sexta-feira, 12 de março de 2010

Usados como propaganda eleitoral!


Hoje todos os agentes de saúde foram informados que deveriam comparecer no IESA, para ter uma reunião com o prefeito Lindberg Farias.
Chegando lá havia muita gente, comecei achar que havia algo de errado, porque sabia que nem todos que estavam ali eram ACS, até que vi uma Kombi de um vereador fazendo campanha política, então percebi que era na verdade campanha eleitoral do prefeito para o Governador Sérgio Cabral “ver sua força política” em Nova Iguaçu.
Lá Dentro o foi falado absolutamente nada de saúde essa palavra sequer foi citada, sobre os Agentes de saúde menos ainda, uma total perda de tempo na verdade o que eles queriam era presença de muitas pessoas, cheguei a contar mais de 10 ônibus. Que fique claro que não sabíamos do que se tratava, pensávamos que fosse uma reunião dos Agentes com o prefeito (o que foi passado), o blog (comissão) não tem vínculo com nenhum partido e nenhum sindicato, para apoiar e participar de campanhas políticas.

32 comentários:

  1. É ridículo o modo como nos usaram para encher a quadra do IESA,eles sabiam que se falassem a verdade ninguém iria,e o mais engraçado é que usaram os enfermeiros como intermediários......E os efetivados estavam lá se achando os mais espertos!!!!!!!!!Ninguém merece.

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu não fui e ainda bem que não fiz parte disso... Infelizmente o povo ainda é usado por esses políticos que só sabem pensar neles mesmos. É uma pena pois, um encontro como esse poderia ser usado para falar coisas construtivas, ja que estamos entrando numa nova fase da saúde desse minicipio tão carente. Mas, a luta continua!!!

    ResponderExcluir
  3. eu sabia que queriam nos usar como massa de manobra,e o sindicato atrelado ao pt deve ter o dedo nisso,vamos acordar,não somos fantoches de ninguém,quem disse que seria tratado assunto de interesse dos acs's usou isso como isca para nos atrair até lá, eu não fui, pois,esta noticia estava no site da prefeitura e o conteudo nada tinha a haver com os acs,houve omissão,pois,quem convidou por certo sabia do que seria tratado ali...

    vamos ficar atentos pois neste ano de eleições vão querer nos usar...

    ResponderExcluir
  4. Realmente ficou a sensação de que fomos usados para fazer "volume", para ficar bonito pro nosso governador...
    e como foi dito nem sequer a palavra SAÚDE foi citada. Total perda de tempo
    ass: Daniel R. Cortat

    ResponderExcluir
  5. na parte da manhã quando nos encontramos com a nossa enfermeira ela nos disse que a tarde não fariamos o curso porque tinhamos uma reunião com
    o prefeito e ainda nos pediu para nos comportarmos na reunião para não fazer tumulto, por isso fui pensando que seria algo serio, mas fui logo embora, não gosto de politica
    katia cornelio

    ResponderExcluir
  6. É e ainda teve algumas pessoas que estavam desfilando de uniforme, como e se nós estivéssemos apoiando aquilo....

    ResponderExcluir
  7. Vou esclarecer para não ficar dúvidas, no dia anterior recebi um telefone da Luiza do sindicato e ela me informava que aconteceria essa reunião no dia seguinte onde ela me informava exatamente o que seria e não me pareceu nada imposto, pelo contrário veio em forma de convite tanto que postei que era uma solenidade onde seria firmada uma parceria com o Gov. Estadual. Liguei para algumas pessoas da comissão e falei sobre o assunto. Onde a nossa parte só seria a de comunicar. Fiquei surpresa ao chegar no dia seguinte e saber que era uma ordem e não um convite. Na verdade, essa ordem recebemos da enfermeira, até questionei o motivo dessa reunião e de como estava sendo passada para a enfermeira. Fiquei até preocupada de estar errada. Agora está mais que confirmado que não. Nós não somos reféns de nenhum político, somos concursados, não temos amarras. Porém tudo serve de experiência, assim cada vez mais saberemos lidar com essas questões.

