segunda-feira, 17 de maio de 2010

Hoje pela manhã eu soube que teria uma reunião na Secretaria de saúde com o coordenador da atenção básica Dr. Jefersom, liguei pro Luis Carlos que também estava aqui perto e fomos para lá. Na verdade sem querer invadimos a reunião dos Coordenadores dos Postos. Conseguimos também avisar a alguns enfermeiros que estavam na Atenção Básica entregando relatório e eles também foram para lá. Quase fomos expulsos da reunião, mas como o Eurico (Sintsaúde) estava por lá ele intercedeu por nós e conseguimos tirar uma reunião para as 4:00 da tarde com o Dr. Jeferson.
Na verdade a reunião só começou as 17:30h e vou relatar o que aconteceu:
O Dr. Jeferson disse que não podemos ser penalizados pelo erro da gestão anterior, portanto ele pediu que os enfermeiros fechasse a nossa folha integral do dia 21/04 à 20/05 e ele assinará.
Prometeu que dentro de uma semana terá uma resposta sobre a forma de contratação dos enfermeiros e que todos que foram mandados embora serão recontratados desde que seja respeitado principalmente o requisito de vínculo, ou seja, não serão recontratados enfermeiros que tenham outro vínculo empregatício.
Ele pediu para que todos os enfermeiros levem durante esta semana curriculo com comprovante de residência, perguntamos se esse seria um critério de exclusão. A todo momento ele disse que não e o que queria era conhecer os enfermeiros e rearrumar as áreas. Por exemplo, pode ter enfermeiro que mora em Campo Grande e que está trabalhando em Tinguá, pela visão dele esse enfermeiro poderia trabalhar no Km 32.
Também perguntamos sobre o cadastro no CNES, nos foi pedido um levantamento de quem está como contrato temporário para que eles possam fazer a correção. Disseram que foi um engano e prometeram corrigir, portanto quem já souber pode postar aqui que a comissão levará até eles a listagem. Enquanto isso nós mesmos faremos por conta propria esse levantamento.
No mais, é aguardar pelo ao menos mais uma semana em casa. Até que eles tenham definido a situação dos enfermeiros.
Por favor, soube que alguns Coordenadores de postos mandaram os ACS (PACS) para o posto assinar ponto. A orientação NÃO É ESSA. O Dr. Jeferson irá assinar a nossa folha.
Beijinhos e bom descanso a todos rrsrsrsrsrs (depois disso vão arrancar o nosso couro)

30 comentários:

  1. Ainda bem que houve essa orientação. Pelo menos temos um respaldo.


    Durante essa semana haverá mais alguma outra reunião com os enfermeiros?

    ResponderExcluir
  2. Fico mais tranquila agora depois de ler esta postagem.
    Quanto ao CNES, na minha equipe tem dois agentes com contrato por tempo determinado:
    EDIVANIA JERONIMO PAULO e MARCIO MARQUES HENRIQUES de Jardim Palmares que faz parte da Unidade básica de Nova Era.

    Muito obrigada por sua atenção.
    A luta continua!

    ResponderExcluir
  3. Para não ser repetitivo, a Dinha já relatou a que pé está a situação dos emfemeiros e a situação dos ACS (nossas folhas de presença será abonado e receberemos normalmente). PORTANTO, NÃO NOS PREOCUPEMOS E RESALVO INTERADAMENTE QUE TODOS OS NOMEADOS PELO CONCURSO DE 2007 SÃO ESTATUTÁRIOS. E SE NÃO FOSSE ABONADO A PRESENÇA, NÃO PODERIAMOS SER CARACTERIZADOS COMO ABANDONO DE TRABALHADO, POIS NÃO FOI NÓS QUEM DEU CAUSA. e É IMPORTANTE QUE SAIBAMOS: COMO ESTATUTÁRIOS TEMOS VÁRIOS DISPOSITIVOS QUE NOS RESGARDAM DE UMA OCASIONAL INJUSTIÇA. (O QUE NÃO É O CASO NA ATUAL SITUAÇÃO).
    PERCEBEMOS que há interesse da atual administração em continuar o projeto do PACS/PSF, pois de outro modo, a DESPESA DA PREFEITURA SE TORNARIA AINDA MAIOR, pois teria que arcar com os sálarios dos ACS.
    Mas, e as nossas questões de melhorias e outros pontos que já colocavamos antes, como fica?
    Nós, membros da comissão, antes mesmo do atual reboliço, já haviamos procurado membros próximos a Prefeita para conversar a respeito. E hoje reforsamos nossas reividicações junto ao Sec. Adjunto e ao coordenador da Atenção Básica. O doc. entregue versa SETE PONTOS:
    Por que estamos recebendo a menos da verba repassada pelo M. da Saúde? (CORREÇÃO SALARIAl)
    INSALUBRIDADE
    PROTETORES SOLAR
    lOCOMOÇÃO
    ESPAÇO DE REF. E FUNCIONAMENTO
    MATERIAL DE APOIO
    NOMEAÇÃO DE MAIS AGENTES

