quinta-feira, 13 de maio de 2010

Demissão dos enfermeiros



Pessoal a comissão se reuniu hoje com a gestão da secretaria de saúde básica para buscar informação sobre essas demissões que ocorreram, incluindo todos os enfermeiros do PACS. O que foi passado pra gente foi:
Primeiro: Existia um contrato irregular na saúde do município desde dezembro de 2009, todos que foram contratados depois desse período estavam em situação irregular, o que inclui os enfermeiros do PACS, a nova gestão decidiu por regularizar essa situação fazendo assim um novo contrato, que ainda não temos notícias de como será feito, mas o que foi dito hoje é que a intenção é manter esses enfermeiros do PACS.
Segundo: Nós somos concursados o problema não é com a gente, é claro que nos afeta, pois estamos vinculados aos enfermeiros, mas não precisamos nos alarmar desse jeito, não ficaremos sem emprego e nem sem receber salário e o PACS não acabará. Na próxima semana ocorrerá uma reunião com o secretário na qual ficará definido nossa situação até esse contrato ser feito, mas não ficaremos sem trabalho e sem receber isso ficou claro.
Então pessoal resumindo o que acontece é um problema de contrato irregular que incluí nossos enfermeiros, nós somos concursados em regime estatutário esse problema não nos afeta diretamente. Na próxima semana teremos mais informações, por enquanto é isso qualquer novidade postaremos aqui.

23 comentários:

  1. Então só teremos resposta na semana que vem? Sté lá a gente aguarda em casa? Por favor continuem colocando tudo no blog, me sinto perdida e insegura!! Obrigada a todos da Comissão, se precisarem de mim para qualquer coisa contem comigo!!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Foi questionado o que faríamos durante esse período, onde nos apresentaríamos, se continuaríamos a fazer o trabalho? A orientação foi que não podemos trabalhar sem um supervisor, portanto devemos aguardar em casa até que eles consigam uma resposta. E é como a Munic postou, não precisamos ficar preocupados quanto a nossa situação. O que precisamos agora é ser solidários aos enfermeiros pois já criamos um vínculo com eles e o trabalho já estava em curso definido e trocá-los seria um retrocesso maior ainda para o município e para a assistência que poderemos prestar a nossa população. Na terça feira já estaremos mantendo contato com a Atenção Básica em busca de mais respostas.
    Beijinhos a todos.
    Dinha

    ResponderExcluir
  3. Esqueci, quanto ao espelho do contra cheque eu e mais 2 pessoas da minha equipe conseguimos pegar na terça feira na SEMAD, talvez eles estejam com dificuldades porque lá está um fervo!
    Mais não desistam, pois no dia que eu fui e passei o CPF a menina que me atendeu estava tão louca que não sabia distinguir CPF de matrícula. Coisa que ela vê todo dia.

    ResponderExcluir
  4. Por curiosidade fui procurar o edital do concurso para enfermeiros, tec. e medicos que aconteceu também em 2007, realmente todas as vagas p/ enfermeiros a carga horária é de 30h e não 40 como deve ser no PSF e PACS, portanto esses 80 enfermeiros que foram convocados entre 07/05 e 12/05 não seriam para a substituição dos nossos.

    ResponderExcluir
  5. O pessoal da comissão sempre fortalecendo com informações...
    Vamos aguardar gente, somos ESTATUTÁRIOS...
    Não precisa criar pânico!
    Brigadão comissão.

    ResponderExcluir
  6. Devemos ser solidários aos nossos enfermeiros, acredito que no caráter de abertura de um novo contrato, eles deverão ter preferência, pois o erro quanto ao contrato não é deles (Enfermeiros), mas de má administração. Não é correto nos auxiliarem quanto a capacitação e de repente serem "descartados", enquanto outros receberão os "louros".

    ResponderExcluir
  7. Onde vamos assinar a folha de ponto?
    Se não assinarmos ficaremos com falta?
    Enquanto essa situação não for resolvida, não é melhor todos compareceram na secretaria de atenção basica para assinar o ponto?

    ResponderExcluir
  8. Eu e minhas colegas fomos a Semad pegar o espelho e conseguimos sem nenhum problema Inclusive tinha + 02 ACS de outra área pegando tbm.
    Tbm tenho dúvida sobre a folha de ponto. Vamos receber mesmo ñ estando trabalhando??

    ResponderExcluir
  9. A folhe de ponto é um problema!! tem que ser assinada por um enfermeiro no caso do pacs!
    como vamos resolver isso? se não vamos ficar sem presença e provavelmente sem salário.não esquecendo do nosso estágio probatório.E se ficar sem presença um mês pode ter problemas com isso!!

