quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia Municipal do Agente de Saúde

Hoje foi sancionada a lei que cria o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde. Esta foi um pedido da Comissão feita a Vereadora Marli.

Segue abaixo o teor da lei.

LEI Nº. 4.148, DE 14 DE MARÇO DE 2012

“INSTITUI O DIA MUNICIPAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE”.
Autor: Vereadora Marli Silva Câmara de Freitas

A CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU/RJ, POR SEUS REPRESENTANTES LEGAIS, DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º - Fica autorizado o Poder Executivo Municipal a instituir o Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde, que será comemorado anualmente no dia 27 de julho.

Art. 2º - O Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde integrará o Calendário Oficial do Município de Nova Iguaçu, a Administração Municipal desenvolverá ações educativas, com o envolvimento da comunidade, informando sobre o importante trabalho dos agentes.

Art. 3º - As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão a conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, 14 de março de 2012

61 comentários:

  1. Bela homenagem, pena que sem salário digno e condições de trabalho decentes, não tenhamos nada a comemorar.

    ResponderExcluir
  2. Caramba! esses agentes de saude pensam que fizeram concurso pra nível superior. Acordaaaaa!!!! o concurso foi pra nível fundamental e além do mais ninguém precisa pegar ônibus pra ir pro trabalho e sei até que tem agente que só cumpre meio expediente, no outro vai estudar ou vender calcinha, porque afinal nem pôde ir na última assembleia, esse foi só um exemplo. Se acha que está ruim, pede pra sair! Ô gente ingrata. Será que decente é ganhar salário mínimo, pegar trem as 6 da manhã, trabalhar em baixo de sol e voltar pra casa no final da noite já pensando na hora de ir pro trabalho no dia seguinte? Este tipo de emprego também só exige o fundamental.

    Parem pra pensar e vejam que vcs são privilegiados e agradeçam a Deus pelo que conquistaram e continuem unidos. Vcs mais do que ninguém já tiveram a prova de que juntos podem acumular vitórias.

    Parabéns a essa comissão que realmente trabalha em favor dos acs!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a nossa comissão e parabéns a todos nós que temos muito o que comemorar.Nossos salários em dia, planos e cargos,dia nacional dos acs,dia municipal dos acs,termos estabilidade e ainda o que está por vir!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o que essa pessoa disse(pensam que fizeram concurso para nível superior).Talvez a maioria dessas pessoas esqueceu ou nunca trabalhou na zona sul por exemplo,acordar 4 hs da manhã,pegar muitas das vezes em trabalho braçal,chegar em casa as 8 ou 9 hs da noite no bagaço.Imagine o que é pegar às 7 hs da matina em um canteiro de obras na Barra Da Tijuca,virar concreto o dia inteiro debaixo de um sol de 40 graus,já fiz muito isso,POR UM SALÁRIO DE 800 REAIS.Ou então,trabalhar em um supermercado,onde o funcionário não fica parado um minuto sequer,POR UM SALÁRIO DE + OU - 680 REAIS E TEM QUE TER NO MÍNIMO O ENSINO FUNDAMENTAL.Atendente de macdonald's ou bob's onde os funcionários não tem direito nem mesmo a tiket alimentação,tem que comer todos os dias aquela porcaria daqueles hambúrgueres como almoço,por um salário que não passa de 700 reais e tem que ter o ENSINO MÉDIO,e rala feito um desgraçado.Ou um cobrador de ônibus,(esse então nem precisa falar o quanto sofre),pra ganhar cerca de 800 reais.Enfim,poderíamos falar de centenas de trabalhadores que ralam muito mais que ACS,e não ganham 850,00 por mês e nem tem o privilégio de dormirem até 7 hs da manhã e chegarem em casa 5:20 da tarde.E muitos deles tem que ter ensino médio,e as vezes até algum curso profissionalizante.Eu concordo que o nosso salário está baixo,que merecemos ganhar mais,eu desejo que isso aconteça,mas não somos nenhuns pobres coitados.Quantos trabalhadores de nível fundamental ganham o que ganhamos hoje?gente,ensino fundamental não é nada,principalmente quando é feito em escola pública,aí mesmo é que é um lixo(eu estudei em escola púbica),não dá pra querer ganhar salários altos com isso.
    Luciano.PSF FIGUEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso aí continue pensando assim e vc vai longe na vida bem longe, se contentar com a desgraça dos outros pois afinal né se conforme tem gente pior do que vc então não reclame! eu como só arroz, mas meu vizinho nem gás tem então vou me conformar com isso né tem gente pior do que eu então eu to bem né não to tão mal assim.
      É são pessoas como você que fazem esse país ir pra frente Ricos mais ricos e pobres mais pobres, engraçado é que um(a) pobre como vc seje também pobre de espírito e tenha o mesmo pensamento das elites realmente uma pena.

      Excluir
    2. Luciano,indepemdente de formação escolar, existe leis,normas e DIREITOS. Nós estamos reenvindicando nossos DIREITOS. Se você se acomoda com a situação,não critique os outros que AINDA tem forças para lutar. Agora, fazer comparação com os demais trabalhadores, é tão mesquinho e pobre da sua parte.
      Pago passagens, compro protetor solar, algumas vezes aumoço nas ruas, sentado em meio fio, bebo água em garrafa pet, carrego peso, sou chefe de família, E VOU CONTINUAR LUTANDO PELOS MEUS DIREITOS SIM. Se isso lhe encomoda.Fique quieto, que você ganharia muito mais com isso.

