sábado, 23 de junho de 2012


                      Finalmente o nosso 1º Seminário vai acontecer e com isso, mais uma vez consolidando nossa categoria no processo de construção da saúde do nosso município, nos inserindo como fazedores e multiplicadores fundamentais para que esta máquina tão complexa continue funcionando e provavelmente esta será apenas a primeira etapa desse processo todo.  

                       Atenção! Continua sendo 3 vagas por equipe e avisem nos postos (quem é PSF) e as Enfermeiras (PACS), porque às vezes as informações demoram chegar até a gente. Nos encontraremos lá!

Lembrete: Como em postagem anterior, a ASSEMBLÉIA precisou ser ADIADA, em breve comunicaremos a nova data. Obrigada pela compreensão.

ATENÇÃO:  SERÁ EMITIDO CERTIFICADO PARA TODOS QUE PARTICIPAREM DO SEMINÁRIO 

36 comentários:

  1. Pôxa!!!! Enquanto isso a politicagem como solto nos PACSs. È ponto que vai parar nas mãos de coordenadores, como os mesmos querendo as fichas A, (ninguém sabe pra que), alguns agentes já estão dando plantão nas UBS e outros que estão sendo avisados desses plantões. É enfermeiro que entra e outro sai sem motivos. Apenas politicagem. Enfim, eu espero que tanto na assembléia quanto nesse seminário esses problemas sejam tratados com seriedade, ou não vai adiantar de nada, nem um, nem outro.

    ResponderExcluir
  2. É ridiculo o DR Ricardo vir aqui dizer que é estratégia colocar nosso ponto nas UBS,porquê não no inicio do ano ou no final do ano,porquê só agora quase julho "ou seja" próximo as eleições e quando a maioria dos donos dos postos foram trocados,coordenadores também.Os politicos "donos"são outros.Acho que a preocupação não é nosso trabalho e sim a politica,nunca a atenção básica se preocupou com ACS e agora vem falar sobre valorização......Fala sério DR Ricardo vocês estão querendo enganar a quem com essa conversa!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A iniciativa do seminário não foi da Atenção Básica e se vc rever postagens bens antigas, constatará que este sempre foi um pleito nosso. Portanto, não vamos confundir as coisas. Sejamos juntos, não vamos atacar as pessoas sem necessidade, tenho certeza q seu comentário não foi mal.
      Espero encontrar vc por lá.

      Excluir
  3. Seria importante que vc passasse um e-mail pra gente dinhatony@yahoo.com.br, dizendo exatamente em qual posto isto está acontecendo, entendo que vc não precisa se expor aqui no blog e fique certo que preservaremos a sua identidade. Sua colocação já foi exposta à pessoa que responde pela Atenção Básica, mas é necessário ter informações concretas para que as providências possam ser tomadas e mais, para que possamos cobrá-lo no futuro, caso essa atitude continue ocorrendo.

    ResponderExcluir
  4. Quero saber se é o ACS é obrigado a ir nesse seminário. DEsde já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Dinha, eu percebo a sua preocupação. Mas é fato que esse Dr.Ricardo, deveria antes de tomar decisões referentes aos agentes comunitários, deveria no mínimo ouvir em primeiro lugar os maiores interessados que são os ACSs. Caso contrário nos resta a entender que ele é mais um que chega somente pra atender aos pedidos dos vereadores (donos dos postos). Por isso eu gostaria e acho que todos os acs também queiram, uma assmebléia com a participação dessa pessoa. Caso contrário vamos ficar falando o mesmo assunto entre nós mesmos. Ou seja não vai dar em nada. Se ele é uma pessoa comprometida com a administração correta e séria, deveria passar em cada PACS, conhecer as nossas condições de trabalho, ou falta dela. Aonde estamos nos reunidos, em que condições. Como estamos sendo tratados pelos coordenadores dos postos. A pressão injusta e cruel que sofrem os seus colegas enfermeiros. E ai sim tratar estratégia pra mudar esse quadro caótico e ridículo. Não esquecendo ele, que lidar com concursados é muito diferente de lidar com contratados que são tratados na sua maioria sem nenhum respeito e a todo tempo veêm os seus empregos escorrem por entre os dedos. Basta que o coordenador não vá com a sua cara ou descobra que o seu partido não é o mesmo dele. Se não houver mudança pra melhor, resta-nos somente agreditar que esse é mais um como os outros que já passaram pela Dom Walmor e nada fizeram. Espero sinceramente estar muito enganada. Assembléia já. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita o seminário, lá será realmente o lugar certo para expor sua opinião e tirarmos compromissos das duas partes. Vc me entende, não é?
      Podemos propor que sua idéia dele visitar os PACS se concretize lá no seminário, tenha certeza que todas as propostas que saírem desse debate, será muito cobrada.