    ResponderExcluir
  8. Oi amigos,realmente recebi o recado da Dinha e como não era obrigatório não iria,só que cheguei na escola onde acontece minha capacitação e fomos avisados pela enfermeira que iríamos ser liberados mais cedo para ir nesta reunião com o prefeito e detalhe tinha que ir uniformizados,quando lá cheguei o pessoal do sindicato falou para eu tirar o uniforme pois estava dando confusão.É dose!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Gente temos que ter mais cuidado, pois já começaram a nos usarem para campanha eleitoral.
    Temos que nos reunir o mais rápido possível para sabermos como proceder.
    Att. Sirlene.

    ResponderExcluir
  10. É um absurdo o que querem fazer conosco, prá começar as enfermeiras acham que somos um bando de analfabetos e etc..... sem falar destas dinamicas com desenhos, leituras e outras coisas ridículas. Eles estao tentando de alguma forma criar algum tipo de sensibilidade na gente onde aplicaríamos isto no atendimento com as famílias, nao que eu seja completamente contra nao, mas vamos pensar um pouco..... se em toda casa que eu visitar eu ficar desesperado em resolver a situaçao, eu nao vou viver...... vou viver o problema dos outros e vou pirar, acho sim que temos e devemos ajudar a todos independente do nosso trabalho, mas querer enfiar na minha cabeça e o Programa de Saúde da Família é uma coisa linda, maravilhosa e que eu tenho que ficar encantado com tudo que estao me passado é demais pra mim. Pelo menos é o que a enfermeirinha do meu grupo esta passando pra mim(tenho que rir dela) mais com o tempo ela acaba aprendendo como as coisas funcionam. Já ia me esquecendo o pior também sao alguns ACS do meu grupo que ficam puxando o saco........ ninguém merece.........
    Abraço a todos e lembrando, nao sou nenhum aproveitador que quer fingir que trabalha, mas nao vou abraçar as coisas que nao me pertencem.
    ATT,
    VL

    ResponderExcluir
  11. acredito que o amigo acima deve considerar suas palavras em tom de deboche a uma companheira de equipe,lembrando que a "enfermeirinha" é sua supervisora e deve está fazendo a parte dela,se vc concorda ou não,todos sabemos que uma coisa é a teoria e outra a pratica,evite transparecer sua insatisfação para não ser prejudicado em seu estágio probatorio,procure saber melhor sobre sua função de acs,acs orienta,ensina a resolver,estimula a pratica alheia para que se evite doenças ou que se agrave as mesmas,estimular a pratica de ações para que o outro melhore em si mesmo como individuo melhorando assim a qualidade de vida da comunidade e etc... mas, o acs não trata,não põe a mão,sentido fisico,ele passa a teoria para o outro praticar.
    talvez o amigo não está se adaptando com a dinamica da aula,talvez seus amigos não estejam puxando saco,talvez tenham escolhido estar entrosado com o grupo e estão tentando aprender.

    lembrando que os enfermeiros tem muita coisa pra passar pra gente e estão tendo que improvisar,pois a secretaria de saude não forneceu material didatico,então,vamos ter paciencia a culpa não é dos enfermeiros,acredito que estão fazendo o máximo que podem.

    agora que chegamos onde queriamos vamos aprender lidar com as diferenças...

    ResponderExcluir
  12. Galera, já que levantaram a questao dos enfermeiros, o do meu grupo nao tem a mínima noçao de como as coisas realmente funcionam. Temos que informar sim a populaçao, mas eu entendi o que o nosso outro amigo disse que querem nos sensibilizar, pois na verdade querem nos manipular. E pra falar sério quem sempre sonhou em ser ACS??? Nao me venham com abobrinhas e outras coisas. Estamos aqui pra fazer o nosso trabalho e nada a mais. Nao pretendo ser o melhor ACS e assim que puder devemos buscar algo melhor para nossa vida.