      Excluir
  5. Luciano, penso o mesmo que vc. Parabéns pela coragem de se identificar.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado Dinha.
    E para o anônimo que me recriminou eu digo que eu não me contento com o salário que ganho e nem com as desgraças dos outros.Eu disse e repito que nós não somos funcionários de alto escalão,de alto nível para exigir altos salários.Se eu quero ganhar mais,então tenho que estudar mais,não posso esperar muita coisa de uma profissão de nível fundamental,nós não estamos na europa.E se meu "vizinho" não tem nem mesmo o gás para fazer comida,e eu só tenho arroz,significa que nós dois estamos F... e temos que lutar pra sair dessa,agora reclamar não vai adiantar.O meu salário é uma porcaria,minha profissão é uma porcaria,mas com o grau de instrução que eu tenho,só deu pra arrumar essa porcaria,é tão difícil entender isso? Olha só,existe salário de R$ 5000,00 aí fora,que exige só nível médio: técnico judiciário do TRF,TRE,TRT,TJ,está lá,pra quem quiser.A questão é:vc tem QI pra conseguir uma vaguinha? (eu não tenho).E não venha dizer que é falta de tempo pra estudar que eu te chamo de mentiroso (a).Então,se não temos QI ou força de vontade pra estudar pra coisa melhor,aí eu digo sim que temos de nos conformar com a porcaria que ganhamos.Seria muito fácil e muito bom estudar até a oitava série e ganhar 2 mil reais,ninguém iria querer fazer faculdade.
    Use argumentos mais sólidos e mais convincentes pra me recriminar.
    Luciano-PSF FIGUEIRA.

    ResponderExcluir
  7. Pode menosprezar os acs assim não, gente. Que absurdo é esse?

    ResponderExcluir
  8. Querido amigo Luciano,

    Primeiramente, parabéns por não ficar no anonimato!
    Me sentí comtemplada pela sua postagem pois já trabalhei de carteira assinada,batendo ponto e tendo que sair de madrugada de casa e chegando a noite exausta! Já peguei as 7 da manhã em Botafogo sem nunca chegar atrasada pois lá tínhamos relógio de ponto e isso me diciplinou bastante com o cumprimento de horários...
    Sou muito grata a Deus por trabalhar perto de casa (meus pais são idosos e enfermos) e se acontecer qualquer coisa na minha casa, sei que vou poder socorrer sem demora...
    Lutamos por melhorias a cada dia, mais nunca devemos nos esquecer de sermos gratos a Deus, por tudo!
    Bom sábado a todos... bjs Luciano e tb prá galera de Figueira!

    ResponderExcluir
  9. Tem pessoas que não tem senso do ridículo, têm gente que não sabe nem escrever direito e querem ganhar uma fortuna de salário, eu não estou criticando quem quer crescer profissionalmente, mas temos que botar a mão na Consciência e saber que nosso salário é justo pelo que fazemos. Eu ganhava 570,00 trabalhando igual escravo lá no Rio e não me conformei e sai pra trabalhar aqui, então quem não tá conformado vai fazer outro concurso que ganhe mais, exemplo, Polícia Federal.

    ResponderExcluir
  10. Ah,essa é boa,paga passagem.Não trabalha perto de casa?ainda que pague,vc recebe 85,00 todo mês pra isso.Almoça sentado em meio fio,bebe água em garrafa pet,carrega peso...me deu até pena agora.Só falta dizer que chega em casa morto de cansado por causa de 14 vd.É disso que estou falando,se fazer de "pobres coitados","os miseráveis acs injustiçados".assim como vcs,também quero ganhar um salário melhor,acho que merecemos,e isso já está acontecendo graças a Deus e aos esforços da comissão.
    E não sou pobre de espírito,sou realista.E não dou a mínima se discordam de mim.
    Luciano.

    ResponderExcluir
  11. alguém me explique se poder o incentivo de 2012 valor 871 entra no jornal dos agentes de sáude do brasil.

    ResponderExcluir
  12. Vcs não acham que esse Luciano já tá exagerando não? Até quando ele vai ficar desfazendo da nossa categoria e ninguém vai falar nada?
    E o rapaz da 2ª postagem se referir a nós como "esses acs"? Agora que era hora de alguém aparecer e dizer: ESSE NÃO É ACS!

    ResponderExcluir
  13. vai ser feriado esse dia? rs

    ResponderExcluir
  14. É colegas, parece que tudo aqui é motivo de confusão. Mas isso é reflexo do que acontece dentro da maioria das equipes de acs no município. Cada um quer puxar a sardinha pro seu lado, e nunca ninguém tá satisfeito. Parece que alguns (não a maioria), querem ganhar muito, sem fazer nada. Esses que mais reclamam, são sempre os mesmos que se negam a fazer tudo. Nunca conseguem entrar num acordo com o resto da equipe. Estão sempre se achando prejudicado em alguma coisa. Só não entendo porque não pedem axoneração. Vão encher o saco de outras pessoas e deixem o pessoal do blog em paz. Quem sabe esses tais consigam ser juizes federais. kkkkk.

    ResponderExcluir
  15. só uma pergunta se formar em que ganhando o que vc ganha luciano e tomando sol na cabeça. pra ganhar dinheiro tem que ter dinheiro.

