domingo, 20 de junho de 2010

Percebi que muitas pessoas estão desanimadas com o trabalho, confesso que eu também estou, principalmente pelo valor do salário e mais ainda por saber que o município recebe um repasse de R$ 651,00 para o nosso pagamento e fica com parte, pois só nos repassa R$ 540,00, realmente é uma vergonha, é um descaso, é falta de respeito. Sem falar na condição de trabalho,por exemplo, na minha área a UBS só funciona de 8 a 12h, ainda temos ACS que estão sem local para reunião. Peço à todas as pessoas que estão com esses problemas, se não quiserem se identificar, pelo ao menos coloque a área em que trabalha, uma amiga postou que foi deslocada para outra área distante da que fez o concurso e que até precisa levar marmita, isso não pode acontecer, mas só poderemos ajudar se soubermos de quem se trata, se não quiser postar aqui mande um e-mail(dinhatony@yahoo.com.br; chele.nascimento@gmail.com; municbs@gmail.com; nilda.bitencourt@oi.com.br) ou para outras pessoas da comissão, pra gente poder conversar com as pessoas e tentar resolver esse caso. Não pensem que estamos descansados e satisfeitos com tudo que está acontecendo, infelizmente não temos o poder de resolver, pois certamente se tivéssemos seria tudo diferente, assim como nos unimos para a nossa nomeação, precisamos mais uma vez nos unirmos para buscar melhores condições de trabalho e salário. Gente, A LUTA ESTÁ SÓ COMEÇANDO, IMAGINEM QUANDO APROVAREM O NOSSO PISO EM BRASÍLIA O QUANTO TEREMOS QUE CORRER ATRÁS PARA SER IMPLANTADO AQUI, SE O REPASSE DE 651,00 JÁ É ESSA DIFICULDADE IMAGINEM R$ 1.020,00. Agora acabou o bolsa família, pudemos ver mais uma vez a importância que temos para a comunidade e a gestão teve uma grande oportunidade de constatar mais uma vez a utilidade que temos dentro do processo saúde do nosso município, a nossa comissão se reunirá na terça feira onde marcaremos uma data e local para todos nos encontrarmos em breve.

18 comentários:

  1. Gostaria sim de poder deixar minha insatisfação não somente quanto ao trabalho como um todo mas também sobre esse recadastramento: minha enfermeira nos deu uma listagem enorme com ruas que não eram de nossa area e nos disse: "pocurem suas ruas com a ajuda do google" achei isso simplesmente ridículo,pois deveriam nos entregar exatamente as ruas das respectivas areas.Outra coisa, saímos com aquele peso de balança nas mãos, andando muito e fazendo pouquissimos recadastramento, porque cada rua tinha no máximo duas casas naquela listagem.
    Eu já disse uma vez e torno a repetir: Nos convocaram sem saber o que estavam fazendo.Não tem trabalho para esse quantidade de ACS, os enfermeiros por mais boa vontade que tenham, não sabem o que fazer, só vivem em reunião e não trazem nada de concreto pra gente, os acs ,muitos, estão pedindo exoneração, alguns fazem um pouco de pressão com enfermeiros para não trabalharem as 40 hs, porque realmente não temos nem trabalho, nem organização para isso.nossa população pelo que convrrsei com alguns moradores são completamente carentes de saúde, não podemos prometer nada pra eles, um exemplo é de um senhor de 96 anos que mora no alto do morro, que me perguntou algum médico iria visitá-lo já que ele não consegue ir até o posto mais próximo da casa dele, fiquei muito triste em deixar esperanças para o pobre coidado, sabendo eu que nada irá beneficia-lo.Pois repito, nosso cargo é pura politicalha.
    Desculpe Dinha,gostaria de ter deixado aqui coisas boas, noticias sobre uma boa saúde da população, mas infelizmente temos que cair na real.Mesmo com esse nosso salário baixo, estamos contribuindo mais com despesas para o municipio do que com lucro.Pois o municipio tem que pagar esse montante a todos os ACS, e o reultado final para a população que precisa é somente de descaso . enfim esta é a minha insatisfação, é claro que eu gostaria de receber um salário melhor,mas ter egoisticamete, sem pensar no bem estar da população que é o nosso trabalho, não consigo continuar com essa farsa. (não quero me comparar a madre terezade calcutá) mais isso tudo pra mim é uma descaridade, uma falta de respeito com o próximo.
    Muitoobrigada pelo espaço,

    Ass. quem me conhece é fácil saber quem sou.

