sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Resposta

Por Munic Branco

Vou passar para vocês,a resposta de um e-mail enviado para o Prefeito respondido por sua esposa Maria Antônia que é coordenadora da câmana de monitoramento e gestão e do programa bairro escola,ela esteve com a gente na primeira reunião na Semus,representando o prefeito,deu várias explicações técnicas da demora na nomeação,porém não se comprometeu também com uma data uma previsão,vejam o e-mail:

Munic,

Entendo a situação de vocês, mas não posso me comprometer a resolver a situação antes de fechar todas as interfaces necessárias. Estamos trabalhando neste sentido. A mudança das equipes de todas as Unidades de Saúde do município e a demora em consolidar as equipes com as quais os ACSs vão trabalhar acabaram por atrasar todos os outros procedimentos que havíamos planejado. Sinceramente, quero que vocês entendam que se chamamos é porque temos de fato o interesse em lota-los. No entanto, dadas as mudanças no sistema de saúde do município, acabamos tendo que adira a lotação dos novos ACSs até fechar as equipes principais. Queria pedir mais uma vez paciência e que confiem que estamos trabalhando de fato e duramente para resolver a questão com a máxima rapidez - é de interesse de vocês mas também de nosso interesse. Pressões externas não farão com que tenhamos mais vontade e mais emprenho em resolver uma questão porque a expansão da saúde da família já é a nossa prioridade na política de saúde. Sabemos que não haverá resultados na saúde sem uma ampla cobertura da atenção básica, em especial da saúde da família. Este é o modelo de saúde no qual acreditamos, esta é a política que estamos implantando em Nova Iguaçu, este é o legado que queremos deixar na cidade. No entanto, a re-lotação das equipes nas Unidades se mostrou mais complexa do que prevíamos. Além do perfil adequado, cada profissional precisa estar lotado em uma Unidade onde ele possa atuar bem, cumprir os horários, se integrar à comunidade. É um xadrez. Arrumamos uma peça e desarrumamos outra. Já estamos na fase final. Penso que não demorará muito. Mas não vou assumir agora uma data porque estamos de fato dependendo da concretização da freqüência dos profissionais nas unidades, sem o que não há equipes com as quais os ACSs trabalhem. Darei boas notícias em breve, tenho certeza.

Abraços,

Maria Antônia

Essa mensagem demostra mais uma vez a falta de organização e planejamento da administração e não somos nós que vamos pagar por isso.

3 comentários:

  1. Concerteza nós não podemos pagar pela falta de planejamento e desorganização da administração, se eles nos convocaram vão ter que se virar pra nos dar posse.´Pressão externa como ela se referiu no e-mail, vai funcionar sim porque no Brasil só assim que funciona! Vamos firmes e cada vez mais fortes para e reunião 18/11 e vamos ver no que vai dar.Até +

    ResponderExcluir
  2. Em xadrez o foco é o cheque ao rei(Prefeito)para tanto, é preciso estrategia (o que não pode ser colocado aqui), mover as peças certas dando mobilidade a estas e no tempo certo.Eles moveram algumas peças: a prorrogação do concurso e a lotação de alguns profissionais nas unidades básicas. Cabe a nós continuarmos movendo as nossas: o Apoio de Entidades, a mobilização dos Classificados ACS e ampliação do nosso movimento pois não é apenas as nossas nomeações que está em jogo, mas a saúde ou o modelo de saúde em NI. A respeito de algumas colocações,AMBOS não podemos esquecer que o rélogio está ao lado do tabuleiro e faz tic-tac.

    A SAÚDE TEM PRESSA.
    NOMEAÇÃO DOS ACS, JÁ!
    LUIZ

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar tudo com a gente dando sempre informações,blog super inteligente e feito no momento certo estavamos precisando de algo assim,estamos juntos e pode contar para o que precisar dia 18 todos juntos não vamos dar mole já esperamos demais manifestação pública já!!!!

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.