOU DONO DA VERDADE,MAIS COMO INTEGRANTE DE UMA SOCIEDADE COMPOSTA POR HOMENS ORGANIZADOS,ME POSICIONO.QUALQUER TIPO DE MANIFESTAÇAO AGORA,EM MINHA OPINIAO,ESTA FORA DE COGITAÇAO. E COMO CIDADAO LIVRE QUE SOU,BOTO A "CARA", E REAFIRMO QUE VOTO NA SHEILA.SABE COMO E´NE´CAMARADA?CACHORRO MORDIDO POR COBRA, TEM MEDO DE LINGUIÇA,E, QUAL E´MESMO O SEU NOME?

    ResponderExcluir
  8. alguém da comissão pode esclarecer uma dúvida? acs é obrigado a vacinar cães e gatos mesmo sem receber treinamento?

    ResponderExcluir
  9. É exatamente o que penso...e acho ainda mais querem apoiar alguem não use de argumentos egoista para isso ou então guarde sua opnião pra vc!

    ResponderExcluir
  10. A quem possa interessar no governo do candidato Bornier que foi durante 8 anos, o pagamento ficava atrasado até por oito meses ele governa para os empresários,mais como aqui no blog tem um monte de ACS que pelo que dão a entender trabalham por amor né????????????????Acho que não estão preocupados com isso............Pelo que é falado nas pesquisas teremos longos 4 anos.

    ResponderExcluir
  11. " Quem votar no Bornier dará um tiro no próprio pé" - principalmente para os servidores.

    ResponderExcluir
  12. Quem viver verá....se foi ruim ou bom. A verdade é que eu não espero nada de nenhum deles. Abraços

    ResponderExcluir
  13. Também gostaria de lembrar ..... o quanto o governo Bornier perseguiu a quem queria apenas trabalhar (os camelos)..

    ResponderExcluir
  14. amigo,Eguiberto, não vou nem mais discutir isso, o voto é seu, sheila e lindberg são farinha do mesmo saco, e bornier,idem, é a velha oligarquia,vereadores candidatos a gestão, se não fizeram nada como vereadores muito menos farão como prefeitos, vereadores candidatos a reeleição,nenhum terão meu voto,votarei na renovação, e vou anular meu voto para prefeito.

    no plano de carreira,que não vale nada, isso com o tempo vc vai perceber,que só serviu para nos dar um aumento,mais no decorrer dos anos vamos sentir,pois vão enrolar pra dar aumento,pois já era ter dado um aumento no mes do dissídio,cadê? e ainda resolveu nos colocar numa categoria abaixo do ace,sabia disso? sob a alegação de que eles tiveram um curso introdutório e fazem capacitação, o mesmo que nós,mas quem viu isso?

    e além do mais,eu voto em quem cuida da cidade como um todo e não por que me trouxe um reles benefício...de que adianta um aumento,,se em minha cidade não há meio de transporte decente, se não há atendimentos adequados em postos de saúde e hospitais, se não há coleta de lixo regular e etc...?

    vou me manter como anônimo sabe por quê, é direito meu e estou com medo de ti...uuuui!

    ResponderExcluir
  15. Caramba agora esse blog tem horario politico!!!
    To ficando de saco cheio,e olha que EU não tenho ne, saco.
    Dá pra voltar ao assunto principal do blog:
    Insalubridade;
    Plano de saude;
    Aumento,e não esmola q não altera nossa margem;
    Incentivo;
    Oh Deus porque nos desamparastes!!!!
    Ah tmb não vou me identificar,tenho medo do IGUIBERTO!!!!

    ResponderExcluir
  16. é verdade sim, quero ver se o lixeiro passar todo o dia na sua casa, se o posto estiver tinindo e vc sem um centavo pra comprar bala. Para de hipocrisia e assume que pra nós n teve prefeita melhor que essa!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns ao amigo de ambai,qu7e nao se esconde pq acs n tem medo de se expor.

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo com tudo o que o colega acima postou. A prova do descaso e do abandono com a população esstá no fato dos acs não terem nada pra oferecer as famílias, tornando o trabalho ridículo e insuportável. Aqui nada funciona e isso não é segredo pra ninguém. Não temos sequer folhetos pra distribuir nas residências, e sabe o motivo? A prefeitura não cria nada, por isso nada tem pra informar. Muitos moradores conhecem as clínicos da famílias do Rio. Muitos até são usuários dela, porque tem parentes que moram no lá. E aqui??? Não temos nem projeto. Ninguém toca no assunto. O hospital da Posse é um matadouro, e todos que chegam na gestão prometem mudança, só discurso de palanque. Além disso, eu torno a dizer: "Quem escolhe o prefeito não é acs e sim a população, e esta está a muitos anos abandonada". Por isso votarei em branco. Abraços. Espero que postem o meu comentário.