    ResponderExcluir
  16. É Luciano São pessoas como vc que fazem a vida ficar mais interessante, acredita realmente no que diz? temos que nos conformar e estamos aqui porque não temos QI, todos sabem que existem salários de 10.000 por ai, mas ninguém está falando de valores apenas de salário digno de um trabalhador e condições de trabalho se conformar é pedir pra continuar com o sofrimento, não vou discutir com vc a educação Brasileira e o Sistema que privilegia as minorias e deixa as massas de fora das melhores oportunidades pq vc não tem QI. mas ainda se conformar e dizer sim nós merecemos a sacanagem pq não estudamos, pq não aproveitamos as oportunidades, etc é no mínimo desrespeito com a classe trabalhadora a qual vc está inserido a qual luta pelos seus direitos e talvez uma melhor distribuição de renda, seu pensamento parece ser o mesmo da elite que te menospreza vc dá razão à eles ao se auto culpar, se vc pensa mesmo assim, Lamento mas vc ou foi ludibriado ou está com sérios problemas de afirmação pessoal, Resumindo pra vc (Em que mundo você vive ?)
    Thiago - Nova America-1

    ResponderExcluir
  17. é claro que existem alguns excessos nas queixas,alguns insatisfeitos, outros contentes, é comum ,existem vários tipo de pessoas aqui,um concurso que exige o ensino fundamental significa apenas o grau de dificuldade da prova e não do intelecto e não significa ao passar e assumir o cargo que ganho um atestado de capacho,que devo abrir mão da minha dignidade e que devo assumir pensamentos medíocres e preconceituosos como do sr, Luciano de marré de si, é uma pena que você se veja assim, eu não me vejo desta forma,não deixei de ser um cidadão pra ser acs, sou acs e sou cidadão, amigo até certo ponto tens alguma razão, mas tua cegueira é maior que tua razão, você é conforme se vê, acorda e vá aprender por que o elefante não se desprende de uma pequena estaca....

    "O pior dos pobres é o pobre de espírito"

    ResponderExcluir
  18. eu acho quem trabalha tem muitos afazeres marcar consulta dr de enf e fazer vd com aux e marcar hiperdia dentista remarcar consulta quando dr e enf nao pode ou quando vao a reuniao secretária psicologico trabalha quando pac nao respeita sua privacidade mercado rua e etc reclamaçoes que nao tem remedio na farmacia e acomodaçoes etc vd aos acamados com dr e enf palestra peso de crianças pedir ou troca vaga com colega de equipe por um pac com emergencia seja puericultura ou consulta clinico geral agora está suspenso preventivo mais era mas uma tarefa aviso de preventivos urgênte casa que voçê já tinha visitado e outras funçoes só não trabalha quem não quer igual um firma que tem os morcegos . temos que revindicar sim com respeito a todos naõ temos nem plano de sáude tenho pac tuberculoso e já tive com hanseniase cuidado que falam e até acompanhamento de bolsa fámilia só nao trabalha quem nao quer temos enf e coodernador para nos supervisionar tem posto que funciona tem outros que nao cada um cuida da sua vida beneficios sim com respeito concordo quem não está satisfeito sai vamos colocar coisas construtivas para nos ajudar .

    ResponderExcluir
  19. Alguém da comissãopode falar algo sobre isso?

    "Agentes comunitários têm aumento"
    O Ministério da Saúde aumentou o incentivo financeiro que repassa mensalmente aos municípios, por meio do Piso da Atenção Básica (PAB) variável, para os 250.903 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam na estratégia Saúde da Família. O reajuste é de 16,3%, retroativo ao último mês de janeiro, e eleva o valor do incentivo de R$ 750 para R$ 871. Para garantir este benefício, o investimento do ministério será de R$ 403 milhões por ano, recursos que poderão ser ainda maiores, uma vez que a quantidade de ACSs tem sido crescente.
    Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

    Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Eles realizam ações individuais ou coletivas de prevenção a doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas nos domicílios e na comunidade. Com o reajuste, o financiamento anual do Ministério da Saúde para a garantia do incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde passa de R$ 2,5 bilhões para R$ 2,9 bilhões. “Essa previsão considera o número atual de ACSs no país (referente ao mês de fevereiro). Mas, com a expansão da cobertura do Saúde da Família, esse valor poderá chegar a R$ 500 milhões até o final deste ano”, explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Segundo ele, esses recursos são para remuneração direta dos agentes e pagamento de encargos trabalhistas.

    ResponderExcluir
  20. Se a pessoa está satisfeita c/ o que ganha, ótimo, mas se não estiver satisfeita, acho que tem que reclamar mesmo, e aqui é o canal perfeito pra isso, pelo menos era. O que não pode são pessoas postarem idiotices menosprezando nossa categoria e insinuando que acs não trabalha, essas pessoas é que não devem fazer nada, por isso estão satisfeitas c/ o que ganham.
    Só não entendi o apoio da Fatinha e da Dinha a essas postagens.

    ResponderExcluir
  21. Sou acs,meu cargo exige somente o nível fundamental, mas eu lido c/ vidas e mereço ser muito bem remunerada!

