domingo, 17 de março de 2013

Oi pessoal, peço licença aos meus companheiros da associação para usar este espaço pra fazer um comunicado particular. É que eu queria agradecer a todos meus amigos que até hoje sempre me deram força para não desistir da luta e que por conta disso caminharam comigo, desde os dias em que não acreditávamos mais na nossa nomeação. Quero agradecer em especial a Fatinha, Fernanda e Marta que por muitas vezes dividimos dinheiro de passagem, de lanche e altas caminhadas até as secretarias. Quero tb deixar minha gratidão para a Michele (sempre com palavras carinhosas), Artur, Gessey, Davidson, Marcela, Tania (associação) e a cada dia tenho mais certeza que nossas vitórias são resultado da união da categoria e isso não pode se perder. 
Estou me afastando da Associação (comissão), mas estarei sempre por perto!

Um grande beijo à todos e o meu respeito sempre.

Dinha

39 comentários:

  1. Um corpo não funciona sem cérebro!!!!!!! Uma perda sem igual para a categoria, que tenha bons ventos aonde você esteja e boa sorte.

    Acs Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe por esta usando este espaço, mas eu gostaria de saber sobre o termino do estágio probatório, alguém tem alguma informação?

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o ACS Ricardo.

    Obrigado por tudo que fez por nós!
    Boa sorte e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  4. olha agora que mudou de coordenador pela segunda vez, aqui no posto essa coordenador está cobrando 14 visitas diárias e sem nenhum suporte, nem consultas, nada, do tipo se vira e faça seu trabalho, está me parecendo pressão política do vereador que não gosta de nós, gostaria de saber da comissão ou de alguém que saiba se é assim mesmo que funciona ou tem alguma coisa errada e se tiver o que podemos fazer, além de tudo estão nos obrigando a trabalhar para a UBS internamente, no lugar de gente que não se vê ao menos 1 vez por semana, o que pode ser feito? Obrigado

    Thiago - Nova América

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,bom dia!
      O programa exige na verdade,que todas as famílias sejam visitadas ao menos uma vez no mês,você pode calcular a quantidade de famílias que você tem e ver quantas visitas diária você tem que fazer pra assegurar que todas receberão sua visita,pelo menos é assim que eu faço.
      E não é coordenador que tem que exigir isso de você,e sim a enfermeira.E quanto a tal "folha de visita" que costumam pedir,te digo que essa folha não existe oficialmente no programa(palavras do Dr Ricardo Matos),ela é sua,para seu controle,você não é obrigado a mostrar ela pra ninguém,muito menos pra coordenador.
      Mas,você pode confirmar tudo isso na atenção básica.
      Luciano.

      Excluir
    2. Thiago, o Luciano respondeu perfeitamente, nossa cobertura é de 100% das famílias cadastradas e ponto!
      Acho que posso te ajudar!!
      Dá uma passadinha lá na minha Unidade Lino Vilela ou me ligue, pra resolvermos isso rápido!!
      74038895!
      Um absurdo isso!!!!!!!!!
      Nós, não permitimos esse tipo de interferencia, e desvio de função é ilegal!!

      Excluir
  5. Que Deus te abençoe em todos os teus caminhos...

    ResponderExcluir
  6. Fui pego de surpresa.
    Dinha, conte comigo e vc sabe disso, para o que precisar!(Muitas vezes é preciso dar um tempo, se esse for o caso)
    Espero vê-la de novo ombro a ombro nos embates que se fizerem necessários. Estamos juntos!
    Valeu.
    Luiz PACS Moquetá.

