sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Não costumo usar esse espaço para dar opinião pessoal, mas desta vez vou pedir licença aos meus amigos que criaram o blog e que gentilmente me cederam o espaço.
Eu fico muito feliz em saber que o nosso esforço valeu à pena, é claro que nós gostaríamos que esse número fosse maior. Mas, é assim que é feito mesmo, é o curso natural das coisas, umas pessoas desistiram por não acreditar, outras quase desistiram, algumas estavam trabalhando e não puderam participar, alguns tiveram problemas de família e outros até arrumaram emprego no meio do caminho. Sinto-me com total propriedade pra falar porque na última manifestação estávamos em meia dúzia de gatos pingados, mas foi essa passeata que resultou na conversa com o Rui Aguiar e que resultou na reunião com o Dr. Marcos Sousa (Sec. da Saúde). Estamos em hora de mudança, não dá pra ficar só legislando em causa própria, por causa dessa forma de pensar é que a nossa câmara de vereadores (sem falar nas esferas maiores) não serve pra nada. Por quê? Por que só pensam em si, no dinheiro na meia, na cueca, nos panetones, no seu próprio bem estar, nas suas próprias articulações (podemos falar porque passamos por isso, falamos com alguns políticos e não tivemos resposta de nenhum).
E o povo? Peraí, eles foram eleitos para fiscalizar e legislar a favor do bem comum (povo). Acredito que nós podemos mudar isso, chega de achar que uns tem mais direitos que os outros, vamos dar exemplo a essas pessoas que nos representam nas câmaras, no congresso, no planalto. Vamos fazer a diferença. Podemos ser exemplo para outras pessoas não desistirem de seus ideais, lutarem pelo que tem direito. Muitas vezes chorei. Por não acreditar que aquilo estava acontecendo comigo, na última passeata chegamos ouvir de algumas pessoas na rua se nós não tínhamos o que fazer em casa. Exatamente por essa falta de consciência que as pessoas têm, achando que tudo que é feito através do poder público é favor. Caramba, foi uma sacanagem que fizeram com a gente, convocar, fazer perícia admissional e depois nos esquecer por meses, sem nenhuma explicação. Basta! A gente tem que se unir sempre seja em prol de um, ou a favor de todos. Desculpem o meu desabafo, mas ainda é muito pouco perto de tudo o que eu gostaria de falar.
Que todos possam usufruir desse emprego com muita saúde!!!!

3 comentários:

  1. Valeu Dinha!
    Devemos incentivar a população a conhecer ou criar mecanismos de participação/fiscalização do que acontece nos órgãos públicos, a começar pelo local onde moramos. Com certeza não veriamos tanta corrupção e o dinheiro público seria melhor empregado em nosso país.
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Dinha quero agradecer a todos da comissão por correr atras por nós,tenho muitas dúvidas sobre nossos direito como ACS,se alguém nos puder esclarecer que post para nós.Entrei nun site ótimo que fala sobre o piso que já foi estipulado.

    "Deputado Romero Rodrigues destaca piso de agentes comunitários de saúdeO deputado Romero Rodrigues (PSDB) manifestou, nesta sexta-feira (05/02) a sua satisfação em conseqüência do presidente da Mesa Diretora do Congresso Nacional, senador José Sarney, ter promulgado nesta quinta-feira (04) a emenda constitucional 63. A matéria prevê um piso salarial para agentes comunitários de saúde.

    A Emenda 63 tem origem na PEC 391/09, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), e foi aprovada no ano passado. A Emenda prevê que uma lei federal definirá um piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e as diretrizes para seu plano de carreira, cuja formulação caberá aos estados e municípios.

    Romero lembra que a Assembleia Legislativa da Paraíba solicitou da Câmara dos Deputados a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 323/09, que cria o piso salarial nacional para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A iniciativa partiu do deputado estadual Romero Rodrigues (PSDB), que teve aprovado por unanimidade propositura de sua autoria, destacando a seriedade e a urgência na aprovação dessa matéria que beneficiará centenas de pessoas. Ressalta o empenho das lideranças dos agentes comunitários de saúde e o seu empenho na aprovação da matéria.

    O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba aprovou moção de apoio ao deputado federal Valtenir Pereira – (PSB/MT), autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 323/09, com vistas à aprovação da Emenda Constitucional que fixa o piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que está tramitando na Câmara dos Deputados.

    Romero afirmou que o requerimento se justifica pela importância de se acrescentar parágrafos ao art. 198 da Constituição Federal, dispondo sobre piso nacional de salário para os profissionais que exerçam atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.

    A matéria de autoria do deputado Valtenir Pereira - PSB/MT, que diz que nos Estados Brasileiros há cerca de trezentos mil agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), os quais têm por função, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, fazer a interlocução entre as famílias e o serviço de saúde, visitando cada domicílio, a fim de orientar e prevenir os moradores dos riscos de doenças e epidemias, contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade de vida de nosso povo, promovendo o processo de transformação social, além de conscientizar a comunidade a cuidar da própria saúde.

    Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias têm como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.

    Ressalta que o Ministério da Saúde repassa para os municípios todos os meses o valor de quase dois salários mínimos por agente para reforçar o pagamento do salário, muitas vezes esses valores não chegam em sua totalidade para esses profissionais. Por entender a importância desta Proposta de Emenda à Constituição para a população brasileira, mormente para os agentes de saúde e endemias, ele solicita o apoio dos demais parlamentares."


    Fonte: Assessoria do Deputado

    ResponderExcluir
  3. Já conquistamos a nomeação isso é só o princípio para as grandes conquistas que ainda teremos.Valeu os dias de sol quente que tomamos no quengo em frente a prefeitura e os vai-e-vem naquela morreba da secretaria de saúde.Sei que nosso primeiro salário nem pagará os telefonemas que fizemos para secretaria,mas fazer o que?..pelo menos conseguimos!!!...

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.