domingo, 17 de junho de 2012

Data da Assembléia!


Finalmente,nossa assembléia se fará realizar no dia 26 de junho às 14 hs no MAB,próximo ao Esporte C.Iguaçu...breve, postarmos o endereço.
Um abraço,a todos!

48 comentários:

  1. Olá meninas da comissão!
    Em primeiro lugar quero agradecer pela luta de vcs em favor da nossa categoria, nos mostrando mais uma vez, a competencia de cada uma de vcs e nos fazendo acreditar que se relamente houver luta, as coisas podem melhorar cada dia mais.
    Não sei se vcs já viram, mas hoje estava pesquisando na net sobre concursos e vi que a prefeitura do Rio abriu conurso para agente comunitário de saúde e para minha surpresa estava lá: 2.3. Vencimentos: O vencimento é de R$ 810,00 (oitocentos e dez reais).

    2.4. Benefícios:

    2.4.1. Vale-Alimentação

    2.4.2. Insalubridade no valor de R$ 124,40 (cento e vinte e quatro reais e quarenta centavos)
    Acho que precisamos nos mobilazr mais uma vez e correr atrás do que é nosso por direito.

    Se quizerem conferir ai está o link.
    http://www.pciconcursos.com.br/concurso/iabas-instituto-de-atencao-basica-e-avancada-a-saude-rj-23-vagas-632

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. EU ESPERO QUE ESSE ENCONTRO TRAGA ALGUMA MUDANÇA NA SITUAÇÃO DOS ACS DE NOVA IGUAÇU. PORQUE ATÉ AGORA, ESTAMOS SEM SABER O QUE FAZER DE PRÁTICO, DIANTE DE TANTOS ABSURDOS E ILEGALIDADES PRATICADAS PELA GENTALHA DA POLITICAGEM SUJA DESTE MUNICÍPIO COM O CONSENTIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA. ESPERO SINCERAMENTE QUE TODOS QUE SE INDIGNAM E TENHAM RECLAMAÇÕES PRA FAZER NÃO DEIXEM DE IR A ASSEMBLÉIA. A UNIÃO FAZ A FORÇA. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  3. algúem sabe me dizer se 20; 21 e 22 sera ponto facultativo para nós

    ResponderExcluir
  4. A coisa ta feia, o funcionário publico municipal não pode mais nem recorrer aquele velho empréstimo consignado oferecido pelos bancos. Sempre que exagerávamos nas contas tinha-mos a possibilidade de conseguir um dinheirinho extra pra ajudar cobrir as despesas. Pena que agora não temos mais essa opção. Fui procurar a prefeitura pra pedir uma declaração de margem consignável, pra que eu tivesse acesso ao beneficio. Mas ao chegar lá fui informado de que no momento a prefeitura não estava dando a tal declaração devido a um problema com os bancos com os quais a mesma tem os convênios dos empréstimos. Ao questionar o motivo, não me esclareceram de forma convincente, então fui aos bancos e ao chegar lá pra minha surpresa, o tal problema era referente aos pagamentos (ou a falta deles). Como todos sabemos, no empréstimo consignado o valor da parcela é descontado na folha de pagamento, por tanto cabe a prefeitura repassar os valores todos os meses.
    Mas, se todo mês eu vejo em meu contracheque o valor da parcela descontado. Por que será que esse dinheiro não ta chegando ao banco?
    SERÁ QUE A PREFEITURA NÃO ESTÁ REPASSANDO?
    Fiquei curiosa, gostaria de saber de verdade o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho um empréstimo e ano passado tive que resolver algo no banco e meu gerente me informou que o repasse da prefeitura para o banco estava atrasado em 2 meses, hj não sei como está mais torço muito que eu receba uma cobrança do banco para poder colocar a prefeitura na justiça por constrangimento.

      Excluir
    2. Obrigadaaa.................essa semana vou tentar resolver isso.

