quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Assembléia do dia 02/08

A assembléia iniciou-se com os informativos referentes ao reajuste salarial, pois o Sintsaúde havia entregue um oficio a gestão e aguardava-se a resposta do mesmo, mas a resposta não foi dada. Outros informativos referente aos ACS efetivados foram passados (Pis-Pasep, final do período probatório, termo definitivo de posse...).
Foi apresentado a nossa comissão, agora composta por Dinha, Munic e Arthur e colocado em votação para que o quorum a aprovasse, houve aprovação por unanimidade. Agora como já é sabido temos uma representatividade no Sintsaúde com isso estamos mais forte, pois isso significa a união da categoria, união de PACS e PSF. Sabemos que as realidades são diferentes, mas como categoria todos são ACS, e quanto mais estivermos unidos mais força teremos. Como suplentes entraram Vagner, Adriana e Davison da nossa comissão e Oseas, Marcela e Rosália como suplentes da comissão que já existia. Quero deixar registrado aqui o nosso agradecimento aos nossos amigos que fizeram parte da nossa comissão e por algum motivo não puderam dar continuidade ao trabalho Rogério, Luciana, Luiz, Nilda e Aline – nosso muito obrigado.
Como todos sabem, eu Michele, ainda não fui convocada e não posso ser membro da comissão Sintsaúde. Quanto a minha condição foi sugerido pela Luíza e aprovado pelo quorum que eu fosse assessora da comissão.
Um amigo presente na assembléia pediu a palavra e se identificou como um dos organizadores do movimento que organiza uma manifestação no dia 05, na porta da prefeitura, (em um post anterior o Artur até falou sobre isso). Gente agora vocês são funcionários... Antes da nomeação todos podiam ir para a porta da prefeitura sem problema algum. Vamos fazer as coisas de modo organizado, para que vocês não sofram retaliações futura. Devemos sim, fazer uma manifestação, também concordo!!! Mas de forma organizada, pensada para que ninguém se prejudique depois. Ao amigo PARABÉNS pela coragem de se manifestar e assumir o seu ato, isso é uma qualidade de poucos, gostaria que entendesse e saiba que contamos com você, com sua coragem sempre.
Ficou decidido que vamos buscar uma seção publica na Câmara de Vereadores e também organizar um ato publico. A comissão se reúne nesta quinta-feira, dia 05 de agosto para organizar tudo o que for necessário. Será discutido também os problemas trazidos a nós, tanto na assembléia quanto via telefone.
Tivemos algumas dificuldades nessa assembléia, a falta de cadeiras foi uma delas... Mas vivemos em constante aprendizado, e esse foi mais um. Esses problemas vão servir de exemplo para que coisas dessa forma não se repitam.
Sabemos que daqui para frente vai ser muito trabalho, estamos com muita vontade de somar cada vez mais e mais. Sabemos também que não vai ser fácil, mas esperamos contar com uma coisa que faz a diferença: o apoio e a ajuda de vocês, ACSs que tanto lutam para fazer o melhor trabalho possível, na maioria das vezes em condições precárias.

Agradecemos a todos pela confiança em nós depositada e fiquem certos que trabalharemos da melhor forma para honrá-la.

Conduziram a reunião Luíza (Diretora do Sintsaúde), Sandro (Secretário Geral Sintsaúde), Fatinha, Martinha e Fernanda.

Então vamos lá, a comissão dos ACSs hoje está formada por: Dinha, Munic, Artur, Fatinha, Martinha e Fernanda e suplentes: Vagner, Adriana, Davison, Oseas, Marcela e Rosália. E eu, Michele como assessora da comissão.

Agora, vamos ao trabalho...
Abraço a TODOS.

10 comentários:

  1. Boa tarde, Michele,
    Que final é esse de período probatório? Tudo mundo bateu palmas, mas o nosso períodoprobatório ainda não acabou!Não entendi porque aquela Fatinha falou sobre isso na nossa reunião. Qual o objetivo? Pelo que sei, são 36 meses.
    Outra coisa: não ficou claro quanto a representatividade de acs (comissão) no sindicato, porque acho que deveria ter uma votação ali, o que não ocorreu.Sei do esforço de vcs, mas nessa reunião não teve nada de concreto , esperavamos respostas concretas, já que o sidicato estava lá. O que eu vi foi uma conversa fiada desse pessoal do sindicato, e vcs os aplaudindo.
    Aqui está minha critica, espero que vcs liberam minha indignação.Pois esse negócio de ficar marcando reunião e não dizer nada que possa acrescentar. Tô fora! não apareço mais em nenhuma reunião.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigo(a), boa tarde...

    Bem, na reunião tinha os ACSs efetivos e ACSs do concurso de 2007. O final do período probatório é para o pessoal que foi efetivado. E são 36 meses sim, e eles já passaram por esses 36 meses.
    Quanto a representatividade, a nossa comissão Dinha, Munic e Artur passaram a integrar a comissão existente no Sintsaúde, ou seja foi unificada em uma comissão só. E isso foi colocado em votação, os presentes aprovaram essa união. Estamos nos esforçando muito, pq não podiamos continuar do jeito q estavamos (lembrando que nos foi pedido para não comparecer mais na atenção básica).
    E críticas, são sempre construtivas... Devemos sempre escutar, pq assim saberemos onde devemos melhorar...
    Independente de qq coisa, conto com vc...