    ResponderExcluir
  10. CertissímA a iniciativa do secretário de saúde, mostra que tem bom senso, pois todos enfermeiros contratados e irregulares na sua maioria eram de outros municípios, e é sabido que enfermeiro do psf/pacs tem que residir no município que ele mora, é ele que sabe das necessifdades dos moradores, e também os conhece, essa história de enfermeiros de outros municipios distantes só pode ter sido tudo QIS, temos enfermeiros muito capacitado em nosso município e não precisa contratar Enf de outros municípios, até pque a proposta do PSF é toda equipe resider no mesmo local onde atuarão como nós todos. MEUS PARABÉNS AO SECRETÁRIO DE SAÚDE!

    ResponderExcluir
  11. EM RELAÇÃO AO COMENTÁRIO DE MAURÍCIO FAÇO A SEGUINTE OBSERVAÇÃO: EXISTE REALMENTE EM NOSSO MUNICÍPIO COMO DESCRITO ACIMA, UMA INFINIDADES DE ENFERMEIROS MAIS QUE CAPACITADOS PARA ESTAREM ATUANDO CONOSCO; PORÉM POR MEDIDAS DE "CONHECIMENTOS = INDICAÇÃO", NÃO SÃO APROVEITADOS; E CONTRATAM ENFºS DE OUTROS MUNÍCIPIOS QUE NADA TEM HAVER COM NOSSO MUNICÍPIO, MUITOS QUE ESTAVAM ATUANDO NEM MESMO SABIAM ONDE ESTAVAM, NEM NUNCA TINHAM VINDO A NOVA IGUAÇU.TENHO VÁRIOS AMIGOS(AS) ENFERMEIROS QUE TEM O PROGRAMA DO PSF NA PONTA DA LÍNGUA E ESTÃO CANSADOS DE LEVAREM CURRICULUM NA SECRETÁRIA E ETC... E NUNCA OS CHAMARAM PARA O CARGO, PQUE SERÁ? NEM PRECISA RESPONDER...PQUE ELES NÃO TEM QI, SIMPLESMENTE ISSO; AGORA MAIS UMA OBSERVAÇÃO;.SERÁ QUE NÓS GOSTARÍAMOS QUE FOSSEM CONTRATADOS ACS DE OUTROS MUNÍCIPIOS E NÓS FICASSEMOS A VER NAVIOS? , REALMENTE EXELENTE INICIATIVA DO NOSSO SECRETÁRIO.TOMARA QUE AGORA SEJAM CONTRATADOS ENFERMEIROS QUE MORAM AQUI EM NI, E VCS PODEM FICAR DESPREOCUPADOS QUE NÃO IRÃO EM NADA DEIXAR A DESEJAR A TODOS VOCÊS.
    FIQUEM NA PAZ.
    PS:E FICA AQUI UMA IDÉIA PARA COMISSÃO REENVINDICAR CONTRATAÇÕES DE NOSSOS ENFERMEIROS IGUAÇUANOS.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o caro colega deve ter tido algum problema pessoal com o (a) enfermeiro (a) dele.
    Minha enfermeira não é de Nova Iguaçu, mas estava muito empenhada em ajudar esse Municipio, Quero muito que ela voute ao inves de colocarem um enf. que só pensa em politicagem, como muitos de Nova Iguaçu.
    Ps.: e no estatuto do PACS diz que o ACS tem que ser morador do Bairro que vai Trabalhar, mas o enfermeiro não precisa.

    ResponderExcluir
  13. Caros colegas ACS,
    Fico mto triste em saber que mto do que foi construido está desmoronando assim. Estou solidária aos colegas enfermeiros que, sem dúvida, não deviam pagar pelos erros de uma péssima gestão pública. Aconselho ainda, aos caros colegas, que leiam um pouco a portaria nº648, no que diz respeito a equipe e seu local de residência. Não nasci aqui e hj adotei NI como minha casa e sei o quanto amo meu município, tenho certeza que meus colegas enfermeiros também demonstrariam o mesmo amor se houvesse respeito ao profissional que foi contratado!
    Espero um dia voltar a ver a Saúde Pública funcionar em NI!

    ResponderExcluir
  14. Acredito que os colegas acima não foram felizes nos seus comentários... Os enfermeiros que foram contratados pelo PACS passaram por um processo seletivo (entrevista) onde os mais capacitados foram chamados para assumir! Diversos enfermeiros de vários locais diferentes enviaram curriculo e participaram desta seleção e os que souberam responder as perguntas da seleção com melhor desempenho foram chamados! Não tenho dúvidas quanto a capacidade e o conhecimento do meu enfermeiro... e não me importa se ele é de Nova Iguaçu ou de outro município e sim que ele esteja capacitado para a função... Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  15. É isso aí amigos concordo com tudo que vocês disseram, os enfermeiros são capacitados sim e merecem nosso apoio.Nilda.

