sábado, 15 de janeiro de 2011

Por conta do aniversário da nossa cidade aconteceram alguns eventos, ontem na porta da prefeitura e hoje na igreja da Prata. Ontem podíamos ver algumas ambulâncias da Samu (que se vc precisar de socorro não consegue, ao menos que tenha algum amigo político para poder intervir e se conseguir atendimento pelo telefone a Samu chega depois de 5 horas).

Alguns ACE’s companheiros e guerreiros assim como nós, estavam fazendo trabalho perifocal no entorno da prefeitura com um equipamento que parecia estar funcionando, pois pelo que sei o CVA não tem nenhuma estrutura, visto pelo próprio espaço físico onde está instalado.

Hoje na Igreja de Santo Antonio da Prata estavam todas as autoridade do município, onde foi celebrada uma missa em comemoração aos 179 anos da cidade.

O que mais me impressiona nesses eventos é a cara de satisfação que as pessoas fazem, como se o município estivesse funcionando perfeitamente. É claro que a maior parte das pessoas que estavam ali eram cargos comissionados, até porque a comunidade mesmo não sabia o que estava acontecendo, por várias vezes na calçada da igreja tive que dar informação sobre o evento às pessoas que passavam até tinham alguns serviços sendo prestados, como 2ª via de documentação, aferição de pressão e outros. Afinal, era uma ação social. Inclusive os ACS’s da Prata estavam lá, fazendo o trabalho de promoção da saúde e prevenção de doenças (Depois eu posto as fotos dos ACS’s). Fui pra lá com a equipe de teatro da FUNASA onde sou voluntária com o trabalho de campanha com a peça Turminha Caça Dengue , fomos convidados a participar pela SEMASPV e nunca antes na história desse país rsrsrsrsrs fomos tratados com tanto descaso, não estávamos nem incluídos na programação. As pessoas esquecem que existe um custo para se mobilizar até o local e que estamos abrindo mão do nosso dia de descanso para cumprir um compromisso que só existe de uma parte.

A apresentação da peça não chegou nem acontecer, mesmo agente montando toda a estrutura, o descaso foi total. Parece até que o índice de infestação predial do Aedes Aegypti em Nova Iguaçu está dentro do nível.

Índice de infestação Nova Iguaçu – 1,9 (2009) o índice de 2010 ainda está sem informação (índice de 1%-3,9% situação de alerta) procurei informações atualizadas, mas não encontrei em nenhum site oficial, mas já sei que não está diferente.

Tomei a liberdade e pedi ao Marcio da Atenção Básica que toda vez que houver uma reunião com os enfermeiros(as) do PACS que fosse passada alguma orientação pertinente ao nosso processo de trabalho que isso também seja feito por impresso para que todas as equipes tenham a mesma qualidade de informação, onde não haverá dúvida. É que as vezes fica parecendo aquela brincadeira de telefone sem fio, quando chega na ponta já está tudo distorcido.


PCCS continua... Parte IV

Sinceramente (opinião pessoal) só vou acreditar quando o dinheiro estiver na minha conta. Em relação ao Sindsmuni fiquei muito decepcionada com a presidência na manifestação do dia 13/12 que teve uma postura totalmente fora do padrão a que estamos acostumados que é de transparência em todas as negociações, sem contar nas afirmações que antes eram feitas sem nenhum cuidado em nos iludir. Não acredito que este governo esteja realmente com a intenção de implantar este plano (quero deixar claro que esta é a minha opinião). Vamos ver se na assembléia do dia 18 teremos algum esclarecimento. Só não estou entendendo se o Sr. Werneck vai estar nessa assembléia como ele mesmo se comprometeu conosco na SEMAD no dia da manifestação. De uma coisa estou certa, se todos os funcionários do município não se s mobilizar de fato, nada vai mudar.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

ORIENTAÇÃO JURÍDICA VIA TWITTER

O Centro de Referência em Direitos humanos – CRDH agora também presta serviço de atendimento jurídico gratuito on line, através do site da ComCausa e do twitter. Para saber como funciona a atendimento jurídico on line, basta acessar comcausa.org.br ou pelo twitter @comcausa e deixar sua dúvida. O atendimento ao público acontece nas segundas, quartas e sextas das 8 as 17h na SEMASPV na rua Dr. Luiz Guimarães, 956 ou informações pelos telefones 3045-6642 ou 3477-9477 (fonte: Jornal ComCausa)

Se você conhece algum ACS ou ACE de Belford Roxo preste atenção nesta nota

Representantes do Sindsprev/RJ se reunirão no próximo dia 19/01 com o novo Secretário Municipal de Saúde de Belford Roxo, Omar Luis, e com o Procurador Geral do município, João Luiz do Nascimento Junior. O objetivo é buscar uma solução que garanta a continuidade do processo de regulamentação funcional (efetivação) dos 750 agentes comunitários de saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs), parado desde 2008, quando os cargos foram criados pela Câmara Municipal.

