quinta-feira, 28 de março de 2013

Aos Companheiros...

Queremos dizer, que temos lido os relatos aqui postados e concordamos em gênero, número e grau,  que não se pode julgar uma categoria, sem conhecer.
Ainda não fomos a Atenção Básica, conversar com essa nova Gestão, mas Segunda-feira, estaremos indo até lá, sinceramente acreditando encontrar uma pessoa diferente dos relatos aqui, pois entendemos, que uma vez nomeado para exercer um cargo de chefia, a pessoa foi reconhecida por suas qualidades profissionais, mas também deve possuir respeito e a ética, então, vamos dar o crédito de ouvir primeiro, e tenham a certeza de uma coisa, se for fato, será postado aqui, se não for, será desmentido como já aconteceu antes!!!
Soubemos de algumas coisas, como por exemplo, a licença maternidade, teria voltado a ser 4 meses, uma vez que já tínhamos conquistado o direito de 6 meses, o fato de colocarem os Companheiros do PACS, sem estrutura alguma para a rua...
Vamos entender isso direitinho e passar pra vocês!!
Vamos sugerir a criação de protocolos, com uma comunicação mais efetiva, para que as coisas não fiquem diferentes em cada unidade.
Estaremos entregando um ofício para o novo Secretário de Saúde, pedindo uma reunião, e também proucuraremos o processo do incentivo pra saber onde está agora.

Fiquem na torcida, a nossa organização e mobilização tem provado o quanto somos fortes!!!

20 comentários:

  1. Essa pessoa que disse que acs não trabalha é médica não é? aí eu pergunto: médicos são trabalhadores? na minha opinião,não.são um bando de vagabundos. Mas alguém pode dizer: eles ralam pra caramba,trabalham em 3 ou 4 empregos e bla bla bla. é claro,não trabalham nem um quinto do que tem que trabalhar em nenhum deles.No psf por exemplo,eles são contratados por 40 horas semanais,mas trabalham 6,8 ou no máximo 10 horas.e nós é quem somos vagabundos.E pior: a maioria deles tiveram os seus estudos bancados pelos cofres públicos,e na hora de trabalhar,querem ganhar milhões.Me aponte um médico que trabalha a semana toda.Trabalham o dia que querem,atendem a quantidade de pacientes que querem,e nós é quem não trabalhamos,essa é boa.
    Acs Luciano,de Figueira.

    ResponderExcluir
  2. Se Atenção Básica quer serviço vamos dar serviço a eles! Sugiro que todos os problemas que encontrarmos nas ruas em relação as famílias que atendemos façamos um relatório e mandemos essa notificação a próprio punho a Secretária e a Atenção básica requerendo solução a eles sobres os problemas notificados! A minha área tem tantos problemas que não posso resolver que vou passar esse meu estresse a meus superiores ,estou realmente cansada de dizer as famílias que atendo que não tem médico ( a mais de 8 meses sem clinico geral na unidade) que não tenho como marcar exames, que não tem remédios ou material para curativos do acamados...Recomendo que façamos isso não que vá resolver os problemas mas tbm vão parar de dizer que ACSs não trabalha!

    ResponderExcluir
  3. Do Agente Comunitário de Saúde:

    I - trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;

    II - cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;

    III - orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;

    IV - realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

    V - acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês;

    VI -desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;

    VII - desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e

    VIII - estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe.

    É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, não sou acs, sou administrativo, mas pra quem diz que ACS não trabalha, aqui vai um relato:

    No posto de saúde Vila Tania, um novo coordenador tomou posse na segunda-feira. O posto só tem dois enfermeiros, srº Bruno Silva e srª Anne Nacife. Pois bem, o primeiro foi na quarta-feira, ficou 10 minutos na unidade, não atendeu ninguém e se retirou sem dar nenhuma satisfação a ninguém e não compareceu à unidade ontem. A segunda não compareceu na quarta, ontem se negou a atender os pacientes na parte da manhã, atendeu apenas na parte da tarde, sendo que por isso, 17 gestantes voltaram para casa sem atendimento e sem nenhuma explicação dada. A mesma se recusa a assinar o ponto e diz que não reconhece o coordenador como nada. Pra comprovar esses fatos, bastam comparecer ao posto ou entrar em contato com qualquer funcionário administrativo, pois os acs que eles dizem QUE NÃO TRABALHAM, ESTAVAM NA RUA FAZENDO SUAS VDs, MESMO SEM QUASE NADA A OFERECER.

    Aí eu pergunto: SERÃO QUE SÃO OS ACS REALMENTE O PROBLEMA?

    Mas enquanto a atenção básica estiver entregue a essa máfia de enfermeiros que se formou desde a gestão passada, os acs continuarão sendo os "buchas".

    Meu nome é Jeremias - Vila tania

    ResponderExcluir
  5. E a dona Roberta? O que será que ela tem a dizer sobre essa situação? Porque na gestão passada ela nunca podia resolver nada. E agora? O que mudou? Estamos esperando um contato direto com ela. Mas parece que a nossa coordenadora não tá a fim de conversa com os acs. Prefere ficar mandando recado pelo enfermeiros. Isso de vez em quando. Só digo uma coisa:"eu não vou ficar calada, quando me colocarem dentro de uma UBS, pra fazer trabalho que não é meu, enquanto os enfermeiros tem horários diferenciados". Se eles não podem estar todos os dias, das 08:00 às 17:00 junto com a gente. Eu não vou dar cobertura pra isso. Vou colocar a boca no trombone. O vento que venta lá, é o mesmo que venta aqui. Então é melhor resolver na democracia essa situação. Faço votos que tudo termine bem pra todos. ACS. Ana.