    ResponderExcluir
  16. MENTIRA QUE TEVE PROCESSO SELETIVO, PELO CONTRÁRIO A ÚLTIMA INSCRIÇÃO QUE TEVE FOI ANULADA NO DIA SEGUINTE... ESSES ENFERMEIROS FORAM QI MESMO. NINGUÉM CONSEGUE CONTRATO SEM TER UM QI AQUI EM NI, QUERO DIZER CONSEGUIA, TOMARA QUE MUDE AGORA.

    ResponderExcluir
  17. Quem me garante que esses tais enfermeiros moradores de Nova Iguaçu não tem QI????
    É a mesma coisa de eu falar que só tem político corrupto, não gostar de politicagem e tal e adoram se dar bem também.

    A minha enfermeira era super atenciosa, no censo até entrou na casa de muitos moradores.
    Eu conheço gente de Nova Iguaçu que não está nem aí pra nada mesmo.

    Quem não tem pecado que atire a primeira pedra.

    ResponderExcluir
  18. olha , esse papo de morar no mesmo lugar onde trabalha justificar pq conhece a realidade , nem sempre e assim eu moro no mesmo lugar a 35 anos e não sei oq acontece aqui nem sabia onde era o posto de saúde até tomar posse ( ACS ) aliás eu nem sei oq acontece na minha rua . sempre trabalhei longe de casa e conheço mais outros minicipios do que o meu .
    Mais realmente a lei diz que só o acs tem que residir no mesmo local e não enfermeiros tec em enfermagem e etc ...
    e se olharmos a constiuição esta restrição para o ACS morar no municipio e nula ..
    E vedado aos municipios , estados , distrito federal e a união :
    .... " estabelecer distinções entre brasileiros ou criar preferencias enter si "

    ResponderExcluir
  19. Cada Equipe é composta de no mínimo um médico generalista, um enfermeiro, quatro auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários (os quais devem residir na área de atuação).

    ResponderExcluir
  20. Oi gente, na época de nossa nomeação a própria secretaria tava pedindo que se nós conhecessemos algum enfermeiro ou médico pedisse aos próprios que enviasse currículo para a secretaria para ser montada as equipes,de PSF ou de PACS, pra sermos nomeados e começarmos a trabalhar, eu mesma falei com 2 enfermeiros formados e desempregados conhecidos meus,para enviar currículos, porém eles não quiseram...A minha enfermeira foi indicada por uma outra que já trabalhava no PSF e falou pra ela enviar currículo e ela passou por uma entrevista e obedeceu os critérios de seleção adotados pela gestão...A indicação aconteceu por pessoas comuns e todos sabiam que estavam precisando de enfermeiros. O direito de trabalhar é de todos...Claro que se fosse através de um concurso público seria melhor pra todos,porém não foi assim, que seja pelo menos regularizada a situação da contratação para que os enfermeiros tenham maiores garantias.

    ResponderExcluir
  21. perguntei hoje a uma pessoa que tem conhecimento com func da secretaria, e ela disse que desconhece que estavam "catando" enfermeiros para trabalhar no pacs , e sim que todos foram nomeados pela outra gestão que estava quase saindo, que conscidencia não? e a inscrição que teve para enfermeiros do psf que foi anulada? deve ter sido proposital para nomeação de Qis, e realmente os enfermeiros podem ser mesmo capacitados, mais que foram Qis ah isso foi sim, nem se discute! abraço a tdos.

    ResponderExcluir
  22. outra obs, uma amiga minha enfermeira fez essa inscrição para enfermeiro do psf fazem uns meses e que foi anulada, a coitada levou trocentos documentos e xerox que pediram, ficou horas na fila na sec de saúde só para entregar tais documentos e os doc estão todos lá na mão da secretaria, então pque não chamaram ela e outras centenas de enfermeiras que fizeram inscrição? onde está essas centenas de curriculos dos profissionais Dr Enfermeiros? se realmente estavam a procura era só ir lá no banco de curriculos dele que iria ter curriculum até não acabar mais....não acredito que estavam pedindo enfermeiros aos acs.

    ResponderExcluir
  23. bem iso arespeito do comemtariuo é verdade, minha prima tambem diçe que fes essa inscrição e até hoje nao chamarão ela ela diçe que tinha mais de mil pesoas lá fazendo inscrição que foi anulada e ela esta dezenpregada ate hoje

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.