    ResponderExcluir
  19. SERÁ QUE O SR EGUIBERTO JÁ PRECISOU SER INTERNADO NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL DA POSSE?????? FALA SÉRIO. ACORDA MEU IRMÃO............

    ResponderExcluir
  20. Eu quero Bornier bem LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOnge de Nova Iguaçu.

    ResponderExcluir
  21. Só queria lembrá-los que caso mude a gestão tipo Bornier seremos perseguidos pois o pessoal dele lê o blog.Prefeito é só por 4 anos e acredito que faltam para a maioria uns 20 anos de contribuição para nos aposentar ou seja faltam 5 mandatos,logo devemos parar de comprar briga de Sheila com Bornier e vamos lutar pelos nossos direitos até por que isso não vai nos levar a lugar algum.Poxa se a Prefeita é legal com nossa categoria,não precisa ficar declarando guerra a ninguém, é só votar e pronto.Agora me digam como agente fica se ela perder?com que cara vamos pedir aumento,condições de trabalho...
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só tem medo de perseguição quem tem o...preso,quem sabe dos seus deveres e seus direitos não se preocupa e nem voto errado com medo de perseguição.

      Excluir
  22. Pelo amor de Deus, gente!!!!!!!!!! Apenas salário em dia não é critério absoluto para votar. Não somos apenas servidores de Nova Iguaçu, mas antes disso somos CIDADÃOS IGUAÇUANOS. A nossa realidade é que a saúde da nossa população está uma vergonha. Vc pena pra marcar uma consulta para um cadastrado. Quantos estão morrendo sem ter atendimento digno de saúde! Vale ainda mencionar que os servidores do município governado por Dona Sheila sequer têem direito a um plano de saúde. Ai de minha família se não fosse o plano de saúde da empresa do meu marido!!!!!!!!!! E o cúmulo do absurdo é uma PROFESSORA não ter responsabilidade alguma para melhorar a educação dos nossos filhos. Para meus filhos serem tratados com dignidade, uso parte do nosso salário para pagar a escola dos meus filhos. Isso sem falar que o sonho da casa prória está bem longe de ser realizado!!!!!!!!PENSEM BEM AO ESCOLHER NOSSO PRÓXIMO PREFEITO.

    ResponderExcluir
  23. Egoístas! Não sabem reconhecer o quanto esse governo tem sido nosso parceiro.

    ResponderExcluir
  24. Tá tudo lindo, cartinha para candidatos, o povo discutindo voto, mas e aí? Como fica nossa insalubridade, nosso incentivo, o pccs, a incorporação da parcela ao nosso salário? Cadê a comissão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, amigo(a), o blog é para discutirmos assunto conveniente aos Acss, e a prioridade é o que você postou: Insalubridade, incentivo, pccs, a inclusão da parcela ao nosso piso salarial, incluindo também, plano de saúde, auxílio alimentação, ou cesta básica, material para trabalho e uniforme descente.
      Quanto aos candidatos, são cartas marcadas, indiscutível.

      Excluir
  25. Galera , Não da nem para acreditar que existam pessoas que acreditem nisso tudo . que vao ser perseguidas ou priveligiadas siceramente SALARIO em dia não é FAVOR e sim OBRIGAÇÃO . e por isso nao temo . pois sei que o administrador que atrasar o pagamento de servidores afronta a moralidade administrativa , logo a pena é Improbidade administrativa e afronta tb a lei de responsabilidade fiscal .
    Insalubridade , aux alimentação são direitos nossos e deveres da prefeitura então e só correr atras judicialmente que conseguiremos , mas estamos a espera da comissão decidir ( e estão sumidos)
    Então votem como quiserem não se preocupem com quem esta olhando .
    =
    Mas eu me preocupo com o Brabo Equiberto imagino a educação dele com os cadastrados ... E que pela ultima pesquisa a atual prefeita aparece em TERCEIRO lugar , Gente se alguem conhecer O brabo equiberto cuidem dele pois se a prefeita nao ganhar .... ele e capaz de surtar .. e se isso acontecer levem - lo para o hospital da posse

    ResponderExcluir
  26. Egoista é vc, que só pensa no próprio estômago. Será que vc tem filhos precisando de vaga na escola??? Se tem, provavelmente não usou as maternidades públicos aqui do município quando eles nasceram... Tem familiares diabéticos, hipertensos, cardiopatas ou com doenças crônicos? Se tem, te acho ainda pior, um morto de fome, metindo a besta.... Coitada da sua família, se é que vc tem alguma. Ou que se importa com ela. Hipócrita.... A Sheila, o Bornier ou sei lá mais quem, tá lixando pra população. Depois que tudo isso passar, eles se reunem dividem o bolo e partem pro abraço. E sabe que paga essa conta? A população. Mas pra vc, serve o básico....