    ResponderExcluir
  7. Tiago
    Gaera , Por favor tds sabem que ACS não é para trabalhar em UBS e tb nao tem essa de cobrar tantas visitas no dia A Lei manda 1 visita por mes e devemos obedecer a lei .
    QD mudou aqui tb vieram com que tinhamos que marcar ponto no posto de saude , a enfermeira tinha saido e estavamos a espera de uma outra e ja sabiamos o nome e nos foi dito que nao seria esta e sim uma da comunidade.
    Saimos e fomos para o 5º andar do pam dom valmor , pois la esta a nossa coordenação e la esta a quem devemos responder .a nossa coordenaçao e que diz (abaixo da lei ) oq devemos ou nao fazer
    Gente vamos crescer e parar com isso a lei e clara : ACATAR AS ORDENS SUPERIORES RESSALVADAS AS MANIFESTADAMENTE ILEGAIS
    ACS Alex Tingua

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado galera agora estou mais tranquilo ciente e dentro da lei, e sei que posso ir na atenção básica caso eles queiram botar banca, valeu mesmo, vou passar isso aqui para os outros.

    Thiago Nova América.

    ResponderExcluir
  9. Eles inventam tanta palhaçada e o que tem que se fazer, os acs nem ficam sabendo... vejam a postagem abaixo. O meu grupo não foi avisado disso. Eu não sei pra que serve a enfermeira Roberta e sua turma. Isso é um absurdo!!!!

    Programa de Hanseníase e Saúde na Escola

    "Do dia 18 a 22 de março, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu realiza a campanha de Hanseníase e Controle da Geohelmintíase (Verminose) em nove escolas municipais. Cerca de quatro mil estudantes de 5 a 14 anos serão avaliados por agentes de saúde que vão identificar casos suspeitos das doenças. Caso identificado algum caso, o aluno será encaminhado para rede básica de saúde onde o diagnóstico será confirmado e o paciente será direcionado ao tratamento.
    A Campanha faz parte do calendário do Ministério da Saúde para o Programa de Hanseníase e Saúde na Escola. Os agentes vão levar material informativo e explicar como prevenir a Hanseníase e a Verminose para os alunos e pais que foram convidados a participar da campanha.
    Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é líder mundial em prevalência da hanseníase. A cada ano, há mais de 40 mil novos casos e em muitos deles o paciente fica numa situação de deformidade irreversível. Em Nova Iguaçu, em 2011 foram registrados 121 casos e em 2012 foram 81 casos.
    “O prefeito Bornier está trabalhando muito com a prevenção porque acreditamos que é o melhor caminho. Esperamos que as campanhas colaborem na informação à população de Nova Iguaçu e a doença possa ser erradicada no município”, disse o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior".
    Ps. do Almeida: Texto da assessoria de Imprensa

    acs. Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ELIZABETH (COM. SOARES 2)21 de março de 2013 às 00:02

      Minha equipe tbm não ficou ciente disse. mas, na noticia informa que somente NOVE escolas foram selecionadas.

      Mas, a minha equipe, já fez uma "campanha" de saúde na escola ano passado no qual falamos sobre a hanseníase entre outros assuntos.

      Excluir
    2. ELIZABETH (COM. SOARES 2)21 de março de 2013 às 00:03

      DINHA - Boa Sorte para onde quer que você vá, e obrigada por tudo que você fez por nós enquanto comissão.

      Excluir
  10. Resposta a suposta acs Ana

    Cara colega o que dizer pra ti, passaram por minha cabeça mil coisas, porém a mais coesa é pedir que se contenha. Poxa! cade a ética ? o respeito ? Não sou defensor de enfermeiro, mas, não é assim que as coisas funcionam. As palhaçadas quem inventa?????? Todos sabemos que os padrinhos não gostam de concursados e que esse vento é passageiro. É ridículo o que eles querem "mandar". Mas acredito que 99% dos ACS possuem 2º grau, e outros ensino superior, e por isso são bem instruídos e sabem seus direitos e deveres. Portanto Ana não é legal atacar os outros e lembre-se que o direito do outro começa aonde o seu termina...