      Excluir
  6. Fiquei muito triste de saber que a assembléia foi adiada. A situação tá cada vez pior. Uma bagunça. Enfim...................

    ResponderExcluir
  7. concordo com todos os comentários expostos acima em relação ao ponto ficar nas ubs,pois tem muito cordenador que nem sabe o que é pacs,psf e muito menos esf e mesmo assim acham que são nossos patrões,querendo mandar e desmandar em nosso trabalho.Acho que a comissão deve brigar para que nosso ponto seja mantido com os enfermeiros das equipes pois já estou vendo que nossa rotina de trabalho irá se transformar num caos.Pois são trabalhos totalmente distintos e como é que iremos nos submeter a prestar contas a determinados coordenadores que nem sabem o que é lei 8080 do sus,muito menos como funciona nossa rotina de trabalho.Pois acho que nosso trabalho já é muito castigado pela falta de estrutura do municipio.

    ResponderExcluir
  8. Essa bagunça é surreal. Tem enfermeiro sendo demitido num dia e o outro chegando no dia seguinte de manhã. Acho que a Atenção Básica tem estoque de enfermeiros na gaveta. Que tipo de administração é essa?????? Como conseguem contratar tanta gente, em época de eleição, e sem concurso público?????? Como eles conseguem implantar essas pessoas na folha de pagamento da prefeitura???? Gente temos que denunciar isso no MP!!!! Essa eleição vai incendiar!!!!

    ResponderExcluir
  9. Tem coordenador que só quer no posto os enfermeiros, mas não quer os acs. Ainda assim vai ficar com o nosso ponto e comandar de dentro das UBSs a rotina dos acs através dos enfermeiros. Seremos funcionários das UBS, mas só no papel. Porque na prática o mais próximo os acs podem chegar é no pátio. Dá pra agreditar numa coisa dessas?????

    ResponderExcluir
  10. Tenho certeza que o Seminário, virá de encontro às nossas expectativas!
    Se permitam conhecer melhor o Ricardo e aí sim,tirem suas conclusões!
    Boa noite,

    ResponderExcluir
  11. Com todo respeito ao Sr Ricardo, eu gostaria de dizer que gostei muito de sua postagem, explicando as razões dessas mudanças. Acontece que entre o que o MS preconiza, e a Atenção Básica quer fazer, e o que os ACS fazem, tem um político em cada UBS. E esse político tem lá instalado a sua galera. E essa galera tá lixando, para o que reza o MS, MP, a Justiça Eleitoral e a população. Cada quer puxar a sardinha pro seu lado. Não importa quantos enfermeiros vão ser demitidos, se os acs teem ou não condições de trabalho. O que eles podem fazer pra melhor. Eles querem saber é de partido você? Se tá fechando com eles ou não? Se vale a pena apoiar os acs. Quantos votos podemos angariar pra eles? Essa é a realidade das UBSs. E sinceramente eu não agredito que o Sr. esteja tão inocente nessa história. Porque se estiver eu lhe peço desculpas. Eu acho que esse não o melhor momento para essas mudanças. Poderia ao menos esperar o período de eleição, e aí conhecer cada PACS. Começar com as mudanças. Porque eu tenho certeza que é o que todo mundo quer. Inclusive nós, que moramos na comunidade junto com nossas famílias. Que sejam bem vindo a todos que queiram melhorar essa situação. Mas tem que ser o melhor pra todo mundo. E não para os políticos. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber sobre o curso de capacitação dos novos agente, ninguém fala mais nada sobre o assunto!!! Dr Ricardo, por favor, quando será esse curso? E ainda, como ficará a situação das equipes de ESF com mais de 12 ACSs, em vista da nova politica nacional da atenção básica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, nem se preocupa com este tal curso de capacitação, porque daqui a dois anos quem entrar para a atenção básica, ou seja em época eleitoral, irá dizer que vocês aprenderam tudo errado. Este curso de capacitação não vale pra nada. Tudo que aprendemos assim que entramos, segundo o enfermeiro da UBS estava tudo errado.