      Excluir
  5. Olá pessoal!!! Agora vamos ter a chance de discurtimos a situação dos acs. Principalmente com a possibilidade do nosso ponto ir parar nas mãos dos coordenadores das UBSs, como quer a Atenção Básica. Justo nesses meses de eleição. É nítida a forçação de barra em cima do PACS. Se essa história for verdade, alguém vai ter explicar o motivo dessa mudança. Por isso eu acharia muito importante a presença de um representante da gestão. Espero que todos compareçam nessam assembléia. Não podemos permitir essas manobras com fins eleitorais. Se for o caso, podemos entrar com uma ação na justiça, para impedir essas mudanças repentinas. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente vejo alguns colegas que não estão vendo esses problemas dessa forma . Podem até me achar corporativista mas a minha opinião é, um ACS tem que ser unido com o outro ACS independente de questões pessoais mas se não quer SOMAR pelo menos não venha DIVIDIR a Equipe ok?!. Mas na minha Equipe do PACS tem uma galerinha puxa saco de enfermeira (ENFERMEIRA APADRINHADA POR POLÍTICO)chegaram ao ponto de ficarem falando dos próprios colegas tentando se dar bem em cima disso, o famoso leva e trás. E em quanto isso a Enfermeira esta começando a colocar as garrinhas de fora já que um político daqui esta por trás dela.Disse que vamos ter folha de ponto para controle dela , disse que vamos ter que fazer de novo o HIPERDIA (essa ficha tem todos os documentos da pessoa inclusive endereço ,tel,titulo ,CPF, RG,PIS etc...)Pra que isso agora novamente (ano de Eleição)??? Resumindo se nós ACSs não nos unirmos vamos servir sempre de marionete para políticos.



      Obs: Alguém mais de outra Equipe recebeu noticia de ter que fazer novamente o HIPERDIA???

      Excluir
    2. Caro Anonimo...

      Quanto ao HIPERDIA a minha equipe, e pelo o que eu estou sabendo muitas outras também, estão tendo que refazer, pois a nossa amada secretaria PERDEU as fichas de vários ACS.

      Quanto a folha de ponto continua com a enfermeira como sempre foi.

      Lembrem-se sempre, NOS ACS somos concursados e não DEVEMOS aceitar qualquer qualquer ordem descabida.

      Os enfermeiros, são contratados e podem bater o pé até certo ponto. Afinal, como todos nós, eles também tem contas para pagar...

      (postando como anonimo para evitar represárias)

      Excluir
  6. REPASSANDO
    ISSO É ACIMA DE TUDO, UM DIREITO DO ELEITOR.

    ASSIM PODERÁ COMEÇAR A CONSCIÊNCIA CÍVICA, QUE LIMPARÁ ESTE QUERIDO BR A S I L

    Bom Jesus de Itabapoana - 89,23% de votos nulos
    CIDADANIA
    Bom Jesus de Itabapoana - 89,23% de votos nulos
    *LIÇÃO DE CIDADANIA* *Precisamos divulgar....

    No município Bom Jesus do Itabapoana , devido ao baixo nível do candidato,de um total de 26.863 eleitores que compareceram às urnas, 20.821 eleitores conscientes decidiram anular
    o voto
    Um exemplo a ser seguido! É algo difícil de acontecer
    mas aconteceu!
    Os votos nulos somaram 20821 (89,23%).
    Vejam a coragem e esclarecimento dessa população.

    O candidato a prefeito não servia e a população cuidou de eliminá-lo no voto.
    O TRE terá que fazer nova eleição e o candidato reprovado não poderá ser candidato novamente
    O interessante é que esse fato não foi divulgado em nenhuma mídia. Até a Globo NADA FALOU

    Se a moda pega, quem sabe não poderíamos depurar essa gente que vive enganando a todos?


    Quem sabe a solução que tanto almejamos não passa por aí?


    Já que a imprensa está comprada por estes políticos corruptos, vamos fazer a nossa parte.

    Divulgue isso para o maior números de pessoas de sua lista.

    O NAVIO DA GLOBO SÓ NAVEGA ENCIMA DO MURO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não é Democracia!!!!
      Já pensou se a moda pega, nenhum candidato se elege, mais dinheiro é disperdiçado na organização da eleição e acabará tendo que ser imposto um governante(ditadura).
      O certo pra mim é lutar pela ficha limpa e impor a ética e o compromisso com o povo. Votar nulo não resolve os problemas só cria outros piores.

      Abraços

      Excluir
    2. Caro anônimo votar é um direito conquistado por nossos antepassados com muita luta. Se estudares a história verás que muitos sofreram lutando por esse direito. Logo,

      Anular é uma atitude alienada, de quem não se importa com o rumo do país. Retirar-se da discussão é fácil, porém perigoso.