    Acs Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ricardo, me admiro você, falando de ética e tentando menosprezar nossa colega Ana. Ela está coberta de razão, é muito triste no dia a dia do ACS fazer visitas, apenas visitas. A prefeitura não corresponde com as expectativas da população, que cobram de nós o trabalho de triagem, prevenindo doenças e promovendo saúde. Como??
      Cobrar é muito fácil. Difícil esta sendo a prefeitura manter as normas e condutas prescritas pela Ministério da Saúde. Difícil esta sendo a gestão cumprir com suas obrigações, tanto com a comunidade, quanto com os ACSs. Além de todos erros cometidos pelas gestões anteriores, continuam cometendo nesta gestão.
      Vamos nos unir com sabedoria, somos a força e ninguém poderá nos prejudicar, estamos cobertos de razões.
      Vamos cobrar o que é nosso por DIREITO.
      Nós somos representantes LEGAIS deste município
      Podemos e devemos exigir respeito, tanto por parte dos enfermeiros, quanto pela administração geral. ACS-Maria

      Excluir
  11. e o incentivo como andas? e o tal acompanhamento pela procuradoria , e o andamento do processo como vai indo?

    ResponderExcluir
  12. É PALHAÇADA SIM!! E NÃO TÔ NEM UM POUCO PREOCUPADA COM A SUA OPINIÃO. QUEM TÁ NO PACS A MAIS TEMPO SABE MUITO BEM QUE NÃO É VENTO PASSAGEIRO. ISSO É PRÁTICA ANTIGA AQUI NO MUNICÍPIO E QUANDO A GENTE PENSA QUE ALGUMA COISA NOVA IA ACONTECER, COMEÇA TUDO DE NOVO. E O PIOR É NEM RECLAMAR A GENTE PODE. APARECE SEMPRE UM DEFENSOR DOS ENFERMEIROS OMISSOS DESSA E DA OUTRA GESTÃO PRA TENTAR CALAR A BOCA DA GENTE. TÁ FELIZ?? RECEBEU O SEU INCENTIVO? TEM MATERIAL PRA TRABALHAR? TEM RECEBIDO A ATENÇÃO DA SUA APOIADORA? ENTÃO DEIXA A GENTE DESABAFAR COLEGA. SERÁ QUE NEM ESSE DIREITO A GENTE TEM?? VAI DÁ LIÇÃO DE MORAL LÁ NA TUA CASA.... ACS. ANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo que entendeu meu recado, não lição de moral( quem sou eu para isso), eu não defendo e sim acho que o seu incentivo não é culpa da enfermeira, sim recebo atenção da minha apoiadora, e é vento sim passageiro!!!! e outra aqui é local de expor opnião e a minha é essa, goste você ou não, e para me retirar palhaço é quem faz palhaçada no circo, funcionários bons e ruins existem em todas as categorias.

      Valeu por trocar ideia sem palhaçada comigo Acs Ricardo.

      Excluir
  13. Eu não entendo as pessoas que vem aqui no blog falar de ética e respeito. Quando ninguém nos respeito e tão pouco trabalham com ética. A prova disso tá nas condições em que nos encontramos. Se não pudermos desabar aqui, pra que o blog?? Agora vem um cara defendendo as pessoas que se omitem diante de tudo o que acontece e criticando a colega. Dá pra entender uma coisa dessas?? É por essas e outras que muita desanima até de acompanhar o blog. Caro Ricardo se você não tiver uma palavra de ânimo pra dar fica na tua meu irmão. Por que calado tu já errado. Aqui não é colega de puxa-saco não. E se tu sabe a solução para os nossos problemas é só falar. A gente tá pronto pra ouvir.....

    ACS. Carlos Alberto.