    ResponderExcluir
  13. olha , eu realmente só estou como ACS pq não tem nada melhor pq assim que tiver sem duvida eu saio daqui .
    Realmente esse negocio da nossa capacitação com
    dinamicas , desenhos , teatrinhos e etc ....
    parece que somos um bando de retardados , não vejo como isso nos capacita .
    Deveria ser uma coisa mais efetiva como por ex :
    legilações , estatutos ( criança e adolescente , do idoso ) e etc ...
    E sem falar que td hora ouvimos a ameaça "cuidado vcs estão em estagio probratório "
    E bom esclarecer que mesmo em estagio probatório temos o direito ao devido processo legal ( a ampla defesa e o contraditorio ) ou seja a prefeitura tem que abrir um processo contra quem seja .

    ResponderExcluir
  14. Realmente a capacitação está deixando a desejar mesmo, as Enfªs deveriam passar na íntegra as atribuições do acs, que são:

    - Realizar mapeamento de sua área;

    - Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;

    - Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;

    - Identificar área de risco;

    - Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontólogico, quando necessário;

    - Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas;

    - Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;

    - Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;

    - Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças;

    - Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras;

    - Traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;

    - Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.

    Outra coisa, pque a secretaria de saúde contratou vários enfermeiros de outros municípios? pois são os Enfºs que moram aqui,vivem aqui e votam aqui em NI,que deveriam ocupar o cargo: pois os mesmos sabem das necessidades dos usuários.

    ResponderExcluir
  15. E podem ter certeza que a maoiria não é semi e nem analfabeto,pelo contrário: pelo menos no meu grupo todos tem se mostrado inteligentes suficiente para saber que o que a enfª está ensinando realmente é coisa de tia de jardim de infância.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, nao deixem que estas enfermeiras que só porque possuem curso superior estao se achando superiores e nos tratam como imbecis. Também tenho no meu grupo uma ACS que puxa um saco como ninguém e outros dois que também estao aprendo direitinho o ofício de baba-ovo... ainda bem que os outros ACS já tem uma opiniao formada e nao se deixam levar.
    Acho que a enfermeira do meu grupo é de outro planeta, pois quando ela fala da saúde até se emociona(palavras dela).
    Com a transiçao de governo que irá acontecer, se caso ela sair nao vou ficar nem um pouco chateado.

    ResponderExcluir
  17. oLÁ, VCS QUE ESTÃO POSTANDO OPINIÕES SOBRE AS ENFERMEIRAS , DEVERIAM SAIR DO ANONIMATO.ELAS ESTÃO CUMPRINDO O QUE A SECRETARIA PASSOU PARA ELAS,SE ELAS TEM CURSO SUPERIOR,PARABÉNS PARA ELAS, AO INVÉS DE FICAREM CRITICANDO O TRABALHO DOS OUTROS, FAÇAMOS O NOSSO. E COMO JÁ REPETI DIVERSAS VEZES NO FORUM:"TODOS NÓS TEMOS CAPACIDADES É SOMENTE ESTUDAR E CORRER ATRÁS DE ALGO MELHOR". MAS PODEM FICAR CERTOS QUE TODO CURSO DE CAPACITAÇÂO COMEÇA COMO ELAS ESTÃO FAZENDO, É SÓ VCS ESTUDAREM UM POUCO DE RECURSOS HUMANOS QUE VCS IRÃO ENTENDER!!!!OK!
    SOU A CORNELIO (KATIA)

    ResponderExcluir
  18. Tenho curso superior e pós-graduaçao, estou procurando me encaixar no mercado. O cornélio,vai a merda.......... vai babar ovo de outro........ Com certeza tem alguém que é enfermeira na sua família. Os questionamentos postados aqui é que estamos vendo a incapacidade dos profissionais. Acho que estes ACS que estao achando que este emprego é a melhor coisa do mundo devem realmente servir de exemplo, mas na hora de se beneficiarem com algum privilégio, como por exemplo terminar o serviço antes da hora e já que trabalharemos com metas, esta pessoa deve ficar até as 17:00 sem fazer nada sentada olhando pra cara da sua enfermeira. Ou será que ela vai querer sair mais cedo se puder??? Estes puxa-sacos realmente vao dominar o mundo hein......... rsrrsrs Meu nome é Kátia