    ResponderExcluir
  2. Te entendo e acho que esse vai ser um processo trabalhoso de construção e reconstrução, mas por todas as pesquisas que fiz e que estão na internet, achei alguns estudos e teses com resultados práticos muito interessantes, se te interessar me manda um e-mail que eu te passo. Cada vez mais tenho a certeza de que juntos podemos ajudar a qualificar a saúde do nosso município,imagine mais 300 ACS informando a população sobre tuberculose, hanseníase, importância do pré-natal, importância da pesagem e vacina das crianças, higiene pessoal, diabetes e etc, sabemos que ainda nos tempos de hoje pessoas adoecem por pura falta de informação,vou te dar um exemplo, tenho uma experiência que vou relatar aqui, vai ser bem breve. Não sei se vc sabe mais faço tb peça teatral e uma delas é sobre prevenção da AIDS, um certo dia um rapaz me parou na rua, ele tinha assistido a peça no calçadão de N.I. e disse, que depois daquele dia nunca mais conseguiu transar sem camisinha. Pra mim a fala dele já valeu, quem sabe ele não seria um futuro HIV positivo. Esse é o nosso papel na vida real, vamos fazer o nosso trabalho bem e vamos cobrar pra que melhore. Não sinto a menor culpa pelo município estar pagando o meu salário, nós fizemos o concurso público e passamos, nada mais justo tomarmos posse e ainda tem mais amigos que passaram e estão ansiosos pela nomeação, o município recebe verba específica para nos pagar e para implantar todos os programas de saúde, estaria chateada sim, se eu recebesse o salário e não trabalhasse. Queria muito conversar com vc pessoalmente, acho que poderia acrescentar em muito as nossa discussões, me manda um e-mail, gosto da sua visão, temos que olhar por todos os ângulos e eu sempre sou muito positiva, preciso do contra-ponto. Desculpe,queria te conhecer pra saber quem vc é.
    beijinhos
    Dinha - centro I

    ResponderExcluir
  3. olha , sem duvida a secretaria não sabe o que fazer conosco pois tds já perceberam no dia a dia que o pacs não funciona .. niguem me tira da cabeça que só nos convocaram para acobertar algo ou por ter ações em cima

    ResponderExcluir
  4. Dinha , eu tb estou vendo muita miseria e já conseguimos aqui fazer algo efetivo , conseguimos um carro no posto de saúde e levamos um homem que mora no alto de um morro e estava necrosando . e já marcamos levar uma senhora com sequelas de um derrame .
    Mas só nestes casos conseguimos ser util de alguma forma , na minha area muitos não querem se cadastrar e nem abrir a porta , na rua nos confundem com " programa do leite " , " mata mosquito " e infelizmente com cabos eleitorais de um deputado . que pouco antes do nosso censo aqui .passaram perguntando td oq estamos perguntando para a ficha A .
    A enfermeira insiste neste cadastro do bolsa familia e em uma rua que não esta coberta ainda fomos confundidos com " fiscais do bolsa " e ouvimos : o fulano tem não tem mais direito e recebe e o meu vcs cancelaram .
    Eu acho dificil este programa ( pacs ) funcionar aqui , lá para a 3ª visita muitos não vão mais nos receber pois só teremos orientações para dar e as pessoas querem : Remedio e medico .
    Aqui tds estão desconfiados se a secretária não fizer uma divulgação deste programa tenho certeza que não vai funcionar .
    Se virar PSF melhora ou até mesmo resolve , enquanto isto não acontece vamos continuar inventando oq fazer ...
    pq sinceramente ir de casa em casa pedindo para as pessoas irem ao posto medir e pesar e depois ir atrás para saber pq não foram e depois disto td ir com uma balança na casa das pessoas , aqui pelo menos " nos queimou " pq em algumas ruas já ouvimos de longe " mãe o moço do bolsa familia corre "

    ResponderExcluir
  5. Agora tem maus uma,né?


    O SECRETÁRIO acha a quantidade de enfermeiros EXORBITANTE. Haja vista terem enfermeiros com apenas 2,3 ACS.

    Vamos combinar,né? Essa história do enfermeiro ter que revezar pra ficar cada em uma unidade é balela. Se o trabalho já é feito precariamente,numa necessidade como poderemos contar com eles?


    Eu tenho mantido meu trabalho em dia,claro. Mas confesso que muito me desanima/entristece a falta de apoio,uma boa locação e principalmente não saber explicar a comunidade o que é o meu trabalho.Aqui no meu bairro temos muitas necessidades e carecemos do mínimo no atendimento.

    ResponderExcluir
  6. PESSOAL,PELA 3a VEZ VOU PERGUNTAR,NÓS TEREMOS QUE IR A SEMAD TODOS OS MESES NOSSOS CONTRA-CHEQUE OU SERÃO NOS ENVIADOS?BJS

    ResponderExcluir
  7. Nós, do Bairro Botafogo, estamos completamente insatisfeitos com o trabalho. Semana passada terminamos com a pesagem do Bolsa família e agora nesta semana estamos voltando em todas as casas do Bairro para perguntar se as pessoas tem ou não o cadastro. É uma palhaçada com a gente...Fica colocando a gente para andar todo dia à toa sem necessidade...E o pior fazendo um trabalho que não é nosso! Só a misericórdia de Deus! Temos que fazer alguma coisa, pessoal! Isso não tá dando certo... Já pensou se as pessoas da comunidade perderem o benefício e acharem que nós temos alguma coisa a ver com isso??? Estamos ficando bem preocupados com isto, pois não conhecemos o coração e a mente das pessoas... Realmente é frustrante e assustador!
    Beijão no bochechão!!! Aline.

