segunda-feira, 19 de abril de 2010

Capacitação

Estamos quase no fim da capacitação, já se passaram mais de um mês e agora que já está quase no fim, postem o que vocês acharam desse treinamento, se serviu de alguma coisa ou foi só perda de tempo, vocês se sentem preparados para começar a trabalhar? Se sentem mais capacitados agora?
Também temos que mudar nossa situação, nosso salário é muito baixo e não ganhamos insalubridade essa situação está assim há muitos anos aqui em Nova Iguaçu o aumento de salário que foi conseguido nesses anos foi muito pequeno, são muitos anos e poucas mudanças poucas coisas conquistadas, temos que começar a pensar nisso e não nos acomodarmos com pouco temos muitos direitos e temos que continuar lutando por eles.

12 comentários:

  1. Toda informação no curso foi válida,mas não me sinto preparada para
    trabalhar visitando as casas, cadastrando....pois minha área terá
    pouca aceitação...esse é meu receio.Tem também a questão que me
    deixou um pouco insegura, que é o caso das notificações que teremos
    que fazer quanto a violência contra mulher, idoso, crianças,
    dependentes químicos, não sei se "entregarei" alguém com esses tipos
    de agressões, pois acho muito perigoso, no mundo que a gente vive
    hoje, pois qualquer denuncia desse tipo é claro que o agressor saberá
    que foi o agente de saúde!!!
    Quanto a isso o ACS não foi preparado, pois teriámos que ter algum
    tipo de informação, não somente com enfermeiros, mas com psicológo,
    assistente social, etc....
    Acho que nossa convocação foi mais uma jogada politica, e nossa
    capacitação foi feita(nas coxas)ou seja, nos convocaram e nos deixaram
    na rua. Alguns grupos que conseguiram igrejas, locais provisórios,
    agora estão sem lugar de referencia para ficar.Os enfermeiros estão
    sempre em reunião quase toda semana, e não nos passam nada. (pelo
    menos a minha). Por fim ,acho que estamos como peixe fora d'água.
    Estive lendo mais uma vez o edital e sobre a lei organica que criou os
    1.373 vagas de agente de saúde aqui em n.iguaçu, e a lei como alguns
    postaram aqui no passado, realmente deixa claro que conforme a
    necessidade do municipio eles podem diminuir o quadro de agentes, ou
    seja, também podemos ser mandados embora.Não sei até quando ficaremos
    nesse cargo.
    Quanto ao salário não temos muito que fazer, como foi postado por
    alguém anteriormente, depende de outros tantos....
    conclusão: Temos que apelar pra Deus, qualquer tipo de fé de cada um,
    para termos paciência e aguardar, quem sabe, por melhores dias, e
    tentar fazer nosso trabalho bem feito com esses
    minimos recursos que nos deram, quem sabe , os gestores consigam
    enxergar o nosso trabalho com mais respeito e passem a pagar um salário mais
    digno (falo digno, no sentido de melhores condições para nossa família
    que depende desse salário, para mantermos com condiçoes de oferecer
    uma vida melhor)
    Boa sorte a todos!
    Ass:C

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Marta, sou da Cerâmica 1, e agora nos transferiram para Cerâmica 2, fica mais de 5.500 metros distante de minha residência. Estamos aguardando a nova gestão da saúde para reenvindicarmos nosso direito, conforme o edital, que diz que temos que residir próximo a área que iremos atuar. E nossa passagem e alimentação? Não é justo recebermos um salário mínimo e ter que dispor deste mínimo o valor de R$184,00 para passagem de ônibus e fóra a limentação. Teremos que sobreviver de lanche. ( nossa meta "prevenir doenças e promover saúde") e a nossa saúde?
    Falei por telefone com a enf. de apoio da Posse a Débora. Estamos aguardando alguma resposta plausível.
    Nós da Cerâmica estamos juntos para qualquer batalha.Nos avise. Juntos venceremos. Um grande abraço e bom feriado.

    ResponderExcluir
  3. Como digo sempre nos meus relatórios, a cada dia que estudo tenho mais a certeza da importância do Agente Comunitário nesse processo saúde-doença/prevenção e promoção da saúde. O que me dá mais vontade de continuar lutando por um melhor salário e melhores condições de trabalho. Afinal de contas seremos psicólogos, assistente social, advogado, cuidador, babá e etc... Pelo ao menos o repasse integral devemos passar a receber. É claro que é muito bonita a luta em Brasília pela PL, mas é agora que estamos recebendo essa miséria e acho que devemos o quanto antes nos mobilizarmos para mais uma vez exercitarmos a nossa cidadania. Afinal, como seremos exemplo se nas nossas casas nossos filhos estão comendo mal? Agora em relação ao estudo do Guia,manual, da lei do SUS entre outros acho tudo muito bonito, só espero que a gestão faça o seu dever de casa, porque nós já estamos fazendo o nosso.
    A luta vai começar é agora!!!!
    Beijinhos (Fé, amor e paz a todos)