    ResponderExcluir
  6. Pagamento na conta.
    ACS. Veridiana

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,concordo com a amiga Ana,a Roberta nesses tres anos nunca fez nada por nós as poucas vezes que fala alguma coisa é essa novidade de que vamos ter nosso ponto controlado pelo coocrdenador da UBS.Será que ela sabe a realidade do nosso trabalho no PACS? Será que eles sabem que quando fazemos multirão de bolsa família é com as nossas balanças,fita métricas etc.Quando vamos nas visitas com os enfermeiros o aparelho de verificar glicose é nosso as agulhas,as fitinhas e o aprelho de medir PA é da enfermeira?É mole querer mandar e fazer de conta que estão preocupados com o nosso trabalho quero ver é dar condições.Este governo vai ser a mesma porcaria dos outros só politicagem haja visto o que está começando a se desenhar nas UBS.Eu como cidadã não vou ficar calada vou ao Mp,DP.Vamos nos mobilizar e mostrar para atenção básica quem são os agentes de saúde................ACS Nilda.

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo plenamente com tudo que os colegas estão dizendo. Principalmente nos casos de desvio de função pra ocupar o tempo dos acs. Quero ver como vai ficar esse impasse. Eu não vou me calar diante dos desmandos dessa gestão, que de nada se diferencia da outra. Ainda há tempo de resolver essa situação sem precisar que a gente vá parar na porta da prefeitura, pra conseguir o que nos tem sido negado desde o início. Se querem nos fazer exigências, então aguenta as nossas também.... ACS. Carlos Alberto.

    ResponderExcluir
  9. Daiane Grigório Marques1 de abril de 2013 às 09:46

    Quero saber se o PCCS já está VIGORANDO,pq esse mês, eu não percebi nenhum AUMENTO,pelos menos no meu salário não. Só o meu que veio assim??? É um absurdo! Quando o prefeito aumento o salário dele todo o Brasil percebeu, não só Nova Iguaçu, e quando é o nosso, ninguém percebi. rsrsrs...Por favor preciso de repostas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, o aumento foi repassado sim. Sua não percepção foi por causa do desconto anual de contribuição sindical. Não sou fã de nosso atual prefeito também, porém falar mal só por falar e sem razão só desgasta o discurso e já estamos correndo risco de cair em clichês. rsrs. Boa noite a todos.

      Excluir
  10. O desconto do sindicato foi agora?
    Raphael- Pacs Prata

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Pessoal da comissão devemos entregar nossos cadastros e fichas nas mãos dos enfermeiros para serem entregues aos coordenadores dos postos ou é de responsabilidade apenas dos acs?

    ResponderExcluir
  12. Valeu Valeu...
    Agora acs é desocupado(a)? Fala sério!!!! Lidar com pessoas ignorantes é fogo, eles querem, no fundo, a nossa função!!!! Eu me orgulho do que faço e sei que tenho muito trabalho para fazer, quando não faço é pq indiretamente eles impedem. Essas figuras novas que estão entrando precisam de entender leis.
    Agora, quem aceitar desvio de função, ficar dentro de posto merece trabalhar 80 horas por mês... ALouuuuuuuuu acorda!!! Lugar de ACS é na rua, vai para e procura problema. E passa para a unidade de referência, pronto, esse é o nosso trabalho. Teve resposta positiva, legal, não teve legal também. O sistema está falido e a culpa não é nossa!!!! O que temos é que fazer o nosso e não ligar para eles, vão para a rua..
    Acs Vitor

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde,alguém sabe se as férias estão suspensas? Por favor postem aqui........................

    ResponderExcluir
  14. Como a gestão está cobrando absurdamente, acredito que devamos cobrar também , principalmente com institutos legais ao nosso favor ou só de sacanagem aquilo que a gente souber qu epor lei está errado, provocar ingresso no judiciario, jornais, ação conjunta ao MP OU anônimas via internet, etc assim vamos acabar com a festa deles rapidinho

    não tenho certeza mais acredito que as NR's sejam uma boa como a NR-15 que trata de insalubridade, se for o casoodemos ve onde a ADMinistração falha nas NR's e cobrar de várias formas possiveis inclusive, facebook jornais judiciário, etc,

    Sugiro a Comissão que verifique as NR's se cabe à Adminstração Direta, e principalmente a NR-15 que trata de insalubridade, caso positivo já é um forte aparato legal que temos para cobrar, mas não fica só nisso já que estão fazendo pirraça faremos pirraça também denunciando e expondo tudo de errado, rapidinho eles vão botar o rabo entre as pernas.

    Thiago - Nova América

    ResponderExcluir
  15. Bom aí está um material sobre as NR's link:

    http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&id=9106

    Thiago - Nova América

    ResponderExcluir
  16. Alguém sabe informar quando passaremos a receber o triênio?
    ACS FERNANDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz três anos em março,mas não constou no meu pagamento esse mês?ACS FERNANDA

      Excluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.