    Percebemos, que a atual administração está procurando tomar conhecimento dos projetos em curso na PREFEITURA e corrigir onde há falhas, mesmo que nos cause perplexidade quanto a forma.

    Estamos atentos. Acompanhando o desenrolar das questões, reividicando e também propondo.
    Abs a todos.

    ResponderExcluir
  4. VAI APRENDER A ESCREVER CORRETAMENTE ANTES DE REIVINDICAR ALGUMA COISA!

    ResponderExcluir
  5. otima notícia , Dinha e Luiz ....
    ===
    E ao " professor de português " acima a frase correta seria " vá aprender ... " o tempo que vc citou sería o imperativo afirmativo .
    ===
    mais tirando os que só criticam e ficam e seus " guetos " escondidos sem contribuir com nada ..
    ==
    A comissão está de parabéns não liguem para os
    " espertos " que nada fazem

    ResponderExcluir
  6. "ELE" VAI APRENDER A ESCREVER CORRETAMENTE ANTES DE REIVINDICAR ALGUMA COISA!




    ===
    MAIS tirando os que só criticam e ficam e seus " guetos " escondidos sem contribuir com nada ..
    ==



    MAIS???

    ResponderExcluir
  7. Reivindicar, consciência, luta, compromisso, caráter e mais uma série de adjetivos inerentes ao que podemos chamar de características de pessoas de bem, nada tem de gramática, convivi e ainda convivo, com pessoas que mal sabem escrever o nome e que são donas de uma coragem, um senso de justiça, uma força, e por fim uma capacidade impar de respeitar as individualidades e acatar o espaço coletivo. Virtudes que não são encontradas em um diploma ou em uma escrita correta, pois como dizia Paulo Freire, um dos maiores educadores que o mundo já teve, “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” ou ainda “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” Ou mesmo Darcy Ribeiro outro monstro sagrado da educação, “Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.”
    Parabéns para comissão e para todos que estiverem contribuindo para imprimir a marca da conquista diante de uma profissão extremamente importante, demonstrando sua consciência e criticidade, incitando o mundo ao diálogo e criando novas realidades mais justas e humanizadoras.
    Por último mesmo, peço a todos: Não respondam mais a essa pessoa tão pobre e tão covarde, que sequer assina o que escreve.

    Abraço Fraterno!

    Ronaldo Paz – ronaldo.paz@oi.com.br


    “Mas a gente sempre erra, como dizia Paulo Freire, somos seres inacabados, há sempre novos erros a cometer, novas lições a aprender” Helayne

    ResponderExcluir
  8. Quero deixar meus agradecimentos e minha admiração por essa comissão de frente aí liderada pela Dinha.Pois estou em casa acompanhando apenas pelo Blog sem saber o que fazer,porém se precisar é só convocar e dar as ordens,Obrigada obrigada,obrigada

    ResponderExcluir
  9. Monic ,Artur e Davidson,tenho certeza que estão fazendo o melhor ,Também agradeço e fico aguardando ,qualquer coisa é só gritar,Miguel Couto precisa muito do nosso trabalho

    ResponderExcluir
  10. Tenho pena de pessoas que não tem o que fazer e ficam criticando o erro dos outros...