      Anarquismo não leva ninguém a lugar nenhum. Agora participação política e luta por melhores candidatos sim!!!!!

      http://super.abril.com.br/cultura/adianta-votar-nulo-446574.shtml

      Excluir
    3. Sobre o voto nulo

      Circulam pela Rede mensagens dizendo que se metade mais 1 dos votos forem nulos, terão de ser realizadas novas eleições, com a participação de candidatos diferentes.

      Mas o que diz mesmo a Lei? O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que: “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.”

      A Lei diz isso!!!

      Nunca falou de “voto nulo”.

      O voto nulo (do eleitor) e o voto branco tem o mesmo efeito na eleição: nenhum!!!!!!!!!

      As pessoas confundem as duas coisas e tem inclusive sites na internet de supostos sabichões, que leem a Lei, mas não sabem a diferença entre as duas coisas e aí se acham os entendidos.

      O voto é nulo para a Lei do ponto de vista de existir nulidade no voto. Ou seja, o voto com nulidade á aquele que foi anulado pela Justiça Eleitoral e não aquele que foi anulado pelo eleitor. Segundo a lei, se a nulidade do voto (e não o voto nulo) for maior que 50% por cento do total de votos, deve ser realmente feita uma nova eleição, sem no entanto prever que os candidatos devem ser diferentes do pleito original.


      Voto nulo - O eleitor vota ou um n° de candidato errado ou inexistente. Esses votos são nulos.


      Voto com nulidade - O ex-Governador do RJ, Antony Garotinho obteve 694.862 para Deputado Federal, mas a candidatura dele está sub-judíce. Se ele for julgado inelegível, esse votos poderão considerados nulos ou anulados. Mas um outro tipo de nulo. Nulo porque existiu nulidade.


      Por último, se alguém souber de alguma eleição no planeta que deixou de valer por esse motivo: grande quantidade de eleitores que anularam seu voto, me avise!

      Esta é a típica posição política, que, ou por infantilismo de esquerda, do tipo “as coisas não são como eu quero ou desejo, então...”; ou por má fé (já que existe uma clara polarização entre dois projetos antagônicos para o País, ao se votar nulo termina por colaborar com a volta dos Demo-Tucanos ao governo central); ou pior, por ambas, que tenta se mascarar para enganar os desavisados.

      O voto nulo só favorece ao poder econômico, aos poderosos de sempre, aos rebanhos fundamentalistas, aos que compram voto etc. etc.

      ATT, Paulo

      Excluir
    4. Dá uma olhada nesse página: http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/2008/10/26/ult6008u466.jhtm

      Excluir
  7. TAMBÉM FOI PASSADO ISSO ONDE TRABALHO E OQ MINHA ENFERMEIRA NOS PASSOU É QUE TEMOS QUE FAZER NOVAMENTE POR MOTIVOS TROCAS DE MEDICAÇÃO.JÁ ESTAMOS ATUALIZANDO!!! E AINDA TEMOS TAMBÉM QUE ASSINAR O PONTO NO POSTO DE SAÚDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acham estranho folha de ponto e HIPERDIA tudo de uma vez? Eu acho mas fazer o que? Sei das minhas atribuições, sei como uma Equipe é formada e desde já me recuso assinar folha de ponto que esteja nas mão de funcionários de Posto de Saúde!!!

      Excluir
  8. HIPERDIA é pedido todo ano pela secretária e não coloco numero de titulo e nem telefone pois a secretaria quer saber quais remédios a pessoa toma e não onde ela vota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é colega mais a ficha de HIPERDIA tem espaço para colocar todos os documentos inclusive titulo e eu também já fiz várias vezes essa ficha, teve ano que fiz duas vezes !!!!

      Excluir
    2. porém eu não coloco, eles vão me obriga? kkkkk

      Excluir
    3. Estamos refazendo pela terceira vez, como cansei disso, resolvi tirar xerox de todos da minha area, pq sei que no próximo governo, ou troca de de secretários, vão sumir com tudo de novo!!! Os cadastrados já vem falando de novo isso!? Remédio no PSF que é bom nada néh!?