    ResponderExcluir
  27. Tem gente vendendo o seu voto até por dentaduras e camisetas. Imagina se não vai votar por causa do salário em dia.... isso é a obrigação de qualquer gestor caro amigo desesperado. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Graças à Deus ainda existem dentro deste município pessoas corajosas e que não se deixa enganar por ninguém. Quanto aos covardes, lhe será reservado uma vaga no hospítal da Posse quando adoecerem, que certamente receberá o tratamento vip, com visitas domiciliares de médico e medicação. Mas caso eles surtem, também terá clínica psiquiatrica no município com o melhor tramento disponível para os doentes. Mas se for doença crônico, não se preocupem, o município é referência nacional. Também poderá contar com a melhor segurança público do país. Terá clínica de imagem (ultrasson, ressonância, tomografia e etc), com data e hora marcada, sem precisar dormir na fila e sem demora. Enfim...... desejo-lhes sorte.......

    ResponderExcluir
  29. Acho tão incoerente o que está acontecendo aqui no blog, tanto foi falado em não politizar esse meio de comunicação e o que vejo aqui são só pessoas particulares defendendo o seus interesses pessoais e esquecendo o propósito do blog. Que todos teem suas preferências políticas, nós já sabemos e democracia é isso mesmo, defender as opiniões de forma igual. Porem, não vamos esquecer que existem os bons e os maus gestores, vale a pena fazer uma pesquisa do histórico político dos candidatos, o que realmente fizeram pela nossa cidade, pelo funcionalismo público, se são ficha limpa ou suja, se respondem processos de improbidade administrativa, se são fiéis ao seu partido, daí vale uma comparação, após isso é só refletir sobre quem será melhor para o coletivo, e depositar seu voto na urna dia 07 de outubro.
    Fica a reflexão!!!

    ResponderExcluir
  30. Totalmente incoerente. E a incoerencia iniciou com a postagem da carta aos candidatos. Isso deveria ser feito na assembléia que temos pedido ha tanto tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês são engraçados, se a comissão não faz nada, dizem que as meninas estão vendidas, se fazem diz que são incoerentes. Eta povinho complicado. kkkkkkkkkkkkkkk Se vcs trabalhassem mais, teriam menos tempo de ficar fazendo fofoca no blog.

      Excluir
  31. A internet esta aí pra quem quiser ver. Busque quem é ficha limpa! O adversario responde inumerosssssss processos.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia!

    Quero tão somente,dizer que concordo com todos os que tem pedido que marquemos uma Assembléia e dizer que não tenho sido assídua ao blog por falta de internet!!!

    ResponderExcluir
  33. Ao amigo do dia 11/09 - 16:41.
    Parceiro em quê??? Não temos Posto de Saúde,pra marcar uma consulta médica temos que ficar implorando, não temos planos de saúde, ou seja, ninguém nos dá assistência nenhuma! Fico triste em saber que só o fato do salário estar na conta todo mês é o suficiente. Portanto quem é egoísta é você. Você se contenta com muito pouco!

    ResponderExcluir
  34. gente vamos marcar uma assembleia com urgência, pricipalmente pela insalubridades,pois o sol esta muito quente e ja teve amigos nosso que adquiriram pre-cancer na pele devido ao sol

    ResponderExcluir
  35. Aí galera, o que vocês acharam do nosso novo uniforme? Capa de chuva,Chapéu do chaves,tênis e blusa de manga + colete??? A única coisa que prestou foi o protetor solar!Fala sério ! Esse colete já é o ôh e já sofremos pra caramba ,imagine com os novos acessórios??? Abçs Anônima rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  36. Quero plano de saúde e insalubridade,e aí comissão quando vai ser marcada a nossa assembléia????????????

    ResponderExcluir
  37. O que seria um pré-Câncer de pele? Alguém poderia me informar? Agradecida!

    ResponderExcluir
  38. O que está acontendo? A comissão não posta mais nada!

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.