    ResponderExcluir
  19. temos que ficar atentos para o caso de sermos "convidados " para a passeata do sergio cabral lá no centro do rio

    ResponderExcluir
  20. curso superior E POS-graduação com essa baixaria, acho que vc tá no lugar errado, pare de ofender os outros, aqui não é lugar pra isso, realmente procure estudar recursos humanos.Onde vc fez sua graduaçã e pós querida?
    ass. Aline

    ResponderExcluir
  21. Deixe de baixaria, de ofender os outros, onde vc fez sua graduação e sua pós querida? aqui não é lugar para isso, e realmente vai estudar um pouco de recursos humanos!!!!!


    aline

    ResponderExcluir
  22. Esses enfermeiros estão se achando mesmo,até parece que vamos perder nosso emprego se não fizermos tudo que eles mandarem,tem que baixar essa bola deles mesmo,daqui a pouco o lindinho saí e se bobear muitos vão com ele,esses puxa saco de enfermeiro tem que tomar vergonha na cara!!!

    ResponderExcluir
  23. Acho que algumas pessoas estão realmente no lugar errado, e muito preocupados com os enfermeiros!!!!Será que essas pessoas não gostariam é de estar no lugar deles!!!! Mas como não tem capacidade, preferem criticar!!!!Acho que vcs que estão incomodados deveriam reclamar na secretaria de saúde e não ofender as pessoas!

    gil

    ResponderExcluir
  24. é deprimente essa guerra do eu...

    se tem nível superior ou não,pós ou não,que importa? agora vc é acs! vcs se vangloriam,se acham superiores por que tem canudo...e criticam as enfermeiras,mas ao menos elas estão atuando na área delas, e vcs? ficam aí falando com despreso dos acs,mas,que ironia os superiores são acs também! vcs são um bando de recalcados que não se colocaram no mercado,aí ficam por aí tentando derrubar quem conseguiu alguma coisa...

    se ser um acs é tão deprimente pra vcs,peçam pra sair ,dá o lugar a quem irá valorizar,ninguem
    foi forçado a isso,ainda está em tempo.

    ATENÇÃO SENHORES DE "NÍVEL SUPERIOR",OS " ILUMINADOS" VOCÊS SÃO ACS!!!!!!!

    nota,não me refiro aos humildes.

    ResponderExcluir
  25. Concordo tem muitos ACS que se vangloriam e se acham por ter nível superior,de que adianta ter nível superior e não estar no mercado na verdade é vergonhoso.Já ouvi muitos dizerem eu fiz graduação,pós graduação passei em vários concursos e é ACS como todos que não fizeram,ganham o mesmo salário,vão trabalhar na área de vocês se é que são capazes e deixem os outros em paz!

    ResponderExcluir
  26. ATENÇÃO!!!! A GESTÃO ESTÁ MUDANDO,E VAI MUDAR TUDO!!PRINCIPALMENTE EXONERAR ENFERMEIROS E /OUTROS CONTRATADOS, SEGUNDO INFORMAÇÕES IRÃO RODAR TODOS,E NOVOS SERÃO CONTRATADOS!!!!! POR ISSO: HUMILDADE É TUDO!!

    ResponderExcluir
  27. também ouvir dizer que tá maior burburinho na SS;
    um "tal" político entrando vai mudar de A a Z, mas temos a sorte de sermos concursados, tdos passam, mas nós ficamos, mesmo sendo uma classe de "semi- analfabetos" como muita gente pensa e diz...