    ResponderExcluir
  22. PORTARIA Nº 459, DE 15 DE MARÇO DE 2012Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de AgentesComunitários de Saúde.Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, que aprova a PolíticaNacional da Atenção Básica e dispõe como responsabilidade do Ministério da Saúde, a garantia derecursos financeiros para compor o financiamento da atenção básica; e,Considerando a necessidade de revisar o valor estabelecido para o incentivo de custeio referenteàs equipes de Saúde da Família, às equipes de Saúde Bucal e aos Agentes Comunitários de Saúde,resolve:Art. 1º Fica fixado em R$ 871,00 (oitocentos e setenta e um reais) por Agente Comunitário deSaúde (ACS) a cada mês, o valor do incentivo financeiro referente aos ACS das estratégias de AgentesComunitários de Saúde e de Saúde da Família.Parágrafo único. No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculadacom base no número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no caput deste artigo.Art. 2º Os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, correrão por conta do orçamentodo Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.2015.20AD - Piso de AtençãoBásica Variável - Saúde da Família.Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partirda competência janeiro de 2012.

    ResponderExcluir
  23. Rosangela, tudo bem? Vc é agente nova ou da efetivação? Te pergunto isso, porque se for da efetivação deve me conhecer muito bem e saber que eu sempre cobrei nas assembléias o nosso "respaldo" com relação ao nosso trabalho...sempre falei que nós Acs somos maioria no PSF e que juntos podemos conquistar o que quisermos...se lutarmos pra isso!
    Sempre acreditei na possibilidade e sempre fui grata a Deus nas conquistas! É só isso amiga!
    Nossa portaria está aí com o nosso valor atual do incentivo de custeio(871,00)...e é prá isso que vamos lutar agora...prá que nosso repasse seja integral. Também acho que por sermos trabalhadores da ponta e sermos "a menina dos olhos do PSF" deveríamos ter um melhor salário, termos insalubridade,condições de trabalho adequadas, etc...e lutamos por isso a cada dia!
    Só que reconheço cada avanço como vitória e agradeço a Deus,sempre acreditando que dias melhores virão!
    Trabalhei muitos anos de forma precária, sem direito a nada...hoje sou funcionária pública! Finalmente aconteceu o concurso para os Acs e hoje somos uma categoria de quase 800 agentes no município...Agentes guerreiros que mesmo depois de passarem no concurso tiveram que esperar tanto tempo e se unirem para lutar pela nomeação...estivemos juntos na luta pelo plano de cargos e fomos vitoriosos...costumo ir somando essas conquistas e reconhecendo que vale a pena continuar acreditando!

    Um abraço e um fim de domingo abençoado,

    ResponderExcluir
  24. Eu sou concursada Fatinha, porém sei da sua história. Por isso estranhei vc endossar palavras de menosprezo para c/ a nossa categoria. A 1ª postagem a pessoa nada mais disse do que a verdade e foi massacrada pelo anônimo que se referiu a nós como "esses acs" e o Luciano desandou a falar besteira,insinuando que acs não trabalha e vcs em momento algum nos defenderam como um todo, muito pelo contrário, não achei legal essa postura. Se ele não trabalha, bom pra ele, mas eu trabalho muito e acho sim que mereço um melhor salário e não vou aceitar que NINGUÉM menospreze minha categoria. Dificuldades no passado todo mundo já teve, mas isso não nos impede de, JUNTOS, lutarmos para termos um presente e um futuro melhores.

    ResponderExcluir
  25. Nossa portaria? Essa portaria é do Ministério da saúde.

    ResponderExcluir
  26. me perguntaram: se formar em que,ganhando o vc ganha?
    Desde quando precisa de dinheiro pra estudar? vc está pensando em estudar na PUC? quer dizer que quem nasce pobre está condenado a morrer pobre?

    ResponderExcluir
  27. Agora eu entendo porque que a maioria das pessoas fazem postagem anônimas.Como anônimo,posso falar o que quiser e ninguém dá importância,mas quando nos identificamos tem uma repercussão tremenda.Por isso eu acho que a pessoa responsável por esse blog deveria proibir postagens anônimas.
    Eu disse e repito,que eu também sou a favor da reivindicação por um salário melhor,também acho que 750,00 é pouco.
    Mas na minha opinião,um bom emprego não se avalia apenas por um bom salário,existem outros critérios,outros fatores que devem ser levados em consideração.No nosso caso,temos o privilégio de trabalharmos perto de casa.isso já é uma coisa muito importante,nos faz poupar umas 5 horas diárias de nossa vida,e poucos valorizam essa vantagem.A minha esposa trabalha em uma clínica de radiologia,ganha 250,00 a mais que eu.Sabe a que horas ela sai de casa para trabalhar? 06:50 para pegar as 09:00,larga as 19:30 e chega em casa as 21:30 ou mais,depende do trânsito.Apesar de eu ganhar 250,00 a menos,eu digo com toda certeza,que eu não trocaria de emprego com ela.
    E outra coisa que se deve levar em consideração,é a estabilidade.
    Quando eu trabalhava de carteira assinada,eu não me sentia seguro nem mesmo para fazer uma compra parcelada em 12 vezes,principalmente se fosse no nome de terceiros.Porque tinha medo de que quando chegasse na quarta ou quinta parcela,eu fosse demitido.Já aqui não,vc pode parcelar sua compra em 20,30 vezes que vc sabe que vai ter como pagar até a última parcela.
    Pagamento em dia também é um outro fator muito importante.Quantas pessoas que trabalham em clt não sofrem com atrasos de salário?
    COMODIDADE DE TRABALHAR PERTO DE CASA,ESTABILIDADE E PAGAMENTO EM DIA.Não é possível que vcs não olhem essas três coisas como benefícios.Não é só salário alto que faz do emprego um bom emprego.
    Temos o exemplo de um acs que era da marinha,sei que alguns de vcs o conhecem,que pediu exoneração da marinha pra entrar no psf.Porque será que ele fez isso?Para a maioria das pessoas,ele é um louco,mas provavelmente,o bom salário da marinha não era o suficiente para o seu bem estar.
    Sei que muitos vão criticar tudo isso que estou falando.Nesse blog,tem acs duplo,quando falam coisas agradáveis,se identificam,mas quando querem falar besteiras,são anônimos.
    Eu não tenho medo de falar o que penso.
    EU QUERO GANHAR 1000,00 POR MÊS.MAS TAMBÉM QUERO TER PAZ E TRANQUILIDADE NA MINHA VIDA PROFISSIONAL.SE NÃO TIVER ISSO,NEM UM SALÁRIO DE 10.000,00 VAI VALER A PENA.
    LUCIANO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa fala como se receber em dia fosse algum tipo de vantagem... pagar em dia é dever de todo patrão, seja na área pública ou privada. Estabilidade e trabalhar perto de casa não são sinônimos de salário de fome. Mais uma vez digo: quem está contente c/ o que recebe, ÓTIMO, mas fique na sua e não critique quem não está e muito menos queira justificar sua acomodação diminuindo o valor do trabalho dos acs.
      Obs: Estou postando no horário de trabalho por estar de licença médica.