      Excluir
  9. Folha de ponto com enfermeira???? Onde??? nO meu Pacs sempre foi com a cordenadora do posto,aliás, a enfermeira só aparece de vez em quando e quanto a cordenadora,manda e desmanda na vida dos ACS.Na real somos um bando de brinquedinhos que foram convocados sob pressão e que nem a secretaria e muito menos a atenção básica sabe o que fazer conosco.

    ResponderExcluir
  10. Um vídeo para todos refletirem:
    http://www.youtube.com/watch?v=M3s3FmRAy5g

    Em especial: Dinha Pinheiro,Fatinha,Fernanda Souza,Martinha

    meu nome, um agente excluído
    - Daniel-

    ResponderExcluir
  11. PORQUE ESTA REVOLTA TODA COM NÓS ACSs? OS ENFERMEIROS DEVEM SER CONTRATADOS PELOS FUTUROS POLÍTICOS, PORQUE ELES MANDAM E DESMANDAM E OS ENFERMEIROS ACATAM, E NÓS ESTAMOS SENDO ATERRORIZADOS POR ELES. ISSO É UMA INJUSTIÇA, PARA OS TRABALHADORES HONESTOS. É MUITA PRESSÃO PSICOLÓGICA, É MUITO CACIQUE PRA POUCO ÍNDIO. ESTOU REVOLTADA COM TUDO ISSO, TODOS OS DIAS INVENTAM COISAS EXTRAS PARA FAZERMOS, COISAS ABSURDAS COMO RECADASTRAMENTO, NOVOS CADASTROS, NOVAS FICHAS DE HIPERDIA, ASSINAR PONTO TODO DIA NA UBS,CONTROLAM ATÉ O QUE CONVERSAMOS ENTRE NÓS. QUE TERRORISMO!!!
    NUNCA PENSEI QUE UM DIA PASSARIA POR TANTOS CONSTRANGIMENTO, TANTA BAIXARIA COM ESTA GESTÃO. SE DEPENDEREM DE MEU VOTO, DE MEUS FAMILIARES E DAS MINHA FAMÍLIAS EM VDs, JAMAIS SERÃO ELEITOS. JAMAIS! ERA DA DITADURA JÁ ACABOU, EU ACHO.

    ResponderExcluir
  12. alguém sabe qndo vamos receber o décimo???????????Obrigadaaaa gente..bjoss pra todos

    ResponderExcluir
  13. Olá amigos ACS......O NOSSO DÉCIMO TERCEIRO SAIRÁ AMANHÃ,DIA 22 DE JUNHO.CONFIRMADÍSSIMOOOOOOOO,OK?

    ABRAÇOS.
    ♥A-MI-GA♥ ACS

    ResponderExcluir
  14. CAROS AMIGOS!!!!TODA ESSA REVOLTA RELATADAS NAS POSTAGENS ACIMA, DEVEM SER LEVADAS A COMISSÃO NO DIA DA ASSEMBLÉIA. ATÉ QUANDO VAMOS FICAR ASSISTINDO NA PLATÉIA TODA ESSA SUJEIRA??? ESTÁ ACONTECENDO DE TUDO NOS PACS. DESDE COORDENADORES QUERENDO AS FICHAS A, ATÉ A CONTRATAÇÃO DE NOVOS ENFERMEIROS PRA SUBSTITUIÇÃO DAQUELES QUE SE RECUSAM A "FECHAREM" COM A POLITICAGEM. A ILEGALIDADE É GERAL. ACIMA DE TUDO DEVEMOS TENTAR UM CONTATO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE (JÁ QUE ELE É O RESPONSÁVEL PELA PASTA), SE ISSO NÃO RESOLVER, VAMOS ENTRAR COM UMA AÇÃO NA JUSTIÇA, PRA IMPEDIR QUE SEJAM REALIZADOS MUDANÇAS NOS PACS AS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES COM MOTIVO ELEITOREIRO. DEVEMOS TENTAR UM TERMO DE COMPROMISSO COM O SECRETÁRIO DE QUE NÃO HAVERÁ MAIS MUDANÇA NA ROTINA DOS ACS,PELO MENOS ATÉ O FIM DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS. EU ACHO QUE SÓ ASSIM ELES NOS DEIXARAM EM PAZ. E SE CONTENTARAM EM USAR AS UBS PRA SE ELEGEREM COMO É DE COSTUME. TEMOS QUE NOS LIVRAR DESSA GENTALHA. ATÉ A ASSEMBLÉIA. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que todos ACSs colocam em pauta todas dúvidas.Porque se depender da atenção básica, vamos continuar dando murros em ponta de faca.A hora é essa.Todos deveriam comparecer a esta ASSEMBLÉIA. Pelo menos temos apoio de nossa comissão.Até lá!