    ResponderExcluir
  28. O que mais acho graça nessas postagens idiotas de gente que não tem o que fazer e ainda ficam se preocupando com os enfermeiros, é que em 2007 quando fizeram o concurso o salário era de 500,00, ou seja, hoje mudaria muito pouco, já que na época correspondia a mais ou menos um salario e meio. As pessoas estão insatisfeitas com o salario delas de acs porque vtalvez saibam que o salário dos enfermeiros é bem maior em torno de 2.000,00. e outra coisa, so falta o Lula assinar o novo valor do salario 930,00, mais alguns beneficios, pelo o menos temos que acreditar nisso, se vcs lutaram para a nomeação porque tanta ansiedade????? esqueçam os enfermeiros, eles estão cumprindo o papel deles, e hã......não tenho parentes enfermeiros e não sou puxa saco de ninguém....como essa capacitação é uma coisa nova para muitos que como foi dito acima por uma acs que até foi mal interpretada por uma pessoa mal educada.....é somente procurar saber sobre recrutamento e seleção, dinamica em grupo que vcs irão entender melhor, talvez essa graduada e pos graduada, nuynca tenha passado por um processo seletivo.tá aí sua ignorancia.
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  29. Olá, eu entendo todos, até mesmo as enfermeiras, pois foi passado a elas que a cidade de nova iguaçu só tinha ACS semi-analfabeto. Assim seria mais fácil de dominar e manipular. Elas estão cortanto um dobrado com o pessoal mas informado, não precisa ter faculdade, pós e etc... Basta ter conhecimento para que elas saibam quem é passivo.
    Agora sobre os PUXAS, tem sim, eles falam o que o chefe quer ouvir, observam a opnião de outros da equipe e ser for contra a ENF., logo rebatem tentando mostrar que estão do lado da chefia, rsrsrs, esquecendo que isso é provisório.
    Precisamos ser diretos em nossas palavras, não adianta ter um Ideal, amar esse ideal, se isso é utopia. A realidade é outra, queremos trabalhar, mas não podemos ficar calados com tudo que acontece. Ter medo é normal, mas lembro que estamos dentro graças a nossa UNIÂO e não devemos nos dividir. Isso é o que eles querem. Um abraço a todos
    RSA

    ResponderExcluir
  30. Pessoal! vamos lutar por melhores salários,condições de trabalho e etc... isso sim faz sentido. Por favor deixem de discussões infundamentadas quando o que realmente interessa é o nosso trabalho, se temos ou não graduação isso é o que menos importa nesse momento, pois todos somos ACS, e podem ter certeza que muitos almejam o que muitos aqui desfazem,que é ser um servidor PÚBLICO! quanto as Enfermeiras;estão fazendo o trabalho delas, e quem não estiver satisfeito questione,é um direito de todos nós, tenho certeza que todas estarão abertas ao diálogo... Bjo grande e fiquem com Deus. Eliana.

    ResponderExcluir
  31. Esses adjetivos usados para as enfermeiras e agentes não se encaixam na minha área de trabalho,ouço coisas que nunca ouvi,falo de coisas que nunca falei,discutimos assuntos de suma importância para convivência do ser humano,textos de autores premiados onde valorizam vidas são discutidos por todos.Sinto muito por vocês não estarem na minha área.Muitos dos agentes tem jornada dupla de trabalho,chegam cansados e sonolentos ,nossa capacitação é tão intensa e muito criativa que todos participam e e estamos satisfeito com o resultado,falo por todos sim,sinto sinceridade e tenho certeza que quando o trabalho na comunidade começar esse trabalho anterior vai ter uma real importância.Eu só tenho a agradecer aos meus companheiros de trabalho e também as enfermeiras que se esforçam bastante todos os dias.Desejo sorte a todos e ainda faço um convite,que tal fazer um dia de capacitação com a ÁREA 1 EM MIGUEL COUTO (CASA DO MENOR).ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  32. É isso aí Nilza, isto é equipe. Concordo com você. Também não tenho problemas com a minha. Lá somos 3 equipes: Danon, Jd. Pernambuco e Jd. Palmares e debatemos muito e não deixamos a bola cair. Acho que tá faltando um pouco de comunicação nos outros grupos.

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.