      Excluir
  28. Referente a nós caro colega, portando:nossa!

    ResponderExcluir
  29. Sem querer colocar lenha na fogueira, mas acho que o Srº Luciano perdeu uma grande chance de ficar calado e as meninas da comissão que concordaram c/ ele foram infelizes, digo isso sem querer condenar ninguém, pois todos nós somos passíveis de erros e acertos. Quanto à pessoa que se referiu a nós como ESSES AGENTES, nem merece comentário, pois, além de ser uma pessoa preconceituosa, é covarde, nem coragem de se identificar tem.
    C/ relação ao nível de escolaridade, gostaria de lembrar aos companheiros, que temos acs pelo Brasil recebendo um excelente salário, existem municípios c/ arrecadação inferior a Nova Iguaçu, que pagam bem melhor, oferecem vale refeição e até plano de saúde. Existem municípios que pagam o piso + o valor do incentivo integral, é só pesquisar na internet que vc acha. E nessas cidades o nível de escolaridade pra acs é diferente? Claro que não.
    Portanto, beira o ridículo, num blog destinado aos acs, um acs fazer um comentário querendo melhores salários e condições de trabalho e ser duramente criticado por quem quer que seja. Imaginem se a atual gestão dá uma espiada aqui e vê que estamos satisfeitos c/ o que ganhamos só porque recebemos em dia, trabalhamos perto de casa e temos estabilidade. C/ que moral iremos reivindicar melhorias?
    Pobre daquele que se acomoda c/ sua situação de hoje sob o pretexto de que ontem era pior. Vai morrer à míngua. Temos que pensar que amanhã poderá ser melhor que hoje, só sepende de nós. E quem tá satisfeito por trabalhar pouco e perto de casa, fique quietinho e deixe quem almeja melhor condição de vida, lutar pelos seus objetivos.
    E, Luciano, nunca, mas nunca mesmo, tente justificar a sua falta de ambição na vida diminuindo a importância do trabalho de toda uma classe guerreira como a nossa.
    Perdestes uma imensa chance de ficar calado, falou um monte de besteiras e agora tá querendo amenizar. Conviva c/ a sua pequeneza e deixe que os outros sonhem e lutem pelos seus sonhos.
    Se não quiser receber salário por trabalhar perto de casa ou ter estabilidade, é só falar que eu te dou o nº da minha conta e todo início do mês pode fazer uma transferência pra mim.
    E meninas da comissão, vamos juntos nessa luta, sem acomodação, sem pobreza de espírito e sempre buscando um amanhã melhor.

    JAIRO ACS!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Esse luciano deveria abrir mão do incentivo, já que ele tá tão satisfeito por receber em dia, ter estabilidade e trabalhar perto de casa. Seria mais dinheiro que sobrava pra nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso seria bom pra você,que é tão ambicioso.

      Excluir
  31. Boa noite, sou da turna de 2010, e sempre acompanhei este blog, estou desanimando em entrar aqui. Sempre Houve divergências de opiniões, assim como em qualquer lugar, mas já estou ficando cansada de tanta reclamação e balela.
    Aqui é o lugar de ficarmos mais próximos, e mais unidos, mas ultimamente parece que o objetivo é de quem criticar mais o outro!!!
    Está com problemas pessoais vai pra igreja ou vai passear no final de semana, pois aguentar rancores está difícil.
    Quando olho o número de comentários, logo penso: tem novidades, porém é só bate boca.
    Pessoal, por favor vamos parar um pouco com tantas reclamações.
    Fico louca de curiosidade pra saber se tem novidades, faço perguntas sempre, mas as vezes acho que tem gente pagando uma fortuna pra comissão, pois acham que as meninas precisam fazer milagre. Quero continuar entrando aqui com satisfação por isso
    Conto com a colaboração e moderação de todos, todos estamos no mesmo barco. Avitória é de todos!!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Realmente desanima. Principalmente quando vc entra e percebe que estão querendo desfazer da sua categoria profissional.