    ResponderExcluir
  8. Alguns POSTOS(ou todos!)estão nas mãos de alguns políticos--->realidade!

    SERÁ QUE TEREMOS QUE NOS RENDER A ELES PRA CONSEGUIR FAZER UM ALGO A MAIS?

    ResponderExcluir
  9. Cada vez mais entendo menos!!!!

    1º No dia do multirão na Vila Olimpica a informação que obtive foi que o Município já alcançou a meta desejada do Bolsa Família.
    2º A enfermeira do meu grupo me vez com uma conversa fiada de que precisamos buscar outros cadastros que ficaram faltando.
    3º Esse relatório semanal que não têm utilidade alguma. Eu até concordaria se no final de todo o processo, confeccionássemos um relatório fechando o processo.
    A única coisa que me leva a pensar sobre tantos papéis que a enfermeira pede é que ela quer juntar provas de que ela esta trabalhando; digo isso pois os enfermeiros continuam sem contrato assinado. Não sou contra que cada pessoa busque seus direitos, mas não estou nem um pouco afim de em um futuro próximo ter que testemunhar para uma pessoa que não se faz nem um pouco agradável.

    ResponderExcluir
  10. Voces sabem me dizem se o novo secretário vai continuar com os PACS?, fiquei sabendo ontem que será aberto um novo UPA em nova Iguaçu, ainda estamos na espera de novas convocações

    ResponderExcluir
  11. o que me deixa desanimada é que as enfermeiras estão exigindo muito sem fazerem quase nada; e recebendo 5 vezes mais que nós acs; visto que a minha disse que não vai subir morro e que subir morro é trabalho nosso o que voces acham disso?.

    ResponderExcluir
  12. Dinha, você não acha mais sensato trabalharmos meio expediente pelo salário que recebemos; será que não podemos lutar por essa jornada de trabalho de 4 horas? abração!

    ResponderExcluir
  13. Gente no edital está 40 horas semanal não temos como mudar isso. O que temos que batalhar na minha opinião é para um local de trabalho pois é uma vergonha estarmos de favor em uma igreja gastando agua energia, sendo que no local onde estou tem um posto onde a população precisa chegar 1:00 da manhã para conseguir número.

    ResponderExcluir
  14. Nossa carga horária é de 40 horas semanais.Minha área está toda cadastrada. O que a secretaria fez pelo meu trabalho? NADA!
    É isso mesmo,NADA!

    Mas como? Se eles não fazem a parte deles como podem exigir alguma coisa de nós?!


    Agora deveríamos entrar numa outra fase,a de acompanhamento dos Hipertensos,diabéticos...

    Acompanhar sem poder suprir a falta de um medicamento deles? E se a pessoa estiver sem ir ao médico por mais de 3 meses como marcar uma consulta pro necessitado se no posto nem médico tem? kkkkkkkkk

    Não dá,né pessoal?

    ResponderExcluir
  15. PARALISAÇÃO JÁ!


    VAMOS NOS MOBILIZAR,ACS.


    MINHA ENFERMEIRA É MUITO DEDICADA,CORRE ATRAS LEGAL E TEM MAIOR ATENÇÃO COM A COMUNIDADE. AQUI NA MINHA ÁREA SÓ NÃO FAZEMOS MAIS POR FALTA DE RECURSOS!

    É CHATO DEMAIS NÃO TERMOS UM LOCAL DE REUNIÃO pro NOSSO GRUPO,POIS ESTAMOS NO TEMPO,NEM MESA PRA ORGANIZAR nosso material nós TEMOS.

    ResponderExcluir
  16. Vou ser breve porque estou numa internet emprestada, essa semana teremos uma reuniao com o chefe da Atenção Básica e já estou imprimindo todos esses depoimentos para deixar com ele, assim que acontecer daremos notícias. Concordo com todos e estou junto e não abro. Ah! a amiga que perguntou sobre o contra-cheque, acho que não vai chegar em casa, vc acha que eles são organizados a esse ponto? Sugiro que dê um telefonema pra lá, e se tiver notícias deixe aqui pra gente, pois temos ainda a mesma dúvida.
    beijinhos
    Dinha Centro I

    ResponderExcluir
  17. Os contra-cheques ainda não estão prontos .Tem que ir até a SEMAD buscar o espelho,não sei até quando.

    ResponderExcluir
  18. " essa semana teremos uma reuniao com o chefe da Atenção Básica e já estou imprimindo todos esses depoimentos para deixar com ele, assim que acontecer daremos notícias."


    Só vc poderá ir nessa reunião? Pode divulgar o dia e horário pra que os interessados possam participar,por favor?!

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.