O diretor do Sindicato Antonio Oliveira de Andrade frisou a necessidade de a categoria se mobilizar para conquistar a regulamentação funcional. “A criação do cargo foi um avanço, mas as coisas só serão concluídas de verdade se os trabalhadores mostrarem disposição de luta por seus direitos. Por isso é fundamental que compareçam à secretaria de saúde de Belford Roxo no próximo dia 19, para acompanhar a reunião com o procurador e o secretário Omar Luis”, disse.

A reunião do próximo dia 19/01 será às 11h, na Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo. (fonte: site do sindsprev/RJ)

Obs.: NÃO FAÇO PARTE DO SINDSPREV, É QUE ACHEI ESTA NOTA IMPORTANTE. NOSSOS AMIGOS DE BELFORD ROXO ESTÃO PASSANDO PELA MESMA SITUAÇÃO QUE ALGUNS DE NÓS VIVERAM NO PASSADO.

13 comentários:

  1. É isso aí Dinha!, vc é um amor!
    Não acredito tb em mudanças rápidas, em salários aumentandoooooo!!!! do jeito que o sind. comentou na reunião (MUIIIIITO BOOOOMMMM!)

    ResponderExcluir
  2. Esses caras só conseguem enganar alguns, e nosso trabalho continua sendo criticado, e com toda razão, pelas pessoas que visitamos. Isso é uma vergonha. Precisamos de muita cara de pau, ao bater a porta de alguém e dizer:Somos agentes da saúde, viemos aqui para fazer o cadastramento e depois acompanhamento e sua familia.
    Tudo isso é ridiculo, sinto-me envergonhada de ser ACS. agente de enganação da saúde.
    E vê se vcs liberam essa postagem. Senão, terei certeza que vcs do blog tb são enganadores como nossos gestores da saúde.

    ResponderExcluir
  3. Eu só agredito em aumento se for de trabalho, que ocorre constantemente . Quanto o aumento salarial tenho que ver para poder crer. Assim como eu, mais quatro amigos estão esperando o PCCS, caso não seja satisfatório, estamos pensando com pesar em até pedir exoneração, pois não podemos trabalhar ganhando o que ganhamos e nem nas condições precárias. Devemos lutar e reenvindicar: os postos são da comunidade e não "curral" eleitoral dos Vereadores. A Prefeita deveria avisar ao Secretário de Saúde que ele é o responsável pela administração dos postos e não os vereadores. Chega de politicagem nos Postos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos, gostaria de deixar aqui minha indignação, pois aqui na minha área já estamos na suposta visita confesso que saio todos os dias pedindo a Deus que me ajude na hora de bater nas casas pois nada ofereço a não ser perguntar como estão de saúde, e quando me respondem que está uma M eu nada posso fazer, preciso trabalhar mais confesso que fico aliviada quando volto para casa........

    ResponderExcluir
  5. Amigos vejam como está a saúde em Nova Iguaçu, aqui no bairro Cabuçu está maravilhoso desde segunda feira o posto está fechado pois cortaram o gato da luz.........