    ResponderExcluir
  33. Jairo,eu não estou satisfeito com meu salário,também almejo por melhorias assim como vc.
    Não critico quem luta por melhorias.O que me deixa revoltado são as lamúrias.Uma coisa é vc lutar por melhorias,outra coisa é viver se lamentando,como muitos fazem.
    Alguém disse na primeira postagem: "Bela homenagem, pena que sem salário digno e condições de trabalho decentes, não tenhamos nada a comemorar".

    Aí eu pergunto: o que é salário digno para essa pessoa? ano que vem o nosso salário passará a ser 1000,00.eu digo que nem isso será digno.Um salário digno para nós hoje,seria no mínimo 1.500,00.acha que isso é possível?
    E vc disse que eu tenho falta de ambição.Na verdade eu tenho é os pés no chão.Nós estamos numa escada de apenas um degrau.Qualquer ambição em nossa profissão,é sonho.É utopia.
    E vc e outros disseram que estou satisfeito só porque trabalho perto de casa,tenho estabilidade e etc...eu não disse que estou satisfeito,eu disse para pensarmos nesses fatores antes de ficar se lamuriando.pra não olharmos só o lado negativo.tudo tem que ser pesado na balança.
    Rosangela. vc disse que estabilidade não é sinônimo de salário de fome.Concordo com você.
    Mas quando é que o nosso salário vai deixar de ser salário de fome?em junho de 2013,que será de 1.000,00?essa diferença de 250,00 vai te tirar da fome? vc tem mesmo esperança de algum dia ganhar um salário que não seja de fome trabalhando como acs? acreditar nisso é mais ridículo do que ser "pessimista",como dizem que eu sou.
    Ou quem sabe pensa que vai se promover,subir de nível,ter carreira no PSF? Nós somos agentes comunitário de saúde.Esse é o auge da nossa carreira no psf.
    Acorda mulher.Nossa escada só tem um degrau.
    LUCIANO.

    ResponderExcluir
  34. Eu acompanho o blog há algum tempo e quase nunca postava, mas não aguentei ficar calada vendo pessoas profrerindo um monte de absurdos sobre a categoria da qual faço parte. Também acho que aqui tem que ser um lugar pra debatermos visando melhorias, não pode é postarem difamações, pensem bem antes de digitar.

    ResponderExcluir
  35. Claro que um salário de R$ 1.500,00 é possível! Se vc, ao invés de viver na amargura e tentar transmitir essa amargura pra todos, pesquisasse um pouquinho, veria que existem acs ganhando em torno disso + benefícios, e isso em cidades que arrecadam menos que Nova Iguaçu.

    Mas, na boa, não debaterei isso c/ vc. Vc é feliz levando a vida que leva e isso é problema seu. Só não diminua a importância do meu trabalho pra justificar a sua acomodação.

    Jairo ACS!!!!

    ResponderExcluir
  36. mas como assim nosso salário só chegará a 1000 em junho de 2013? Já me disseram que é em junho agora.
    Poxa, comissão, por que vcs não fazem uma postagem esclarecendo essa questão do pccs? Simples, postem pra quanto vai nosso salário e quando, aí, pararíamos de encher o saco de vcs c/ essas dúvidas.

    A menos que vcs também não saibam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,segundo a tabela do pccv,nosso salário só vai voltar a ter aumento a partir de janeiro de 2013 e terminará em junho do mesmo ano,quando se fixará em 999,69.
      Veja se consegue baixar a tabela por esse link: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/arquivos/atos02-07-2011b.PDF
      Copie e cole na barra de endereço.
      Luciano.

      Excluir
  37. Comisão por favor coloquem + ou - assim:
    Só terá aumento quem:...
    Pra vc ter direito ao aumento vc deverá estudar isso: ...
    Obrigada pela compreensão, acho que assim vocês vão nos ajudar e nós vamos entender melhor e parar de perturbar vocês.
    Boa noite

    ResponderExcluir
  38. Eu já percebi que vcs não tem outro argumento pra me questionar que não seja: "se vc está satisfeito","vc tem falta de ambição","vc é acomodado" e bla bla bla bla.Pegam palavras isoladas do que eu escrevo para me detonarem.Isso mostra o quanto são bons em interpretação de texto.Recriminaram a pessoa que escreveu em uma postagem: "esses agentes de saúde",se ofenderam por causa da palavra "esses".Isso mostra o quanto vcs são sensíveis,dramáticos e o quanto gostam de se fazerem de coitadinhos.A palavra "esses",é um pronome demonstrativo.Não tem nada de ofensivo nessa palavra.
    Mas,falar com vcs,é o mesmo que andar pisando em ovos.Qualquer coisinha,quebra o ego de vcs.
    Vou dizer pela última vez.Não estou satisfeito com o que ganho.
    Não estou acomodado.
    Não tenho falta de ambição.
    Quero aumento de salário.
    Fico P da vida por ganhar só 750 reais.
    Mas não vou usar esse blog para ficar choramingando,reclamando e me fazer de enganado,pois eu já sabia que o salário era uma porcaria,fiz o concurso porque quis.A prefeitura não veio me buscar com força policial de dentro da minha casa.
    O dia que eu ver que não dá mais para suportar,peço exoneração.
    Esse blog é para trocar informações.
    Reclamações,queixas e revindicações é lá na porta da prefeitura.
    A prefeita não vai ler nada do que está aqui.
    LUCIANO.