      Excluir
  15. AI GALERA!!! A ATENÇÃO BÁSICA QUER COLOCAR O PONTO DE TODO MUNDO NAS UBS. VAMOS FICAR CALADOS E ACEITAR??? VAMOS COMPARECER A ASSEMBLÉIA E MANIFESTAR A NOSSA INDIGNAÇÃO COM TODA ESSA SUJEIRA. ATÉ LÁ. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  16. Ué gente!!! Desde que eu entrei em 2010, que o nosso ponto fica com o nosso enfermeiro. Não sei o porque dessa mudança agora. Muito estranho!!!!!!!! Até assembléia. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Está previsto para o dia 29-06-12.
    Resposta dada pelo pessoal da folha de pagamento.
    a.m.

    ResponderExcluir
  18. Prefeitura paga 1ª parcela do 13º salário nesta sexta
    A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, determinou que o pagamento da primeira parcela do 13º dos servidores públicos seja paga amanhã (22/06). Desde que assumiu o governo, em abril de 2010, Sheila Gama vem mantendo a rotina de pagar a primeira parcela em junho.

    Fonte: Site da Prefeitura

    ResponderExcluir
  19. olha, não dá nem para acreditar que concursados estão se submetendo a irregularidades . não ha o que temer .
    Nós temos que respeitar a lei e o nosso estatuto diz que : Acatar as ordens superiores RESSALVADAS as manifestadamente ILEGAIS, ou seja nada de cumprir o que é ilegal . e esta lei também nos obriga à relatar as autoridades as irregularidades que tiver ciência em relação ao cargo e também : representar contra irregularidade, omissão ou ABUSO DE PODER . estes pontos são obrigações e não direitos ,ou seja , tds tem a obrigação de NAO cumprir uma ordem ilegal e se esta existir agir contra ....mas sinceramente .. não dá nem para acreditar que vcs estão com medo DESTES seres ..
    Isso nunca aconteceu comigo , mas se acontecer com certeza o Ministerio publico ira ser acionado . O ministerio publico pode ser acionado por , e mail , telefone e pessoalmente e se vc quiser pede sigilo , ou seja , seu nome nem aparece no processo ... Galera ACORDEM !...
    AH o decimo sai dia 29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE COMPANHEIROS ACS A ILEGALIDADE E A POLITICAGEM COMEÇOU QUANDO RESOLVERAM DE FORMA ERRONIA,DIVIDIR O DINHEIRO DE PESSOAS QUE TRABALHARAM, COM PESSOAS QUE NEM SE QUER SAEM DO PSF PARA FAZER SE QUER UMA VD;QUANDO RECEBERAM ESSE DINHEIRO QUE NÃO OS PERTENCIA NINGUÉM RECLAMOU,POIS AGORA RECLAMAM DE POLITICAGEM? POLITICAGEM FOI ISSO QUE FIZERAM COM OS ACSs QUE JÁ VEM TRABALHANDO HA TEMPOS;PODEM ME CHAMAR DE MESQUINHO O QUANTO QUISEREM,POIS PARA MIM ISSO NÃO É MESQUINHARIA,É APENAS O QUE É CERTO.(DÁ HA CEZAR O QUE É DE CEZAR),DÁ DIREITO A QUEM É DE DIREITO.TENHAM UMA BOA NOITE E FIQUEM COM DEUS.

      Excluir
  20. AMANHÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá pessoal responsável pela assembléia,espero que entrem em contato nem que seja por telefone com a coordenadora do meu posto,porque senão ela não nos libera.Nós gostamos muito de participar das assembléias.Nós somos do PSF RIO D'OURO.Valeu não se esqueçam de nós!

    ResponderExcluir
  22. Sinceramente, não leio nenhum comentátio com Caixa Alta.

    Está gritando com quem amigo?

    13º Amanhã... Ô noticia boa!!!

    ResponderExcluir
  23. Bom final de semana a todos!!!!
    Disfrutem do décimo!!!No meu caso,só paguei contas..kkkkkkkk
    Abraços....