    ResponderExcluir
  14. Aqui nesse blog sempre aparece essas figuras defendendo de unhas e dentes as razões da gestão. No final do ano passado, teve acs chamando os outros pra porrado por causa da Sheila. Será que vai começar tudo de novo? Sinceramente eu acho que algumas pessoas que postam aqui não são acs. E esses eventos na escola, deverão ser realizados em toda a rede municipal de educação, como determina o MS. Daí a importância dos agentes de saúde. Seria uma ótima oportunidade pra gente realizar trabalhos nas escolas. Só faltam o interesse da gestão e o empenho da Dom Walmor em preparar o pessoal e distribuir material. Pelo que eu saiba esse evento é simultâneo em todos os PACS e todos os anos. Isso é realizado a muito tempo nos outros estados e município. Mas como sempre Nova Iguaçu tá sempre atrasado. Eu ainda não consegui entende até hoje o método de trabalho dos enfermeiros da Dom Walmor. Me desculpe o sr. Ricardo. Não quero lhe ofender. Mas a verdade é que estamos muito abaixo do que se espera de um agente de saúde. E não por culpa nossa não. Afinal de contas a demanda deve vir de cima pra baixo e não o contrário. Essa é a minha opinião.

    acs. Ana Paula.

    ResponderExcluir
  15. Eu também acho que muitas pessoas que postam aqui não são acs. Essa é a única explicação pra algumas postagem. Por que todo mundo sabe que nós estamos entregues a própria sorte. Não existe planejamento e nem articulação do PACS com as outras secretarias. Cada PACS faz uma coisa diferente ao mesmo tempo. Não temos material de divulgação as campanhas acontecem e a gente sequer fica sabendo. Não temos um calendário de atividades semestral para todos os PACS. Não temos contato com a coordenadora do PACS. Ela não faz visita as equipes e muito menos reuniões conosco. Enfim, o mês passado teve a semana de prevenção a obesidade infantil nas escolas, alguém ficou sabendo? Mas tava no blog do Almeida, inclusive o secretário dizendo a importância dessa campanha e a participação dos acs. Alguém participou?? A minha equipe nem sabia. Não vamos ser hipócritas. É claro que falta competência nessa coordenação. E isso é coisa antiga e pelo jeito vai continuar. Mas se alguém acha que tá tudo ótimo... aí mesmo é que nada vai mudar. Lamentável....

    ACS. Julia

    ResponderExcluir
  16. JÁ QUE A PREFEITURA NÃO DAR CONDIÇÕES DE TRABALHO,PELO MENOS NOS RESPONDEM:
    - ONDE ESTÁ NOSSO INCENTIVO??????????????
    - PARA QUE SERVE A CORREGEDORIA ????????
    - A SEMANA DE "PRAZOS' JÁ SE ESGOTARAM, NÃO ACHAM???????
    acs Maria

    ResponderExcluir
  17. Boa noite amigos,
    Desculpem da minha parte, a falta de notícias...
    Estou com minha mãe internada no CTI do Hospital do Fundão e acho q vcs podem imaginar a barra q estou enfrentando... aproveito,para pedir q vcs me ajudem em oração por minha mãezinha!
    Tb estou ansiosa qto ao nosso incentivo e vou dar um jeito de ir na Procuradoria na segunda-feira antes de ir ao Hospital, pq tenho ido tds os dias!
    Abraços,
    Fatinha