    ResponderExcluir
  39. Respostas
    1. Não sei quem é você,mas de qualquer forma muito obrigado.
      Eu não sei como pode uma pessoa pagar taxa de concurso,estudar para a prova,por um "salário de fome".
      Luciano.

      Excluir
    2. Vou repetir: Só não diminua a importância do meu trabalho pra justificar sua acomodação.

      Fim de papo!


      Jairo ACS!!!!

      Excluir
    3. Eu também vou repetir: NÃO SOU ACOMODADO.
      E VOCÊ TAMBÉM NÃO É TÃO IMPORTANTE QUANTO PENSA.ESTÁ QUERENDO UM STATUS QUE NÃO PODE TER.

      E FIM DE PAPO TAMBÉM.
      LUCIANO.

      Excluir
    4. Tá gritando por quê, cara?
      Sua necessidade de auto-afirmação é tão grande que precisa berrar?

      Só pra constar, minha profissão é importantíssima e não será por causa de alguns que têm complexo de inferiodade que que ela deixará de ser. ACS é vida!

      Agora, te dou o direito de ficar debatendo sozinho.


      Jairo ACS!!!!

      Excluir
  40. Gente é ano de eleição, se não colocarmos pressão agora só daqui a 4 anos.Poxa junto com os ACE somos mais de 1000 ela sabe nosso valor,agora só falta sabermos.se cada um puxar 50 votos, isso daria 50000 votos para alguém que nos ajudar,é simples assim mesmo vamos parar de besteirinha que não podemos fazer isso,aquilo outro pode tudo ,pode até licitação falsa! ou vocês estão cegos? temos que colocar pra f.... é só ir alguém até lá e expor para a prefeita primeiramente e depois para os demais candidatos,não estaremos pedindo voto no horário de expediente mas sim após,e como isso seria feito?é claro que os assistidos os conhecem logo perguntarão em quem vão votar, não somos idiotas sabemos que isso vai acontecer e em quem vamos dar credito?a resposta é mais simples que a pergunta,em quem nos der literalmente moral.

    ResponderExcluir
  41. Agentes Comunitários de Saúde terão reajuste salarial de 16,3%
    O Ministério da Saúde aumentou o incentivo financeiro que repassa mensalmente aos municípios, por meio do Piso da Atenção Básica (PAB) variável, para os 250.903 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que atuam na estratégia Saúde da Família.
    Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

    O reajuste é de 16,3%, retroativo ao último mês de janeiro, e eleva o valor do incentivo de R$ 750 para R$ 871. Para garantir este benefício, o investimento do ministério será de R$ 403 milhões por ano, recursos que poderão ser ainda maiores, uma vez que a quantidade de ACSs tem sido crescente.

    Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais vinculados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Eles realizam ações individuais ou coletivas de prevenção a doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas nos domicílios e na comunidade. Com o reajuste, o financiamento anual do Ministério da Saúde para a garantia do incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde passa de R$ 2,5 bilhões para R$ 2,9 bilhões.

    “Essa previsão considera o número atual de ACSs no país (referente ao mês de fevereiro). Mas, com a expansão da cobertura do Saúde da Família, esse valor poderá chegar a R$ 500 milhões até o final deste ano”, explica o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Segundo ele, esses recursos são para remuneração direta dos agentes e pagamento de encargos trabalhistas.

    Cada Agente Comunitário de saúde é responsável pelo acompanhamento de, no máximo, 150 famílias ou 750 pessoas. O acompanhamento do trabalho destes profissionais é feito por um enfermeiro da equipe da estratégia Saúde da Família, lotado na respectiva Unidade Básica de Saúde. O agente deve ser vinculado ao município, que deverá aderir à estratégia para receber o incentivo financeiro do governo federal.

    “Atualmente, quase 97% das cidades contam com a atuação destes profissionais, o que representa uma cobertura de 122.555.622 brasileiros, ou seja, mais de 64% da população. A nossa intenção é estimular, cada vez mais, a adesão dos municípios pela importância do trabalho que os Agentes Comunitários de Saúde realizam”, acrescenta Helvécio Magalhães.

    Para ser um ACS, é preciso que o profissional seja morador (há pelo menos dois anos) da área onde exercerá as atividades, saber ler e escrever, ter mais de 18 anos e disponibilidade de tempo integral para exercer a função de agente comunitário. O recrutamento destes profissionais deve se dar por meio de processo seletivo promovido pela município, com o acompanhamento da secretaria estadual de saúde.

    SAÚDE DA FAMÍLIA – O Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da Atenção Básica, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas.

    As equipes multidisciplinares que atuam na estratégia são formadas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde para o desenvolvimento de ações de diagnóstico e orientação para o tratamento de doenças, promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação dos pacientes.

    Atualmente, o país conta com 32.498 equipes de Saúde da Família atuando em 5.288 municípios, o que representa um percentual de 95% de cobertura pelo Saúde da Família. A execução da estratégia é compartilhada pelos estados, Distrito Federal e municípios e coordenada pelo Ministério da Saúde.

    ResponderExcluir
  42. Pra quem está satisfeito c/ o que ganha recomendo dar uma pesquisada e ver quanto ganha um acs em Diadema, SP:

    Em fevereiro de 2012, portanto, antes do aumento do repasse, eles recebiam isso:

    salario de 759,00+ 109,00 de insalubridade+ 76,00 de vale alimentaçao + 264,00 de vale refeiçao = 1.208,00

    Vai aumentar agora c/ o repasse. Portanto, meus amigos, quem sonha c/ melhores condições de vida, não tá errado nem viajando na maionese, não. É POSSÍVEL!