    ♥A-MI-GA♥ ACS

    ResponderExcluir
  24. ATÉ ESCREVER EM CAIXA ALTA OFENDE????? QUE PESSOAL SENSÍVEL HEIN!!!KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe o que significa escrever com caixa alta?!

      Excluir
  25. Parte I
    Prezados,
    Boa tarde. Resolvi passar por aqui por se tratar de um espaço de debate entre a categoria de Agentes Comunitários de Saúde. De antemão, me chamo Ricardo Mattos e, atualmente, respondo pela gestão da Atenção Básica. Digo atualmente, pois já tive passagem anterior neste município desde a ponta do serviço até a coordenação. Sempre caminhei lado a lado aos senhores e assim espero continuar. E foi justamente por este motivo que resolvi ler o que estava sendo dito, a fim de que pudesse ouvir (ou ler) o que está sendo dito e angustiando os senhores.

    Pelo que estou percebendo (me corrijam se eu estiver errado), as principais queixas estão voltadas ao sistema do Hiperdia e da folha de ponto do PACS. Tenho explicado tudo isso a todos os colegas que tem me procurado, mas com certeza isso ainda levará tempo para ser disseminado a toda categoria.

    Quanto ao HIPERDIA, o preenchimento dos formulários deve ser realizado periodicamente para o reconhecimento da realidade das comunidades. Ali estão presentes informações sobre o perfil do usuário e, obviamente, seu diagnóstico e tratamento. Agora, é importante destacar que esta ficha até pode ser preenchida pelo ACS para os casos de pacientes já diagnosticados e com prescrição médica prévia. Contudo, o principal objetivo desta captação é a vinculação deste usuário às Unidades de Saúde para o devido acompanhamento. Quero destacar que não adianta o ACS se esforçar e captar a clientela se ele não for acompanhado periodicamente pelos profissionais médicos e enfermeiros. Em manual específico, disponível nos sites do Ministério da Saúde / Departamento de Atenção Básica, pode-se consultar a periodicidade dos agendamentos para o monitoramento destes agravos.

    Então por que das fichas? Além de ser uma forma de iniciar o assunto com o usuário, podemos saber quais são os medicamentos que cada um está fazendo uso (com atualização a cada atendimento médico ou de enfermagem). Neste sentido, é possível prever o consumo de cada medicação e propor projetos de aquisição com base na real necessidade do município. É uma forma de acabar com o “eu acho que devemos comprar tanto de captopril”, entendem?

    Algumas pessoas indicaram que nas fichas existem informações como número do título de eleitor. Realmente este dado pouco importa para o cenário epidemiológico e, desde já, coloco vocês a vontade em não preencherem este campo. Mas, esta ficha é padronizada nacionalmente e, por isso, não podemos alterá-la. Acredito que muitos dos senhores já devem ter preenchido isto no passado. Infelizmente não consegui encontrar o acesso ao site direto do DAB para o formulário do HIPERDIA, mas deixo aqui de outro município para a conferência (http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/saude/arquivos/hiperdia/Ficha_Cadastro_Hipertenso_Diabetico_1via_v3.1.pdf).

    Agora vamos a dois pontos que talvez sejam mais polêmicos: a folha de ponto e a mudança de profissionais. Confesso que eu já tinha conhecimento que isso iria gerar certa movimentação, mas acreditem: esta medida não foi com o intuito de prejudica-los. No final do ano passado, o Ministério da Saúde publicou uma reformulação da Política Nacional de Atenção Básica - PNAB (Portaria GM/MS 2488/2011). Nela foram propostas modificações para otimização da rede de atenção básica nacional; dentre elas criadas balizas para a Estratégia Saúde da Família (ESF), os Consultórios na Rua (que estamos implantando desde o mês passado), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e, dentre tantos outros, para a Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS – ou PACS como alguns preferem chamar).

    ResponderExcluir
  26. Parte II
    Antes as EACS poderiam ter a proporção de até 30 ACS para cada enfermeiro. A proporção agora é de até 12:1, visando à melhoria da atenção a comunidade e, obviamente, aos Agentes. Pensem comigo. Antes nós tínhamos uma cobertura populacional por equipe de até 22.500 pessoas e agora temos até 4500 habitantes. As equipes de EACS trabalharão com a mesma proporção da Saúde da Família e, com isso, poderemos ter um olhar mais atento para a situação das famílias cadastradas.