    ResponderExcluir
  18. O caro é desorientado mesmo. A pessoa chama os que se aproveitam da situação pra pressionar e humilhar os acs. O caro acha que o palhaço é ele. Tá surtadinho... coitado.. Além do mais fala que a culpa do não recebimento do incentivo não é dos enfermeiros. E alguém aqui falou isso?? E lugar de palhaço não é no circo não minha gente... é no açougue.. Se ele não fala isso pra gente, íamos morrer sem saber. Aiiiiiiiiiiii Jesusssssssssssssss. Acs. Ana.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal sei que o incentivo nos preocupa e ficamos ansiosos por isso, mas entendo que o momento que estamos passando é muito mais sério do que só o dinheiro. Já fiquei sabendo que a nova responsável pela Atenção Básica - Drª Marcia, vive dizendo por aí que agente de saúde não trabalha e que teremos que dançar conforme a música que ela tocar, cortou o day off de todo mundo, está exigindo que a folha de ponto fique na mão dos coordenadores, o que nos coloca de novo na mão dos vereadores, pois nada mudou. Quer dizer, está tirando a autonomia das enfermeiras e comprometendo todo o programa com os vereadores e até onde sei, também está descumprindo o que diz a hierarquia da portaria 2488 de 2011. Uma das táticas dos dominadores é desarticular os seus oponentes para que eles fiquem fracos, briguem entre si e com isso o opressor fica soberano, precisamos abris os olhos pra saber até onde estamos fazendo parte desse jogo e ajudando a destruir com os nosso propósitos. ATENÇÃO POVO!
    A coesão nesse momento é fundamental! Mais uma vez a gestão quer cobrar, cobrar, cobrar e cobrar e não se compromete com o processo de trabalho e muito menos com os insumos necessários para a realização do trabalho, como já foi colocado num comentário anterior. O nosso trabalho é FANTÁSTICO E PRECISA SER VALORIZADO. qual profissional tem acesso a casa das pessoas como nós e podem fazer tanta diferença no dia a dia da população, seja acompanhando um tuberculoso, seja orientando um hipertenso, diabético e etc... Podemos gerar transformações profundas na comunidade em que vivemos e na vida de cada cidadão que acompanhamos, o que precisamos é para de lamentar e passar a cobrar dessas mesmas pessoas que dizem que "AGENTE DE SAÚDE NÃO TRABALHA", o que é uma grande MENTIRA. Não podemos avaliar o todo por um grupo pequeno, que talvez exista, não sei, na verdade nunca fui apresentada a esses. Se nos fiarmos no critério dessa senhora, tb poderemos dizer que os MÈDICOS não gostam de trabalhar, pq temos o exemplo do neurologista que não compareceu ao plantão e por isso uma menina morreu por falta de socorro em um hospital na cidade do RJ, ou os médicos que fizeram dedos de silicone para bater ponto numa unidade do SAMU. Será que podemos generalizar?
    Bem, já estou me estendendo demais, sugiro as meninas da comissão que peçam uma reunião com esses novos gestores da Atenção básica e que possa participar pelo ao menos dois agentes de cada unidade e PACS pra que a gente coloque à eles toda a problemática que vivemos no dia a dia, pq acho que esse povo dever ser bom de gabinete e escritório, de rua nós é que entendemos.
    Maria Claudia - Nova Iguaçu

    ResponderExcluir
  20. Maria Claudia, gostei muito de suas palavras, mas existe uma lei e deve ser cumprida. Se esta "Drª" Marcia está dizendo isso, que seja por escrito, isso dá um processo maravilhoso a nosso favor. E quanto a comunidade, resta-nos a cada visita, solicitar aos visitados irem à secretaria de saúde reenvindicar a esta "Drª" o que a prefeitura não cumpre com a comunidade Não temos que temer a nada, basta todos Acs encaminhar os moradores à secretaria de saúde. SIMPLES.
    Acs:Maria

    ResponderExcluir
  21. Pelo que observo nós juntos com a Comissão sempre tentamos resolver as coisas aqui dentro mesmo coma administração Municipal (Prefeitura) mas estamos caminhando em direção a algo que talvez precise de uma força superior dentro dos nossos direitos. Se a nossa administração geral não respeita as leis e diretrizes do governo federal e ainda dizem que nós ACSs não trabalhamos, não resta muita coisa a não ser recorrer com um processo no MPU. Sou ACS desde de 2010 e ate hoje só vi e ouvi obrigações que temos de cumprir nunca foi nos dito coisas a respeito de direitos e valorização nossa,tudo sempre foi nos dado com muita luta nossa, por isso não dá pra admitir seja de quem for que não merecemos algo ou que não trabalhamos, digo por mim agora, se tivéssemos suporte da secretária de saúde e da atenção básica faríamos muito mais e não teríamos tantas famílias insatisfeitas com o serviço. Peço a comissão que faça como a Maria Claudia sugeriu, marque uma reunião com a Atenção e os ACSs representantes de cada Equipe pois quero muito mostrar e falar algumas coisas para os responsáveis da Atenção e duvido que depois disso continuarão a falar mal dos ACSs

