quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

COMPROMETIMENTO

Queridos,
Após ler a postagem sobre nossa colega de trabalho ACS de Pernambuco,venho aqui me comprometer não só como comissão representativa dos Acs, mas também como Conselheira Municipal de Saúde,que vou lutar pelo protetor solar até conseguirmos.... É inadimissível que um representante de saúde que realiza um trabalho como o nosso, de promoção e prevenção venha adquirir câncer de pele por se expor tanto ao sol, sem que os governantes, gestores federais, estaduais e municipais nada façam a nosso favor!
Prometo isso a voces e à mim mesma!

21 comentários:

  1. É,Fátima, se depender dos governantes,nós, ACS's, vamos virar churrasco... E aumento de salário, nem pensar... Eles estão interessados em aumentar os próprios salários.

    ResponderExcluir
  2. Minha cara colega Fatinha, tenho minha pele muito clara, só eu sei como trabalho. Não uso protetor solar porque não posso comprar, mas uso o boné e sombrinha, mesmo assim estou ficando com a pele toda manchada. Te pergunto. Onde devemos recorrer para análise dermatológico? Onde está o "SISTEMA ÚNICO DE SAÙDE"(SUS)? Não tenho condições de pagar dermatologista particular.
    Assim como eu, outros ACSs estão no mesmo dilema.
    Acho muito importante este manifesto seu, ou seja nosso.
    Afinal, nosso propósito seria "PROMOVER SAÚDE E PREVENIR DOENÇAS" Somos cidadões tanto quanto as pessoas que visitamos. E nossa saúde, quem promove?
    Houve até uma moradora que me falou: "Como vocês podem falar de saúde, se vocês estão expostos a tantas coisas insalubres, cuidem primeiro de vocês, para terem autonomia de ensinar a população?
    Não tiro a razão dela. Simplesmente sinto vergonha em ter que dizer: SOU FUNCIONÁRIA PÚBLICA DA PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU, recebo um salário mínimo, pago minha passagem para trabalhar, de quatro à seis passagem por dia, me resta apenas R$260,00 por mês para todas as despesas domésticas.
    Fico grata pelo seu esforço, isto seria o mínimo que temos direito. bjs

    ResponderExcluir
  3. Fatinha a verdade é que a secretaria gosta muito é de cobrar, gosta muito é de colocar terror nas enfermeiras, falando que elas podem ser mandadas embora, por não serem concursadas. A gestão da secretaria fica o dia todo em salas com ar condicionado e não sabem da nossa realidade e não querem saber, só querem cobrar resultados.... Essa história de aumento, plano de cargos e salário, insalubridade, isso tudo é balela!! Nós estamos cansados. O salário é uma humilhação e as condições de trabalho não existem! Chega essa prefeitura é uma VERGONHA e essa secretaria de atenção básica é uma mentira.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo com o que o anônimo acima mencionou.
    Eu também acho tudo uma mentira. Só cobranças... e para quê? Para nada. Promoção de saúde? Como podemos fazer isso se não temos ferramentas.
    Temos é que continuar estudando mesmo. Por que carreira pública em Nova Iguaçu, é falácia pura! Só com estudo podemos sacudir a poeira e dar a volta por cima!
    Abraços companheiros.

    ResponderExcluir
  5. Após ter lido cada relato fica em mim cada vez mais a vontade de lutar prá que as coisas mudem...
    Nunca vou me acomodar e muito menos desistir.
    Na próxima semana estaremos montando estratégias de luta e existe uma grande possibilidade de um ato público. Estejam atentos!

    ResponderExcluir
  6. Podem contar comigo!!!
    Ass. Uma ACS com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  7. o sistema de saúde de nova iguaçu está nas mãos dos vereadores, que são legisladores e fiscalizadores do executivo(gestores), vereador não é administrador nem seus pau mandados que não têm nenhuma experiência em administração hospitalar e nem são profissionais de saúde, os acs não tem acesso ao posto de saúde, muito menos a população, se o cidadão iguaçuano necessitar de uma espicialidade médica, um exame ou sirurgia, uma dica:" não vá direto ao sistema de saúde iguaçuano, vá buscar um vereador,fulano ,ciclano ou beltrano da saúde, eles estão na porta do sistema de saúde só entra quem passar por eles, ou então, aguarde de 6 meses até o dia da sua morte" está cidade precisa urgente de uma intervenção na saúde, de um olhar do ministério público, isso é inadmissível, somos agentes de saúde, queremos trabalhar, atuamos na prevenção mas há pessoas já doentes e não temos referencia que funcione; as ubs que devem atuar na pravenção, vacinas, consultas de rotina, preventivo e etc... estão à meia boca, assim se na prevenção a atuação é fraca o resultado é pessoas procurando o sistema com doenças em estágio já avançado, mioma, câncer e etc... assim, desesperadas por não encontrar auxílio no sistema sus ,que lhes é de direito, caem nas mãos dos falsos profetas, então, aliviadas, agradecem aos falsos profetas, nas urnas, por ter ajudado com o próprio sistema de saúde que lhes pertencem, é como diz um velho deitado " o adestrador ganha o aplauso,mas, quem faz acrobacias é o macaco..." como diz um nobre "isso é uma vergonha"

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu comentário meu caro anonimo. Isso tb acontece com o sindicato. que estão tb nas mãos desses falsos profetas., em relação ao nosso plano de cargos e salários, que esperaremos sentados.....vereador tal, tal, tal.......