    Porém, foi necessário reorganizar o território de trabalho e, por sua vez, (re)dividir as equipes e seus enfermeiros. Mas, não foram tantas mudanças assim. Agora pensando rápido lembro-me de apenas três ou quatro enfermeiros. Dentre elas, existiam profissionais que haviam solicitado desligamento e precisávamos realocar os selecionados via processo de chamamento público realizado em fevereiro.

    Quanto à folha de ponto dos profissionais da EACS, se dá pelo mesmo motivo de adequação ao previsto na PNAB. A Estratégia deve funcionar sempre vinculada a uma Unidade Básica – que não deve ser da ESF. Devem existir mecanismos para atendimento das necessidades populacionais que forem levantadas pelos ACS. Vamos lá: se vocês identificarem uma gestante o que vão fazer para facilitar o acesso ao pré-natal caso não estejam em uma UBS? Terão que pedir, tentar conseguir, telefonar........ isto se chama informalidade. Vocês são profissionais de saúde e precisam de espaço para atuação. Estes espaços precisam ser formais. Dentre as atribuições do enfermeiro da EACS, por exemplo, estão as consultas de pré-natal da sua área de cobertura. Para isto, ele precisará de um consultório, de prontuários, de sonar, de macas, etc.

    Este trecho da portaria 2488/2011 deve ilustrar o que eu falei acima: “O enfermeiro da Estratégia Agentes Comunitários de Saúde [...] deve ainda facilitar a relação entre os profissionais da Unidade Básica de Saúde e os ACS contribuindo para a organização da atenção à saúde, qualificação do acesso, acolhimento, vínculo, longitudinalidade do cuidado e orientação da atuação da equipe da UBS em função das prioridades definidas equanimemente conforme critérios de necessidade de saúde, vulnerabilidade, risco, entre outros.”

    Além disso, para que seja solicitada a regularização do incentivo mensal que o Ministério da Saúde repassa, é necessária à vinculação da EACS ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) de uma Unidade. Não é possível vincular o CNES a um espaço parceiro, embora este também possa servir como mais um templo de trabalho. Tomem como exemplo as Unidades de Saúde da Família. Nelas os ACS assinam ponto na Unidade, trabalham em parceria com a equipe multiprofissional, mas continuam executando o trabalho no território adstrito.

    Como ainda estamos em fase de implantação da EACS no município, muito ainda precisa ser feito. Mas, de antemão, gostaria de destacar o ineditismo na quantidade de equipes de EACS que estamos implantando, principalmente quando se compara a outros municípios da Baixada Fluminense. O primeiro passo para o credenciamento da EACS já foi dado – tivemos aprovação no CMS por unanimidade de votos. Agora, estamos dando o segundo passo que é a organização dos territórios para encaminhar a Secretaria de Estado. Sei que estamos longe de alcançar a perfeição, mas com certeza JUNTOS conseguiremos transformar a saúde deste município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pacs sempre trabalhou ligado a uma UBS. Nosso Cnes está cadastrado na UBS. Se ficamos em igrejas ou Associações para fazer nossas reuniões é porque não existe espaço físico que comporte os ACS dentro da Unidade, ou ficam a equipe de apoio e os pacientes, ou ficam os ACS e a equipe multiprofissional.
      O que tambem seria justo é o auxilio transporte pelo menos valer 95% do valor real da passagem ao invés de 36,06% para alguns agentes por não estarem trabalhando em sua área Ex. Cerâmica I está trabalhando no Bairro Cerâmica II e nenhum morador do Bairro Cerâmica I foi cadastrado e nem é atendido pelo programa, e os ACS tem que se deslocar para outro Bairro.
      Vale lembrar que as vagas do concurso 2007, não foram preenchidas, a caso em que das 19 vagas só tem 06 ACS trabalhando, o que torna impossível cobrir toda a área.

      Ailana - Pacs Cerâmica II

      Excluir
  27. PARTE III
    Por fim, gostaria de salientar que estas migrações não estão acontecendo e nem acontecerão sem a presença física da Atenção Básica. A Dra. Roberta Geórgia assumiu recentemente a gerência do departamento de Atenção Básica e conjuntamente aos apoiadores técnico-institucionais estará fazendo a apresentação formal e a discussão com as equipes no próprio território.