    ResponderExcluir
  22. Graças à Deus ainda existem pessoas sensatas no PACS. Concordo com tudo que a Maria Cláudia falou. Ao invés de ficarmos brigando com nossos colegas e defendendo a gestão. Nos unirmos e passarmos a cobrar da gestão o comprometimento devido com o PACS e a criação de PSF para trabalharmos com dignidade. Inclusive a implementação de um calendário anual de eventos para todo o PACS, cursos de capacitação para os agentes, distribuição de material de divulgação, e tantas outras coisas que os agentes daqui desconhecem. Aí eles poderão cobrar da gente na mesma medida. Porque durante esses três anos que estou no Pacs eu só tenho visto embromação e incompetência. Mas tudo pode mudar. Só depende de nós. Abraços. ACS. Ana.

    ResponderExcluir
  23. Dinha fique com Deus, boa sorte na sua nova etapa da sua vida.
    Mudando de assunto um pouco. Porque ao invés de ficarmos reclamando de condições de trabalho ou mesmo salário e direitos não fazemos uma passeata em frente a prefeitura reivindicando nossos direitos.
    Leiam a portaria 1.886/1997. Sabemos que temos nossos deverem como acs, mas o estado e município também tem os seus.
    Vamos mostrar a eles que não somos leigos e que sabemos o que nos é direito e dever.
    Acs Jaqueline, pacs austin 2

    ResponderExcluir
  24. afinal é legal ou não os coordenadores ficarem com nossa folha de ponto na mão?

    ResponderExcluir
  25. com quem fica nossa folha de ponto?

    ResponderExcluir
  26. cade o incentivo????????????????????? acs eduardo rancho novo 2. onde os fantasmas se divertem.

    ResponderExcluir
  27. Essa história tb de termos que ficar em posto, atendendo telefone e marcando consulta....sinceramente,fomos contratados tb para parte administrativa??????
    Nosso trabalho é na rua fazendo visitas, e se não temos nada para oferecer, vamos ficar batendo na porta das pessoas todos os dias???cadastrando , os que já foram cadastrados??Passando vergonha por não ter o que dizer e oferecer na nossa area???
    Gostaria Muito,muito mesmoque esses coordenadores fossem para rua pra verem o nosso trabalho INUTIL(Digo INUTILporque queremos trabalhar mas a gestão não nos dá recursos para isso.E se eles em 2007 fizeram um concurso INUTIL o problema é deles.
    Queremos trabalho,mas trabalho com T maisculo.
    Condições de trabalho.Agora ficar o dia todo em um postinho olhando pra cara um do outro!!!???? Daqui a pouco teremos que lavar banheiro a pedido do coordenador do posto.
    As pessoas aqui somente brigam por incentivo (tudo bem,é um direito nosso) mas e condições de trabalho??? É como nossa Educação no Brasil: "o professor finge que ensina, e o aluno finge que aprende".
    Por favor postem meu comentário que é bastante sincero e não hiprocrita.
    NOSSO TRABALHO É NAS RUAS!!!!!
    E NÂO DENTRO DE POSTO DE SAÚDE,POIS NÂO FOI NOS DADO NENHUM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA TRABALHAR DENTRO DE POSTO DE SAÙDE.
    Agora se os enfermeiros tem que ficar dentro dos postos de saúde (trabalhar) isso já é competências deles afinal eles são formados em enfermeiros (graduados)para trabalhar medindo pressão,pesando, aplicando vacinas,injeções, .. . em fim nosso concurso é de nível fundamental , portanto não temos nada de técnico em enfermagem.....