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de pedir à Dinha , Munic , Michele , Artur , Luiz . Que voltem a moderar este blog .
    pq esse negocio de criticas , correções e etc ..
    Nada contribuem com nossa vida .
    Lembro que desde o inicio foi assim , quem nada faz fica criticando e quem faz fica sendo criticado . por Ex . lá no PCI vcs lembram que foi o inicio de td e agora nem usar podemos mais

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a toda Comissão, principalmente para a Dinha.
    Ah, e gostaria que esclarecessem essa questao do cadastro no CNES, já que não consigo achar meu cadastro lá...

    ResponderExcluir
  13. Acho que podemos fazer um acordo, vamos ignorar esse tipo de comentário, pois afinal o nosso objetivo aqui é outro. A comissão inteira está muito enpenhada. Infelizmente teremos que esperar até que a gestão consiga dar um rumo certo aos contratos dos enfermeiros. Enquanto isso a comissão está fazendo um lavantamento do CNES para levar até a secretaria uma relação completa dos que precisam ser corrigidos. Daniel, grande parte dos ACS ainda não foram cadastrados por isso o nosso nome não está lá. Só parte do primeiro grupo de nomeação é que já se encontra no CNES, mas isso é só uma questão de tempo. Enquanto isso... rsrsrsr

    ResponderExcluir
  14. Parabéns à todos da comissão como sempre vocês lutando pela nossa causa,cada dia que passa admiro mais vocês em especial ,vc Dinha ,uma mulher guerreira,ACS Exemplar.
    Sou de Jardim Nova Era,minha capacitação ainda nem tinha acabado,estarmos ansiosos para ir pra rua.
    Só me resta acompanhar tudo pelo blog.
    A luta continua.
    Elaine.

    ResponderExcluir
  15. Dinha , eu sou do 1º ( Austin 1 ) e tb não consigo ver o meu e do pessoal daqui .... depois vc me diz oq tenho que fazer para este levantamento
    ass : Marcelo ( Gospel do rj )

    ResponderExcluir
  16. O PCI está ainda ativo, podem usá-lo normalmente, apenas as pessoas estão mais focadas
    aqui, o que é absolutamente comum.Quem plantou a semente pode ter a certeza que não será esquecida!
    Parabéns Comissão!!!!

    ResponderExcluir
  17. Marcelo,realmente ainda não estão todos cadastrados, nós já estamos fazendo o levantamento. Essa semana ainda entregaremos a listagem para a correção e também perguntaremos se eles podem dar um prazo para todos estarem cadastrados.

    ResponderExcluir
  18. Mais uma vez parabéns comissão e parabéns por esse blog eu acompanho tudo por aqui valeu mesmo,vcs são incrivéis sou muito grato.

    ResponderExcluir
  19. Agradeço pelas correções. Realmente não me preocupei com a gramática, como costumo fazer. Também não estou levando em conta, neste momento que escrevo, devido ao meu pouco tempo diante a outros compromissos. Achava que o mais importante era a afliação dos companheiros. Gostaria de detalhar mais a respeito da ESTABILIDADE E OS PONTOS APRESENTADOS a nova gestão. Mas fica para uma outra vez, e quem sabe antes de outro REBOLIÇO.
    Continuarei a não medir esforços em prol de nossa causa ou de qualquer outro em que eu faça parte.
    "Antes de tirar o cisco do olho do teu irmão, tire a trava que está em seu própio". (ISTO TEM MUITOS SIGNIFICADOS)
    OBS: Sem rancor!
    Abçs.

    ResponderExcluir
  20. "Gostaria de detalhar mais a respeito da ESTABILIDADE E OS PONTOS "


    O QUE É ESSA ESTABILIDADE? E OS OUTROS PONTOS?

