segunda-feira, 7 de junho de 2010

CARTA ABERTA DA CONACS

Pessoal, olhem o site da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários) http://www.conacs.com.br e leiam a Carta Aberta, são notícias de como andam a negociação em Brasília sobre o nosso piso salarial e o plano de carreira, o texto está bem interessante e esclarecedor. Pena que Brasília fica muito longe, porque tenho certeza que muitos de nós estaríamos lá reforçando a luta da CONACS. Enquanto isso... os trabalhos por aqui continuam e gostariamos de saber como estão as equipes, se já estão fazendo o cadastramento, se já, como está está sendo esse segundo contato com a população. Mandem comentários, a experiência de alguns pode ser muito importante para muitos, esperamos em breve termos oprtunidade de trocar essas idéias e experiências ao vivo.
Um grande beijo à todos e muita paz no coração!

10 comentários:

  1. Dinha nesse primeiro momento do censo,a população de modo geral está nós acolhendo bem,podemos constatar uma demanda muito grande na aréa da Saúde em N.I.Só não fomos acolidos pela nossa UBS.Nossa Enfermeira trabalha muito fazendo o censo junto com a equipe.Temos que revindicar nossas bicicletas,que será de grande ajuda para conclusão do nosso trabalho,temos que focar sempre a grande importância dos ACS,junto a comunidade que precisa muito de nós.Beijos a todos ACS.Adriana ( Nova Era).

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,alguém sabe me informar se teremos que buscar todos os meses o nosso contra-cheque na SEMAD? Ou eles nos enviarão via correio ou enfermeiro?

    ResponderExcluir
  3. Deu no Extra do dia 09/06


    9.6.2010| 13h24m.Secretária de Fazenda descarta possibilidade de aumento para a saúde
    O sonho de aumento salarial dos profissionais de saúde foi por água abaixo. Durante reunião da Lei de Diretrizes Orçamentárias na Câmara, a secretária municipal de Fazenda, Eduarda La Roque, disse ao vereador Paulo Pinheiro que “qualquer emenda sobre plano de cargos e salários será eliminada”.

    Em tempos de organizações sociais, a classe de servidores está cada vez mais achatada: os terceirizados já correspondem a 13% do total de funcionários da rede municipal de saúde. E, assim como seu pupilo Paes, o governador Sérgio Cabral também já descartou reajustes para priorizar a terceirização. Por conta disso, um protesto foi marcado para quinta-feira que vem em frente ao Palácio Guanabara.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal,alguém sabe me informar se teremos que buscar todos os meses o nosso contra-cheque na SEMAD? Ou eles nos enviarão via correio ou enfermeiro?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho sido muito bem recebida na minha área. Nasci em Nova Iguaçu e trabalho na rua em que eu moro e em algumas ruas vizinhas. Mas meus colegas tem encontrado certa dificuldade pq a comunidade acha que terão seus impostos aumentados ou não quer atendê-los por falta de identificação.


    Mas o que desanima,sinceramente,é a falta de suporte da prefeitura. Temos uma comunidade que necessita de atenção. E no entanto estamos de pés e mãos atados! Puxa vida,nem o cadastro lá na Atenção Básica começou...parece q nosso trabalho não é valorizado ( ou não é mesmo valorizado!)


    Tem horas que eu não vejo como esse programa pode dar certo. E se continuar assim não vai mesmo. Um coisa q começa errada,não pode dar certo.

    Outra coisa é não termos um local para nos reunirmos. Uma VERGONHA!



    Estou triste com essa situação. Prq eu gosria muito que as coisas dessem certo,q a comunidade ( e tão somente ela) fosse beneficiada.


    MS

    ResponderExcluir
  6. É amiga,partilho da mesma experiência que vc.



    Nosso trabalhado é complicado demais. As pessoas perguntam se terão algum tipo de assistência além da enfermeira e eu fico sem saber o que responder.

    Sabemos bem que o programa de ACS não funciona como deveria e ainda tem a secretaria que apesar de receber os recursos é mal administrada.


    Esse negócio de "mudar a mentalidade da comunidade" que acha que tudo só se resolve com médico fica difícil por falta de programas que efetivamente funcionem.A UBS que tem na minha área só funciona de fachada! Uma pessoa que necessita de uma consulta espera semanas ou procura em outra cidade. Levo porta na cara por causa do estado calamitoso em que se encontra a saúde em Nova Iguaçu.Ninguém acredita que possa funcionar,muito menos eu!


    É tudo inseguro,pois pode ser que um outro secretário entre e venha a demitir os enfermeiros novamente. Isto será um ciclo frustrante pra nós ACS e pra comunidade,principalmente.

    ResponderExcluir
  7. Tbm me sinto desanimada. Me tiraram da área que fiz o concurso e me jogaram para outra, bem distante da minha casa. Estou levando marmita. É tudo muito confuso. O descaso com o nosso trabalho continua.

    ResponderExcluir
  8. Estavamos começando a fazer o mapeamento quando tivemos que parar para fazer esse bolsa família.no meu grupo está uma bagunça....listagem de ruas que não são nossa, nossa enfermeira entregou na sua mão como nos dissesse se viram!os agentes estão desanimados,nossa enfermeira não tem pique, apesar de ser muito boazinha.DESANIMO TOTAL.........SALARIO BAIXO...Mas aí tem um grupo de puxa-sacos que diz:"voces sabiam que o salario era 500,00", mas as pessoas não entendem que era 500,00 há 3 anos 2007, e agora esse valor não dá pra nada , pelo o menos para quem tem família pra sustentar...somos obrigados a trabalhar as 40 hrs, subir e descer morros....enfim temos a certeza que esse salário não terá aumento, e a comunidade que batemos a porta, realmente nos cobra soluções na saúde.o que fazer?????Fala aí comissão???????

    ResponderExcluir
  9. Gente, não adianta ficar cobrando da comissão, eles atá tentam ajudar, mas são agentes como nós e tem limites como nós.
    Vamos orar e deixa Deus agir pq diz a Bíblia, maldito é o homem que confia no homem.
    Fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  10. Já estamos fazendo cadastro há 3 dias.Nossa comuidade tem sido bem receptiva,não mentimos ás famílias, dizemos que nos esforçaremos para facilitar suas vidas junto a saúde,isso é fato! Sou de certa forma um pouco sonhadora e faço um esforço para gerar esperança no coração de pessoas que na maioria das vezes nem precisam de médicos,a doênça ás vezes está na solidão, na alma! Sei lá!...Só sei que enquanto estou com elas dou injeção de ânimo e alegria.O futuro?...á Deus pertence!!!vivamos o hoje!

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.