    Nossa! Acho que eu me empolguei e “falei” muito. Mas, vou deixar para conversarmos mais (muito mais) no dia do Seminário de vocês! Estou muito animado com o que estamos conquistando aos poucos e mais ainda pela possibilidade deste encontro da próxima sexta-feira (29/6), que também está cunhado pelo ineditismo em toda a região.

    Desculpem-me se invadi o espaço que é de vocês. Mas, se vocês não se importarem, este também pode se tornar um dispositivo de aproximação entre os vários níveis da gestão e um dos principais atores da saúde – os ACS.

    Força e fé!

    Ricardo de Mattos Russo Rafael

    ResponderExcluir
  28. Ricardo,o que mais me surpreende é que alguns ACSs estão fóra de sua área, portanto o questionamento da folha de ponto, é por conta da distância da área de atuação x UBS x residência. Além disso o gasto com passagens estão cada vez mais exorbitante, pelo fato de não ser só assinatura de ponto, incluie-se aí, reuniões constantes. O gasto ultrapassa o que vem depositado para fins de transportes.
    São dois anos e cinco meses aguardando para que a prefeitura providêncie uma UBS próximo da residência dos ACSs, conforme reza o edital. O que você responde sobre isso?

    ResponderExcluir
  29. Entendo seu questionamento e concordo que nestes casos se faz necessário pensar outras possibilidades. Mas, infelizmente não dá para eu te responder de maneira padronizada. Existem muitas EACS que atuam em territórios próximos de UBS. Nos casos mais distantes, vamos pensar alternativas. Em uma Unidade X (vou preservar nomes, ok?), os ACS nos procuraram questionando justamente sobre a distância e nós construímos uma alternativa em conjunto - o enfermeiro continuou colhendo as assinaturas do ponto no próprio território.

    Quanto ao seu questionamento de quando serão tomadas as providências da UBS próxima, não terei resposta. Deixe-me explicar os motivos. Quando retornei para a gestão da AB (fevereiro/2012) me deparei com um número muito superior de ACS e em áreas que não possuíam cobertura de UBS. A expansão da rede básica - que já está em andamento - precisa ser feita balizada por indicadores de saúde, reconhecimento dos fluxos populacionais, etc etc etc. Neste sentido, se tudo der certo (e dará), a previsão de mais 22 equipes de ESF até o final do ano. Significa que teremos a transformação de inúmeras equipes de EACS em ESF.

    Agora o problema de UBS em cada territórios só será resolvido após conseguirmos uma cobertura de 100% de ESF e isso provavelmente vai demorar. Digo isso não por falta de vontade, mas exitem várias burocracias que impedem esta expansão de uma hora para outra. Gosto de dar exemplos que possam ser conferidos. Olhe para os municípios ao nosso redor e verá que NI tem o maior número de equipes, embora esteja longe dos 100%. Mas, acredito que aos pouquinhos nós vamos regularizar.

    Quanto ao edital, não é que ele reze que tem que existir uma UBS em cada território (me corrijam se estiver errado, ok?). Até onde me lembro ele diz que o ACS deverá atuar no território do concurso. E isso, nem eu e nem ninguém pode mudar.Mas, reafirmo o compromisso de estudar estes casos de distância. E de qualquer modo, pouquíssimas equipes já foram "ligadas" as UBS.

    Muito obrigado pelo contato. Estou gostando muito de poder conversar com vocês por aqui.
    Abraços.
    Ricardo

    ResponderExcluir
  30. É isso aí amigo(a) quero ver se o DR Ricardo tem resposta para tantas irregularidades, ACS de outros bairros trabalhando fora da área enquanto que quem deveria estar ocupando essa área está fora trabalhando bem distante,não existe esta história de não poder trabalhar fora área é a maior mentira já exposta no edital......Edital furado mas os ACS que se sentirem ameaçados por esses "coordenadorezinhos"tem que ir pra rua e botar a boca no trombone!!!!!!!!!!!!Ano de eleição vamos mostrar quem vai nos ameaçar.......MP em cima desses politicos de NOVA IGUAÇU.

    ResponderExcluir
  31. DR Ricardo,no edital fala que tem que residir na área de atuação é requisito imprescindível como justificar agentes de outros bairros atuando completamente fora.É pela nova portaria?

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.