    ResponderExcluir
  21. Cadê a moderação do blog?
    É só liberar pra virar bagunça.
    Comissão vcs estão de parabéns, mas acho que infelizmente o blog não tem como ficar sem moderação!
    O nível está abaixando novamente!
    Por favor comissão não vamos deixar o blog instrumento de informação ser avacalhado novamente.
    Peço que volte a moderação...
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal o nosso professorzinho de portugues é mesmo o óooooooo, mas, vamos ignorá-lo, pois o que ele realmente quer é essa atenção, que esta tendo aqui no blog. Vamos nos ater ao nosso grupo e as informações que realmente nos dizem respeito e que são postadas aqui pelo pessoal da comissão, que inegavelmente são nota dez, e não me canso de ser grata. Beijos a todos... Malú

    ResponderExcluir
  23. Pessoal já informaram alguma coisa sobre a situação das enfermeiras?

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Dinhaa !! AAh, to com saudades ... rs
    Queroo trabalhar denovoooo !! :D

    ResponderExcluir
  25. Governo e agentes de saúde não chegam a acordo sobre piso salarial
    Relatora quer negociar proposta que atenda aos agentes, mas que o governo possa pagar. Piso em discussão é de R$ 1.020.

    Leonardo Prado

    Agentes de saúde acompanharam o debate na Câmara. Governo e agentes de saúde divergiram nesta terça-feira (18) sobre a regulamentação do piso salarial da categoria. Enquanto o governo está preocupado com a capacidade do Estado de arcar com o piso de R$ 1.020, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias reivindicam a regulamentação desse direito, já garantido pela Emenda Constitucional 63. A discussão foi promovida pela comissão especial criada para analisar o assunto.

    A relatora da comissão, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), busca um ponto de equilíbrio. Para ela, o governo não é contra a proposta e está ciente da importância desses profissionais para a melhoria da saúde pública no Brasil. A parlamentar afirma que é preciso negociar para se chegar a uma proposta que atenda às aspirações da categoria e tenha condições de ser aprovada.

    A deputada Fátima Bezerra comenta a polêmica em torno do piso salarial. Para ouvir a entrevista completa concedida à Rádio Câmara, clique aqui."O piso já existe. É uma verdade. Essa Casa aprovou por unanimidade o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. O que nós vamos fazer agora é regulamentar o piso".

    Carreira única
    Outro ponto a ser definido é o plano de carreira desses agentes. O Ministério da Saúde defende a criação de um plano de carreira para todos os trabalhadores da saúde e não de um plano para cada categoria.

    "Se somado cada plano, cada carreira e cada piso que cada categoria está requerendo, nós vamos precisar de vários orçamentos do SUS só para contemplá-los. Então vamos ver o que está sendo pedido e vamos buscar uma negociação coletiva", explicou a representante do Ministério da Saúde Maria Helena Machado.

    A assessora jurídica da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Elane Alves, no entanto, defende que o governo repense seu posicionamento. Ela ressalta que os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias são os únicos exclusivos do SUS. "Ele nasce dentro do SUS e não tem outro mercado de trabalho para ele.”

    Elane Alves lembra que 115 milhões de pessoas no Brasil recebem o atendimento direto e diário desses profissionais. “Essas duas categorias nasceram com o Sistema Único de Saúde. Sustentaram esse sistema nos seus piores momentos, na sua criação. Tudo isso eu acredito que na mesa de negociação vai pesar a favor dos trabalhadores".

    Constitucionalidade
    Segundo o deputado João Campos (PSDB-GO), no entanto, os projetos em discussão na Câmara são inconstitucionais porque tratam de assunto reservado à iniciativa do Executivo. "O projeto tem que ser de iniciativa do presidente da República. Se o presidente Lula não mandar o projeto, será em vão todo o trabalho aqui.”