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Saiu no Diário do Município dia 02/07/10.

    EXECUÇÃO DE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO, DRENAGEM PLUVIAL E ESGOTAMENTO SANITÁRIO EM DIVERSOS LOGRADOUROS NOS BAIRROS DA PALHADA, NOVA ERA, JARDIM PALMARES, ALVORADA, CACUIA, LARGO DOS PEIXES, RODILÂNDIA, INCONFIDENTES E ADJACÊNCIAS; E DE LIMPEZA, DESOBSTRUÇÃO, URBANIZAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO NOS VALÕES MOQUETÁ, NOVA ERA E PALMARES I E II NO MUNICIPIO.
    vALOR: R$ 14.931.293,44 (Quatorze milhoes ...)

    É IMPORTANTE QUE OS ACS DESSAS LOCALIDADES PASSEM ESTA INFORMAÇÃO AS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E ASSIM POSSAM COM OS MORADORES ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DESSE PROJETO PELO BEM DA SAÚDE DOS IGUAÇUANOS.
    LUIZ

    ResponderExcluir
  4. Oi companheira Michele.... torço para que logo saia sua convocação. Aprovei e adorei voce ter sido indicada para o cargo de assessora da comissão, tenho certeza que voce se sairá muito bem, ao lado da nossa tão competente comissão. Sei que voces trabalham e se esforçam muito para alcançar melhorias e melhores condições de trabalho para toda a nossa classe, (trabalho esse, "injustamente" nem sempre reconhecido por alguns.... Reconheço a garra e a competência de todos voces.. Parabens ...Contem comigo quando for ter o ato público. Beijos.. acs: Malú

    ResponderExcluir
  5. SEGUNDO A CONACS A ESPERANÇA ACABOU...?!


    DECEPÇÃO, GOVERNO DIZ NÃO A CATEGORIA
    05/08

    Fátima Bezerra em uma de suas falas chegou a desabafar dizendo: “ Tá certo que o Governo tem que ouvir todas as parte, os secretários os prefeitos, mas a gente sabe que a CNM não vai concordar nunca com o Piso, e temos que ter um limite pra isso, o Governo vai ter que se posicionar de forma decisiva, ... eu sou muito descrente em achar que vai dar entendimento com eles, não vai dar de jeito nenhum.”
    Deputado Ribamar Alves afirmou que “sem Piso Salarial dos ACS e ACE, eu que sou da base do governo não vou votar na Dilma, vou votar no Serra!”
    Após ouvir as várias falas dos representantes do Governo a CONACS se posicionou através da fala da sua Assessora Jurídica, Dra. Elane Alves que rebatendo uma proposta procrastinatória do Deputado Valter Pinheiro afirmou que: “ não queremos que o legislativo aprove um projeto falando que o Executivo terá que criar um fundo para regulamentar um piso, pois isso a EC 63 já nos garante, e essa proposta nos parece ser mais uma vez uma tentativa de empurrar a categoria com a barriga, o que resolve é o Presidente Lula mandar o seu projeto de Lei, e essa é a única prova do compromisso desse Governo com os ACS e ACE que vamos aceitar”
    "Dessa forma, o Governo numa estratégia de manter as negociações sem qualquer definição da sua proposta, sendo visível a tentativa de adiar os desgastes políticos com os Prefeitos e a própria categoria manteve o posicionamento de não apresentar nenhum projeto antes das eleições.
    Assim, não resta mais nenhuma possibilidade segundo o Regimento Interno da Câmara e do Senado que o Piso Salarial seja aprovado antes das eleições e muito mesmo até o final desse ano, haja vista que as Eleições Presidenciais ainda estão completamente indefinidas.
    E daqui por diante, está mais do que nunca nas mãos dos 300 mil ACS e ACE a decisão de quem irá regulamentar o Piso Salarial, deixando claro que o Governo e seus representantes com a postura tomada até agora já se posicionaram contra a categoria.

    A CONACS a partir de agora, dará início a nova estratégia, buscando ouvir os candidatos a Presidente da República, e deverá se posicionar politicamente a favor e/ou contra os candidatos, adotando para tanto o critério de comprometimento dos mesmos com os assuntos de interesse da categoria."