    ResponderExcluir
  6. A reunião do dia 18 terá a presença do Secretário como ele mesmo se comprometeu ou será apenas com a direção do Sindismuni? Queria que a Fatinha me respondesse já que ela é a mais informada sobre o Sindicato! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. QUEREM SABER UMA VERDADE, nOVA IGUACU É UMA VERGONHA E EU ME SINTO MUITO ENVERGONHADA EM FALAR Q SOU ACS DE NOVA IGUAÇU, É UMA PALALHAÇADA NOSSO TRABALHO É ENGANA A POPULAÇÃO, SÓ P ELES RECEBEREM VERBA DO GOVERNO FEDERAL!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Os Relatos dos companheiros a cima, só mostram a insatisfação da classe e o descontentamento como servidor municipal.
    Simplesmente tendo vergonha em exercer seu trabalho.
    Acreditei muito na mobilização da classe quando estávamos com processos em andamento lá em Brasilia. Tudo ia maravilhosamente, até entrar em um momento escuso e desconhecido das portas fechadas..
    Quando o corria a votação em plenário tudo se manifestava a favor a nossa causa, políticos engajados e sorridentes querendo nos abraçar e querendo de forma descarada votos. O desfecho final todos já sabem, não arrumamos nada.. Só um tapa nas costas, muitos que queriam ser eleitos foram e tudo ficou silencioso no final. Um Conselho Nacional que não se manifestou, lavou as mãos e a unica coisa que diz é que fez o possível e que a luta foi engajada até o fim.
    Trazendo hoje para nossa realidade, vejo o mesmo ocorrendo aqui em NI. Reuniões em portas fechadas, acordos e desacordos de palavras..
    Vocês sabem quantos servidores públicos NI possui? Quando digo servidor público, são aqueles que gozam do regime estatutário. Acredito que sejam poucos, mas muito poucos mesmo, o resto que engrossa e lota as salas minúsculas, são os famosos cargos comissionados que lá estão.
    O que quero dizer com isso tudo gente, é que somos poucos estatutários e não oferecemos moedas de trocas para a atual gestão e das outras anteriores.
    A maioria que ocupa as salas de todos os departamentos da prefeitura são cargos políticos e que na próxima eleição dependendo de quem ganhar não estarão mais.
    Olha sei que escrevi muito e nem sei se serei ouvido ou lido ou até mesmo postado aqui no site.
    Só para fechar e contar um fato. Minha unidade ficou mais de 8 meses sem médico e sem o técnico de enfermagem, só tínhamos o Enfermeiro.
    Onde quero chegar, quando uma unidade perde um integrante, principalmente o médico e enfermeiro que são personagens de gestão do programa dentro da unidade, (pois o cargo Administrador e administrativos não existem dentro do programa, pois isso é apenas cargo político), quando suas produções são vistas como zeradas parece que para de haver envio de verba para o órgão municipal referente aquela unida.
    Bem como existem várias unidades sem médicos ou enfermeiros há meses não só na minha unidade mas, como em várias. A prefeitura ou alguém responsável pela alimentação do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) tem colocado funcionários fantasmas nesse cadastro, alegando assim o funcionamento normal da unidade com profissionais lotados nela e falsificando produções e com isso justificando o funcionamento correto da unidade.
    Não sou apenas um ACS, sou conhecedor do SUS e o que NI faz aqui não é saúde, chama-se jogo de interesse. Só iremos ter um PCCS aprovado quando viermos apresentar algo de interesse para a atual gestão.
    Fico por aqui.. Breve estarei postando mais indignações..

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do relato acima,tudo é jogada política nesse municipio. Todas as Unidades de saúde são administradas por um vereador, q só pensa em votos, quando esse realidade vai mudar??Tudo é fraude, temos q denunciar ao MINISTÉRIO PÚBLICO!!!!!

    ResponderExcluir
  10. O Acesso ao CNES é livre.. Você mesmo pode verificar se sua unidade esta registrada e se os funcionários lotados correspondem realmente aos que trabalham..
    Obrigado por dar apoio ao meu comentário..
    Temos que realizar algo..
    Abraço a todos..

    ResponderExcluir
  11. Galera!!!!!!!!
    Já estamos ganhando menos que um salário Mínimo apartir deste mês! Salário Mínimo = R$ 545,00
    Salário do ACS = R$ 540,00 e
    Se o congresso aprovar o Minimo para 580,00 como pretendem, lascou-se... Vamos estar ganhando apenas uma ajuda de custo!!! Vala-me Deus!!!
    Breve farei um levantamento da defazagem do nosso salário desde 2007, quando era 500 reais e postarei aqui ou pelo e-mail: rogelins@yahoo.com.br
    ABRAÇOS E MINHA SOLIDARIEDADE COM OS ACS QUE SOREEEEEEEMMMMMMMMM!!!

    ResponderExcluir
  12. Rogério foi exatamente esse levantamento que a comissão protocolou e entregou na mão do secretário de saúde na última reunião que tivemos com ele.
    Salário mínimo 2007: R$ 380,00
    Repasse do MS 2006/2007: R$ 532,00
    Salário proposto no edital do concurso: R$ 500,00 + R$ 50,00 de ajuda de custo
    Repasse MS 2009/2010: R$ 651,00
    Salário do ACS 2009/2010: R$ 540,00
    Repasse do MS 2010/2011: R$ 714,00
    Salário do ACS 2010/2011: R$ 540,00

    Como podemos ver estamos cada vez mais defasados.

    ResponderExcluir
  13. É muito triste ver o que está acontecendo em Nova Iguaçu,nós ACS estamos sofrendo com tanto descaso! Já estou cansada de só fazer os cadastros das pessoas e não poder oferecer nada além disso. A população precisa de ações e soluções e não de promessas. É muito fácil ficar sentado(a) em uma sala e mandar os ACS se virarem,dar a cara a tapa porque é isso que nós fazemos todos os dias e quem poderia fazer alguma coisa por nós só pensa em si mesmo. Saio para trabalhar com uma profunda tristeza,pois sei que vai ser um dia igual ao outro. Temos direito de ter um salário digno,à ter um trabalho que ampare os ACS e a População, não estou pedindo nenhum favor, ao contrário é o nosso direito.

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.