    Só p/ lembrar: em Diadema, os acs também só precisam do nível fundamental, trablham perto de casa, recebem em dia e têm estabilidade.


    Jairo ACS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  43. Agora sim,está usando o blog como informativo,é pra isso que ele foi criado(embora não perdeu a oportunidade de soltar farpas).Mas lembrando que o salário é a mesma porcaria,o restante são benefícios,e benefícios não se incorporam ao salário.Não são pagos esses benefícios em férias,licença e muito menos em aposentadoria.Se quebrar uma perna por exemplo,e ficar impossibilitado de trabalhar por dois meses,vai ganhar apenas os 759.Benefícios não é salário.E se não estou enganado,eles são CLT,podem ser demitidos em qualquer momento.E 300 reais a mais faz um salário de fome se transformar em um salário digno?
    E só para lembrar,a palavra acomodado também pode significar: Inércia,está em lugar desagradável,desconfortável e não querer sair dele.
    Luciano.

    ResponderExcluir
  44. Até agora olhei essa discussão e nada comentei. Mas esse Luciano é o cara mais sem noção que eu já vi por aqui. Salário, benefício, pouco importa. O que vale é que na sooma no fim do mês, eles vão ter o que por na mesa. Ou será que ele não compra comida?Pra quem compra, mais de R$ 300,00 como benefício de alimentação tá bom demais. Funciona como se salário fosse. Dos nossos + ou - 850 líquidos, quanto gastamos c/ alimentação? Então se recebêssemos um benefício parecido, faria muita diferença nas nossas vidas.
    300 e poucos reais tornam sim um salário digno, não o ideal, mas digno sim. 300 e poucas reais pagam a mensalidade de um filho nosso em um curso ou escola particular, ou pra quem não tem casa própria, o aluguel ou até um bom plano de saúde.
    Esse cara tem a mente muito pequena, companheiros. É do tipo que fala a besteira e morre tentando justificar c/argumentos ridículos.
    Uma coisa que não foi comentada por ninguém nessa discussão toda, foi a questão levantada pelo companheiro que fez a 1ª postagem, as condições de trabalho. Gente, estamos entregues à nossa própria sorte. Nada temos de estrutura. Será que esse sem noção também está satisfeito c/ nossas condições de trsabalho?

    ResponderExcluir
  45. minhas amadas da comissão,primeiramente tenho dois pedidos pra vcs: 1: por favor, aceitem esse comentário, sei que muitos colegas se identificarão c/ o que eu vou dizer. 2: vcs nao poderiam parar de aceitar esses comentários que nada acrescentam? enquanto fica essa briguinha nós nem sabemos mais de que assunto táva falando. esse luciano parece uma criança de 2 anos de idade.
    tá apaixonado pelo jairo marca um encontro c/ ele e deixa o blog em paz.

    podemos falar sobre o incentivo, pccv, insalubridade ou vamos ficar nessa picuinha besta?

    obrigada, meninas.

    ResponderExcluir
  46. eu nao acredito que voces ainda ficam fazendo perguntas sobre pccv,a tabela saiu a quase um ano e vcs ainda nao entederam? minha nossa.vcs estudaram igual a fatinha,dinha e a fernanda,ou nao estudaram?é muito simples, é só pegar a tabela e ler e interpretar.parecem crianças,que estão aprendendo a ler.

    ResponderExcluir
  47. Pronto! Agora apareceu a outra modalidade de acs:o sabe-tudo que não acrescenta nada ao debate e só posta pra desfazer e ofender os outros. afff...

    ResponderExcluir
  48. nao precisa ser sabe-tudo.é só saber ler.toda pessoa que fez o ensino fundamental ou o médio,tem a obrigação de saber ler.nao tem que ficar incomodando as meninas da comissão.querem a tabela do pccv desenhada,igual a livro de jardim de infancia?
    os acs só vão voltar a receber aumento a partir de janeiro de 2013.isso está la na tabela.

    ResponderExcluir
  49. Pra que tanta agressividade!? Por que a verdade incomoda tanto!? Sou grata a comissão por lutarem por nosso aumento de salário, mas ainda tem tanta coisa pra melhorar, não temos insalubridade, vale refeição, protetor solar, plano de saúde. Precisamos sim lutar por nossos direitos, salario em dia na conta não é favor, é obrigação do empregador. Todos esses direitos não são favores, devemos nos incomodar sim. Temos direito a reajuste salarial e se for possível pedir aumento, estamos aqui pra isso.

    ACS Tânia
    Acho q todo mundo sabe que esse concurso é de nível fundamental, que se quer ganhar um bom salario deve-se fazer outro concurso, mas se o povo sempre abaixar a cabeça e aceitar esse salário sempre pequeno e defasado o Brasil não anda gente. Enquanto der para gritar, para lutar, para não se acomodar vamos fazer isso. Estou vendo outro concurso para fazer, vou estudar, me dedicar, mas enquanto eu não passo e esse sonho não acontece, vou lutar sim por um salario mais justo e melhores condições de trabalho.

    ResponderExcluir
  50. Boa, Tania!
    Caramba, como é bom ler uma postagem dessas!

    Tô falando que acs de alma pequena, complexo de inferioridade e acomodado é um em um milhão. GRAÇAS A DEUS!



    Jairo ACS!!!!

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.