    "Agora que a presidente está ligada ao partido da oposição ao governo,será que o governo disse não mesmo...? ou seria o caso de o governo ter dito não por que a conacs fez aliança com a oposição? pois, agora, talvez, o governo não nos veja mais como uma categoria lutando pelo piso,mas, a oposição exigindo a aprovação de uma pl, se a conacs,representada por dona Brilhante, está ligada a oposição, o governo já não nos vê como uma categoria de trabalhadores,mas, como oposição, vale lembrar que o sonho estava próximo de se concretizar nos últimos meses e de repente a coisa foi esfriando,houve silêncio e de repente a notícia da candidatura da nossa representante, fomos pego de surpresa,mas, na esfera do governo acredito que já estavam sabendo desta trama, e onde havia noticias de esperança agora só desesperança e frustração,por que será? talvez porque agora existam interesses partidários e não a luta pela causa nobre..."

    fonte;jornal dos agentes comunitários de saúde

    ResponderExcluir
  6. ... e por algum motivo não puderam dar continuidade ao trabalho ...
    Esta colocação não está adequada. Eu, Luiz Carlos, Nilda e outros companheiros não nos dispusemos a estar na comissão de ACS sindical, mas estarei atuando junto a categoria como sempre me viram atuar.
    Abçs
    Luiz Carlos.

    ResponderExcluir
  7. Senado aprova piso para agente comunitário de saúde
    O projeto que cria um piso salarial para os agentes comunitários de saúde foi aprovado no Senado por meio da Comissão de Assuntos Sociais. O projeto segue agora para a análise da Câmara. A categoria promete pressionar os deputados para que a votação ocorra ainda este ano – o que permitiria garantir reajustes já em 2010.

    O projeto, apresentado em 14 de maio, fixa em R$ 930 o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Pelas regras atuais, o governo federal é quem arca com o vencimento dos agentes e cabe às prefeituras bancar os encargos trabalhistas. Não há um piso e os salários variam em cada localidade. O Ministério da Saúde repassa aos municípios R$ 581 por cada profissional contratado. Os recursos vêm do Programa Saúde da Família.

    Se aprovado e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os estados e municípios terão 12 meses para elaborar os planos de carreira dos agentes e implementar o novo piso.

    ResponderExcluir
  8. ACS E ACE DA BAHIA DECIDEM POR GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

    Agentes de saúde e combate a endemias decidem por greve por tempo indeterminado

    A TARDE On Line
    Os cerca de cinco mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias decidiram entrar em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira, 2. O secretário de saúde do município, José Carlos Britto, ofereceu à categoria um abono de 3% sobre o salário atual (R$ 510), o que não foi aceito. A categoria reivindica um vencimento de R$ 765.

    De acordo com o diretor da Associação dos Agentes de Combate a Endemias de Salvador (AACES), Luiz Fernando de Almeida, a prefeitura não atendeu às exigências de mudança do regime jurídico de celetista para estatutário, o pagamento do adicional de insalubridade retroativo e aumento salarial, e por isso "a paralisação será permanente".

    Em nota divulgada nesta segunda, a assessoria de imprensa da SMS informou que "ficou acordado com a categoria que o pagamento do adicional de insalubridade será feito retroativo a agosto de 2009. Quanto ao reajuste salarial “foi explicado que não haveria condições de se conceder o aumento no momento devido à falta de dotação orçamentária”.
    Sobre a mudança do regime de trabalho, a assessoria afirmou que, “mais uma reunião de negociação para avançar na discussão acontecerá nesta terça, 3, na Procuradoria da Justiça do Trabalho, com a Procuradora, Edelamare Melo, e todas as partes envolvidas”.

    Um novo ato de manifestação acontecerá nesta terça, 3, às 9h, em frente ao Centro de Controle de Zoonoses, no bairro de Pernambués.

    ResponderExcluir
  9. Câmara Hoje discute o que pode mudar na saúde com a aprovação da Emenda 29
    A saúde no Brasil e o que pode mudar com a Emenda 29 é o tema do debate desta terça-feira (10/08) no Câmara Hoje. Pela Emenda 29, os estados brasileiros vão ter que contribuir com 12% do total arrecadado com impostos. O dinheiro será destinado a investimentos em saúde. De acordo com o representante do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal Gustavo Arantes, não basta garantir mais recursos, se não forem feitas mudanças profundas nas políticas públicas de saúde do País. Na opinião de Lourdes Lemos, representante do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o assunto é mesmo muito complexo, mas a aprovação da Emenda 29 poderá, sim, ajudar a melhorar as condições de atendimento à população, principalmente porque vai permitir investir mais no atendimento básico às famílias.

    Os convidados ressaltam que os profissionais da rede pública de saúde também são vítimas da situação, sofrendo com baixos salários e condições mínimas de trabalho.

    O Câmara Hoje também ouviu parlamentares para saber o clima político acerca da apreciação da Emenda 29. A Oposição obstrui os trabalhos em plenário desde maio e só aceita votar outras matérias após a análise da emenda. O líder do Democratas, deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), acusa o Governo de não querer votar a destinação de mais recursos para a saúde.

    Do outro lado, o Governo acusa a Oposição de usar a Emenda 29 politicamente. O líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), garante que os governistas querem votar, sim, a Emenda 29, mas só depois das eleições. Ele informou que já há negociação para buscar novos recursos para a saúde.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se posso entrar com alguma medida judicial para poder receber meu adicional pois tenho em minha micro área casos de tuberculose, escabiose entre outras e tenho contato direto com isso acabo tendo muita chance de ser condecorado com uma doença. Posso tentar judicialmente?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.