      Excluir
    2. Sim, a minha preocupação não é com o curso... Até mesmo pq sei que aprendemos com a prática e com a vivencia com os ACSs mais antigos. Colega, a minha preocupação é que ainda não me deram minha área, esse tempo todo e não temos área! Temos que ficar cobrindo áreas com os ACSs antigos, por conta da falta desse tal curso os enfermeiros dizem que não podemos ir para rua, só como acompanhante dos ACSs antigos.

      Excluir
    3. O seu salário já está vindo em sua conta corrente?
      Então amigo,só depois das eleições que irão fazer algo por vocês, se é que irão fazer. Nesta prefeitura nada é para beneficiar o trabalhador concursado, só os políticos que tem vez. Infelizmente estamos nesta canoa furada.
      Espero que resolvam sua situação,caso contrário MINISTÉRIO PÚBLICO neles.

      Excluir
    4. OLÁ AMIGOS, HOJE ESTOU AQUI PARA AGRADECER MEUS AMIGOS QUE ME APOIARAM E ATÉ OS QUE NÃO ACREDITARAM NA SITUAÇÃO QUE EU VINHA PASSANDO COM MEUS PAIS DOENTES E SEM DINHEIRO PARA PAGAR A LIGHT. GRAÇAS A DEUS JÁ SOLUCIONEI OS PROBLEMAS. ALÉM DE ACS,CONSEGUÍ TRABALHAR DE FAXINA NOS FINAIS DE SEMANA. MUITO OBRIGADA PELAS PALAVRAS DE CARINHO E APOIO.
      FICO TRISTE POR ALGUNS ACSs GASTAREM PASSAGENS PARA TRABALHAREM,ESTAREM PASSANDO POR HUMILHAÇÕES E SENDO RIDICULARIZADOS POR ALGUNS POLÍTICOS, NÃO TEREM A ATENÇÃO QUE MERECEM PELA EQUIPE DA ATENÇÃO BÁSICA. MAS UMA COISA É CERTO, O VENTO QUE SOPRA LÁ,SOPRA CÁ. UM DIA ESSES MESMOS COLEGAS QUE SE ACHAM SUPERIORES A NÓS PODEM ESTAR EM NOSSA PORTA PEDINDO AJUDA,AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA.
      CONFIEM EM DEUS. OREM, OREM O MÁXIMO QUE PUDEREM,SÓ ASSIM O INIMIGO SERÁ DERROTADO. NÃO ESTOU FALANDO DE RELIGIÃO ALGUMA,MAS, A ORAÇÃO TEM PODER,EM QUALQUER QUE SEJA A DOUTRINA RELIGIOSA,ELA TEM PODER.
      TENTEM IGNORÁ-LOS, VOTEM CONSCIENTE. NÃO JOGUE SEUS VOTOS COMO PAPEL HIGIÊNICO USADO NAS URNAS.

      UM DIA USEI ESTE BLOG PARA DESABAFAR, ESTE É O MEIO MAIS VIÁVEL PARA ISTO. MAS, MUITAS COISAS SÃO ESCLARECIDAS AQUÍ.
      BOA NOITE A TODOS, E MAIS UMA VEZ, OBRIGADA.

      Excluir
    5. o PNAB diz que as "novas" equipes do pascs não poderão ter mais de 12 acs, mas, as antigas continuam com até 30 acs e um enfermeiro supervisor.

      Excluir
    6. Parabéns! Vc conseguiu porque não desistiu,não perdeu a fé e teve iniciativa, não ficou só lamentando. PARABÉNS MESMO!!!!!

      Excluir
  13. Que sejam benvindo a todos que queiram melhorar essa situação. Mas tem que ser o melhor pra todo mundo e não para os políticos.