    Gente,isso é um desabafo, porque já tô de saco cheio de tanta hipocresia, e tomara que alguém da gestão leia esse meu desabafo e entenda que não queremos ficar sem trabalhar como dizem alguns de nossos colegas (como se eles trabalhassem muitoooooooo)queremos a mínima condição de trabalho, de material....não é somente dá camisinha pra gente distribuir,como se agente de saúde somente servisse para isso.
    Abraços a todos,

    ResponderExcluir
  28. Algumas pessoas que se dizem não gostam quando postamos certas coisas. Acham que não devemos ficar reclamando de nada, que tá tudo ótimo e blá, blá blá, blá. Mas nós não somos alienados. É só vcs entrarem no site no MS e lá está toda a atribuição das equipes. Digo acs x enfermeiros. Então não dá pra ficar sendo perseguidos por essa laia de aproveitadores e fingir que tá tudo bem. Morrendo de medo de perder o emprego. Esquecendo que somos funcionários públicos concursados e não temos nada temer. ACS. ANA.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite,gostaria de sugerir as meninas da comissão que marquem uma assembleia,tenho lido os comentários dos amigos e estamos prestes a passar pelo mesmo problema aqui em Cabuçu.È necessário que a nova gestão saiba realmente as nossas atribuições,e veja as condições em que trabalhamos.È muito fácil todo mundo querer mandar nos ACS,quero ver eles darem condições para nós. Nilda (PACS CABUÇU)

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, aqui na UBS onde trabalho tambem estamos com os mesmos problemas. Então sugiro que todos nós trabalhemos sob as leis.
    Deixo aqui a Portaria n 2488 de 21 de outubro de 2011. Por favor leiam para que com isso possamos exigir nossos direitos e sabermos nossos deveres.
    ACS Jaqueline, PACS Austin II

    ResponderExcluir
  31. Essa pessoa que disse que acs não trabalha é médica não é? aí eu pergunto: médicos são trabalhadores? na minha opinião,não.são um bando de vagabundos. Mas alguém pode dizer: eles ralam pra caramba,trabalham em 3 ou 4 empregos e bla bla bla. é claro,não trabalham nem um quinto do que tem que trabalhar em nenhum deles.No psf por exemplo,eles são contratados por 40 horas semanais,mas trabalham 6,8 ou no máximo 10 horas.e nós é quem somos vagabundos.E pior: a maioria deles tiveram os seus estudos bancados pelos cofres públicos,e na hora de trabalhar,querem ganhar milhões.Me aponte um médico que trabalha a semana toda.Trabalham o dia que querem,atendem a quantidade de pacientes que querem,e nós é quem não trabalhamos,essa é boa.
    ACS Luciano,psf Figueira.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, não sou acs, sou administrativo, mas pra quem diz que ACS não trabalha, aqui vai um relato:

    No posto de saúde Vila Tania, um novo coordenador tomou posse na segunda-feira. O posto só tem dois enfermeiros, srº Bruno Silva e srª Anne Nacife. Pois bem, o primeiro foi na quarta-feira, ficou 10 minutos na unidade, não atendeu ninguém e se retirou sem dar nenhuma satisfação a ninguém e não compareceu à unidade ontem. A segunda não compareceu na quarta, ontem se negou a atender os pacientes na parte da manhã, atendeu apenas na parte da tarde, sendo que por isso, 17 gestantes voltaram para casa sem atendimento e sem nenhuma explicação dada. A mesma se recusa a assinar o ponto e diz que não reconhece o coordenador como nada. Pra comprovar esses fatos, bastam comparecer ao posto ou entrar em contato com qualquer funcionário administrativo, pois os acs que eles dizem QUE NÃO TRABALHAM, ESTAVAM NA RUA FAZENDO SUAS VDs, MESMO SEM QUASE NADA A OFERECER.

    Aí eu pergunto: SERÃO QUE SÃO OS ACS REALMENTE O PROBLEMA?

    Mas enquanto a atenção básica estiver entregue a essa máfia de enfermeiros que se formou desde a gestão passada, os acs continuarão sendo os "buchas".

    Meu nome é Jeremias - Vila tania

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.