    Maria

    ResponderExcluir
  9. uma colega de trabalho ja operou uma mancha que nasceu depois que começou esse osso trabalho. eu sou claro e nao suporto mais o sol.peço que façamos um mulirao de frente a prefeitura exiindo nosso direitos rincipalmente insalubridade e alimentação

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,
    Não entendi a postagem que diz que o acs não tem acesso ao posto de saúde.Como assim?
    Outra coisa,cuidado com o erros de grafia!

    ResponderExcluir
  11. entenda o que é o trabalhalho do acs, e o que é psf que vc compreenderá, erro de grafia? estamos falando das nosssas dificuldades e não medindo grau de intectualllidade.

    ResponderExcluir
  12. Ao anônimo mais preocupado com a grafia do que com a luta, fica a dica: depois de cada palavra devemos dar espaço no teclado.
    "Ninguém é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar"
    Blaise Pascal
    Lutar vale a pena, quando a alma não é pequena!

    ResponderExcluir
  13. Quer entender como funciona o acesso no posto em Nova Iguaçu? Vá mais longe no seu questionamento!
    Imagine a dificuldade de ser ACS que não tem posto pra encaminhar os necessitados.

    ResponderExcluir
  14. Gente, chega de blá, blá, blá......
    Esse grupo de efetvados, incluindo a Fatinha,
    são cargos puramente politicos, por isso a efetivação deles. Se eles merecem eu não, porque nós fizemos concurso, aí é outro papo.,pois eles trabalham como nôs e recebem tb o mesmo salário.Então a essa altura do campeonato, ficar discutindo esse assunto.....Agora por outrolado quem ainda não foi convocado e passou no concurso é que sente de certo forma um desprezo,por parte dos administradores em relação aos efetivados sem concurso.
    Outra coisa é que foi falado acima que nosso concurso foi um erro,mas isso já não é problema dos ACS,pois fizemos o concurso,passamos e temos o direito de trabalhar.
    Para finalizar, continuarei postando como anonimo,porque como diz minha mãe: QUEM SE ABAIXA MUITO O RABO APARECE.
    Por isso, cuidado Fatinha com essa tanta demonstração de dar a cara pra todos.....
    Com vcs do sindicato ou sem vcs

    ResponderExcluir
  15. Minha postagem acima ficou incompleta...com vcs do sindicato ou sem vcs.......a prefeitura iria nos convocar de qualquer forma,vcs até deram uma forcinha, fizeram um auê....mas se não fosse por bem seria por mal, pois a justiça está aí pra isso, então chega de aplausos para esse sindicato, esse pessoal luta muito porque o deles também está na reta.
    fui..........................................................................

    ResponderExcluir
  16. sua posttagem saiu no tópico errado

    ResponderExcluir
  17. Se voces acham que erro de grafia não é importante,só lamento!
    Continuem escrevendo errado prá que algumas pessoas continuem considerando os ACS uns burros.

    ResponderExcluir
  18. o fato de nos considerarem uns burros por erro de digitação não significa que somos de fato, só não acho que isso seja mais importante que o conteúdo discutido no tópico, se vc estivesse antenado no que discutimos aqui não estaria se preocupando com estes pormenores.

    ResponderExcluir
  19. Caro anônimo acima,
    Se vc estivesse antenado no que discutimos aqui não estaria se preocupando com estes pormenores(erros de grafia).
    Concordo plenamente, falou tudo!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário me chamou atenção:
    "Se voces acham que erro de grafia não é importante,só lamento!
    Continuem escrevendo errado prá que algumas pessoas continuem considerando os ACS uns burros"

    Acho que esse anônimo se encaixa no ítem que ele cita de que algumas pessoas consideram os acs uns "burros". Isso, porque ele dá tanta importância a erros de grafia que dá pra imaginar o próprio sendo uma dessas pessoas.

    O que significa ser burro? É não ter estudos e escrever mal?
    Saiba que nem todos são bons em tudo que fazem.
    Einstein tinha o QI altíssimo, mas era péssimo na área de humanas, inclusive foi reprovado várias vezes. Então pergunto: ele era "burro" por não se enquadrar num padrão?
    Quantas pessoas podem dizer que são boas em tudo que fazem ou estudam? Geralmente somos ótimos em matemática e péssimos em português, ou vice-versa.
    E antes de existir a escrita, todos os seres humanos eram "burros"?
    Cada um tinha a sua qualidade e sua inteligência particular. Foi o próprio homem quando evolui que necessitou de padrões para poder competir uns com os outros. A História não me deixa mentir.
    Logo, não estou aqui levantando a bandeira que temos que escrever de qualquer jeito, não é isso. Somente que devemos respeitar os nossos colegas e não sermos tão severos em nossas palavras.
    O que vi em alguns comentários da postagem não tem nada a ver com o interesse geral dos ACS e sim um preconceito com amigos que só porque no edital pedia no mínimo o Ensino Fundamental, acham que tem pessoas inferiores que não estudam e nunca mais vão querer estudar.

    Por outro lado, quem foi que disse que ter nível Superior é sinal de inteligência? Conheço vários textos acadêmicos que não estão de acordo com a norma culta, e aí?
    Portanto, nós realmente necessitamos de estudar e praticar mais. Mais nunca achar que quem não escreve bem são uns "burros".

    Nada é imutável. BERTOLT BRECHT

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.