    Esta frase do(a) caro(a) colega acima conseguiu atingir perfeitamente o centro de toda essa sujeira.

    ResponderExcluir
  14. ouvi dizer que será dia 29/06,
    é verdade???

    ResponderExcluir
  15. Na minha unidade não foi selecionado agente comunitário nenhum para ir ao Seminário,sabem por quê? Não é benefício pra coordenador nem enfermeiro.Estou muito chateada,porque eu gostaria muito de estar participando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é de qual equipe?
      E pode ir assim mesmo, que nós asseguramos que nada vai acontecer. Só é possível ir 3 agentes por equipe. Não existe essa história do coordenador não querer. Esse seminário é nosso! Coordenador nenhum tem que interferir.

      Excluir
    2. Qualquer dúvida me mande um e-mail. dinhatony@yahoo.com.br

      Excluir
  16. Gostaria de saber de algum acs ou da propria Fatinha se o n° da nossa matricula,ja mudou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos que já completaram os 3 anos de estágio probatório, já estão com as iniciais da matrícula 10, quer dizer, mudou de 13 para 10 (estabilidade).

      Excluir
  17. Por Favor, O seminário está previsto pra começar às 9 horas e acabar que horas?
    Quero me programar, e me "calçar" com quanto deverei levar de dinheiro, pois será que precisaremos almoçar na rua?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começará as 9 e terminará às 13h, teremos um café da manhã

      Excluir
  18. Olá colegas. Estou aqui para partilhar com vocês o que ficou decidido em uma reunião dada pela Atenção Básica na UBS mais próxima do meu PACS. Lá ficou claro que o ponto dos enfermeiros ficará na UBS junto com o nosso, mas caberá aos enfermeiros do PACS a supervisão nossa e "não do coordenador como ele queria". Ou seja, nós nos reportaremos aos nossos enfermeiros. Não foi tirado deles a supervisão. O que nos agradou muito. Porque quem entende de supervisão de acs é enfermeiro e não coordenador de posto no qual nem estamos lotados. O outro ponto também que ficou decidido é que "não haverá plantão de acs na UBS". Mas os enfermeiros farão um dia de plantão por semana na mesma, como forma de parceria. Isso não nos agradou muito, mas nada é perfeito, visto que a UBS não precisa deles, mas nós sim. Mas o coordenador precisava ser adoçado um pouco. Espero que ele saiba usufruir dessa oportunidade de manter uma relação amigável conosco, visto que a nossa intenção não é atrapalhar ninguém, mas trabalhar em paz, sem pressão, sem coação e nem constrangimento. De um modo geral, a Atenção Básica, está dando sinais de que deseja melhorar a situação para todos. Isso nos mostra uma luz do fim do túnel. Portanto colegas, se no seu PACS você está sendo obrigado a fazer plantões ou passando por problemas junto as UBS. Poste aqui, para que todos saibam de suas angústias. Eu tenho certeza que se todos se juntarem as coisas podem mudar pra melhor. Mas tem que denunciar, cobrar e fazer valer a lei. UBS é UBS, PACS é PACS e ponto final. O nosso alvo é o PSF. Parabéns a coerência dos representantes da Dom Walmor. A gente reclama, reclama, mas quando acontece uma coisa boa, a gente tem que elogiar. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma grande prova de que estamos no caminho certo. Valeu! E parabéns pela coerência da equipe.

      Excluir
    2. Está aí a prova que o diálogo e a atitude podem transformar as relações!

      Excluir
  19. Agradeço a comissão por mais essa conquista. amanha to com voces. Pra cima deles...

    ResponderExcluir
  20. Parabéns comissão!
    Amanha estaremos juntos

    ResponderExcluir
  21. Sinto que esse seminario vai ser muito interessante e importante para nossa categoria.Unidos venceremos e parabens as meninas da comissão.

    ResponderExcluir
  22. Ola Dinha, boa tarde, eu estava no seminário e não recebi certificado.
    Poderia me enviar via e-mail?
    E tb, voce poderia me enviar seu facebook?
    Meu email principal: rodpavao@hotmail.com

    Muito obrigado e parabéns, foi sensacional.

    Bjos

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.