    ResponderExcluir
  26. GENTE, SE ALGUÉM SOUBER DE NOVIDADES SOBRE A NOSSA SITUAÇÃO POST PARA DIMINUIR NOSSA AFLIÇÃO

    ResponderExcluir
  27. Audiência Pública do Piso Salarial é considerada uma vitória pela CONACS

    19/05

    Imprimir
    Nessa terça-feira (18/05), foi realizada Audiência Pública promovida pela Comissão Especial que analisa o Piso Salarial dos ACS e ACE e segundo a avaliação da CONACS a presença de ACS e ACE de mais de 20 Estados com caravanas que trouxeram cerca de 2.000 pessoas foi decisiva para o sucesso da Audiência Pública que contou também com a presença de representantes do Ministério da Saúde, dos Secretários Estaduais (CONAS) e Municipais (CONASEMS) de Saúde.
    Se existia por parte dos Parlamentares alguma dúvida sobre a força de mobilização da categoria, depois da demonstração dessa terça-feira essa dúvida não existe mais, pois num debate aberto a Presidente da CONACS Ruth Brilhante e a Assessora Jurídica Dra. Elane Alves, rebateram todos os questionamentos feitos pelos demais participantes, e destacou para os parlamentares que a categoria está ciente dos seus direitos, debatendo de igual para igual com os gestores assuntos como orçamento e estruturação da carreira de todos os profissionais do SUS.
    Segundo a fala de Ruth Brilhante, “... nós não somos contra a regulamentação de um piso e uma carreira para os demais profissionais do SUS, mas somos nós que estamos aqui lutando e cadê eles?... enquanto estamos aqui passando fome, cansados de viajar 2 até 3 dias, eles estão lá nos municípios esperando que alguém faça as coisas por eles. Se é para caminhar todos juntos então que se dê o primeiro passo com os ACS e ACE!”
    Quanto aos questionamentos sobre os recursos para pagar o Piso Salarial aos 300 mil ACS e ACE a Assessora Jurídica da CONACS afirmou que: “... até agora só se fala de quanto vai custar o Piso Salarial, mas para se falar em recursos financeiros temos que fazer uma outra conta: quanto a União, os Estados e os Municípios já economizaram com o trabalho dos ACS e ACE desde 1991, pois quando se investe na saúde preventiva evita muitas internações ou mesmo procedimentos de alto custo.”
    Após a realização da Audiência Pública, a mobilização da Categoria se concentrou no prédio anexo do Ministério do Planejamento, onde uma comissão de Parlamentares liderados pelo Presidente da Comissão Especial Deputado Maurício Rands (PT/PE) e Deputada Fátima Bezerra (PT/RN) e ainda representantes da CONACS e de todos os ACS e ACE dos Estados presentes na Mobilização se reuniu com Secretário Executivo do Ministro Padilha oportuidade em que se discutiu o encaminhamento de um PL do Poder Executivo à Câmara de Deputados, tratando da regulamentação do Piso Salarial e Plano de Carreira dos ACS e ACE.
    Os encaminhamentos dessa reunião segundo a relatora Deputada Fátima Bezerra: “ A reunião foi ótima, e já temos um encaminhamento para o próximo dia 27 outra reunião com o próprio Ministro Padilha e esperamos que o Governo faça o encaminhamento do seu projeto o mais rápido possível para podermos concluir o nosso relatório e aprovarmos o Piso”
    Hoje (19/05) a mobilização da categoria será na porta do Ministério da Saúde e contará com a presença das caravanas de ACS e ACE e de vários parlamentares.

    A CONACS desde já agradece as caravanas de ACE e ACE dos Estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Parana, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

    ResponderExcluir
  28. Infelizmente minha infermeira não vao continuar.


    Fiquei sabendo hoje que o fato dela morar longe pesou bastante. O que é uma pena,pois é muito eficiente e entende muito do programa por já ter trabalhado nisso antes.

    ResponderExcluir
  29. Soube pela minha enfermeira que haverá uma reunião amanhã(24/05) dos enfermeiros com o Secretário de Saúde, tomara que já saia alguma solução...Agora o fato de morar longe não deveria ser critério para não contratar, o que vale é a experiência, competência,eficiência, profissionalismo,comprometimento,responsabilidade,etc, a maioria das enfermeiras não são de Nova Iguaçu mesmo, e quantos brasileiros moram longe de seu trabalho...

    ResponderExcluir
  30. Engraçado que só falam, falam, falam...
    Agente não vê nada...

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.