    ResponderExcluir
  4. penso q não temos condições mínimas d trabalho, e assim como o comentário á cima, fomos jogados pra rua d qualquer jeito pra trabalharmos d qualquer maneira sem espaço físico adequado, o pouco que conseguimos foi graças a luta ,a união dos agentes e do enfermeiro d nossa área, q condeguimos um lugar extremamente longe do pessoal,digo longe é longe mesmo não é 10 minutinhos nem 15 de caminhada, são 35-40 minutos d caminhada ceramica (1)rumo ao canto q arrumamos em ceramica (2)ou seja ceramica 1 é deslocada pra 2 , tendo q tirar dinheiro do bolso se quiser chegar d ônibus em 10 minutos? ou ir andando e fazer caminhada de 40 minutos. pois se dependessemos da prefeitura n.iguaçu acho q nosso curso, referencia ,sede sei lá como chamam isso seria na rua mesmo né...mas voltando a capacitação foi super válida pena q queremos trabalhar né, mas assim tá dificil né pois q beneficios temos ? pra tirarmos hora d almoço , ou melhor teremos q tirar horas d almoço né, só se for... bjus pra todos xau

    ResponderExcluir
  5. É esse descaso com os agentes, que desanima!!!!Não adianta aprender promoversaúde e previnir doenças , se não temos condições de trabalhar.
    nem insalubridade temos companheiros!!!!!Isso é uma vergonha!!!!
    Hoje minha infermeira me ligou e disse:"eles querem que façamos bem rápido o mapeamento".
    E isso é até engraçado, pois até o manual dos ACS
    tivemos que nos virar (pagar para imprimir) para aprendermos alguma coisinha de nossa profissão,pois nem isso a saúde pagou pra nós!!!
    Gente vamos cair na real!!!!!!!Teremos que novamente nos unir se quisermos um lugar melhor ao sol. (ou melhor, na sombra)

    Ass:C

    ResponderExcluir
  6. a minha capacitação acabou, e ja estamos na rua fazendo contagem, nao sei como vai ser,pois nao aprendi muita coisa e quando bato na porta de cada pessoa para fazer a contagem, na maioria das vezes nao somos bem recebidos, pois querem algo que nao podemos oferecer.
    e esperoi que nosso salario aumente,principalmente insalubridade,pois o solesta muito quente e nos faz mal.pois um protetor solar custa muito caro.
    devemos marcar outra reuniao la na vila olimpica juntamente com secretario de saude e sheila gama.

    ResponderExcluir
  7. Afinal de conta!!! Alguém sabe me informar o valor correto do salário que a prefeitura de NI tem pago a um ACS?? Pois pelo que fiquei sabendo, o pessoal que já recebeu, recebeu valores diferentes. Isso é possível???

    ResponderExcluir
  8. O Salário total é 614,00,sem os descontos.Se alguns ganham menos é porque trabalharam menos dias,já a que nem todos tomaram posse no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  9. o SALÁRIO LÍQUIDO QUE IREMOS RECEBER É DE r$540,00, E PELO QUE VEJO ,MUITA GENTE DISSE QUE O TRABALHO IRIA SER MOLEZA, E NÃO SE ILUNDAM PESSOAL, A GESTÃO QUER RESULTADOS, TEREMOS QUE ANDAR MUITO, NO SOL, SEM PROTETOR SOLAR (COM ESSES 540,00, COM CERTEZA NÃO VAI DAR.sEJAMOS CONSCIENTE. . agradecemos A FORÇA E GARRA DO PESSOAL DA COMISSÃO, MAS NÃO VAI SAIR NENHUM AUMENTO PRA GENTE, CONVERSEI COM UMA ACS ANTIGA,
    E ELA ME DISSE QUE TEM QUE TRABALHAR MUITO, QUE QUANDO NÃO ESTÁ NA RUA TEM QUE FICAR DO POSTO DE REFERENCIA DAS 8 AS 17 HORAS, NA AREA DELA SOMENTE NÃO TRABALHA QUANDO TEM TIROTEIO (ela é DE dom bOSCO)OU CHOVE MUITO.

    TRABALHA-SE MUITO, E GANHA POUCO. oU VCS ACHAM QUE SERÁ ESSA MOLEZA IGUAL AO CURSO DE CAPACITAÇÃO????
    oU VCS ACHAM QUE sheilinha vai dar aumento?????
    CAIAM NA REAL PESSOAL!!!!!!!!!acordem!!!!!!TB ESTOU NESSE MAIS ASSIM QUE TIVER ALGO MELHOR EU CAIO FORA!!!!!!!nÃO TENHO NEM FILHOS, FICO IMAGINANDO QUEM TENHA, COMO SERÁ DIFICIL ESTICAR ESSA MERRECA

    ResponderExcluir
  10. Somando o auxílio dá 614,00 esse é o salário total sem os descontos.

    ResponderExcluir
  11. A minha capacitação está acabando e ainda não me sinto preparada, pelo contrário, estou preocupada pois querem que trabalho em outra área onde não conheço ninguem.

    ResponderExcluir
  12. Desculpem pessoal, também acho absurdo o salário, as condições de trabalho, enfim, tudo a que diz respeito a nossa função,porém, se nós (inclusive eu ) tivéssemos procurado saber como funciona esse esquema que, diga-se de passagem é utilizado em todo o estado, não ficaríamos tão espantados. Também me assustei com algumas das nossas obrigações,mas, ao procurar conhecer melhor a função trocando idéias com acs de outros estados percebi que apesar de nem tudo ser flores,tem lugares onde desempenhar essa função é bem mais difícil. Desde o princípio sempre comentei com os colegas que se inscreveram comigo que esse trabalho seria acima de tudo pautado em compromentimento porque se levarmos em condição o salário, as dificuldades sairemos correndo.Enfim, comungo com todos a opinião de que será difícil, principalmente com essa bagunça que está nossa prefeitura, mas perseverança colegas, tenhamos a esperança de que em algum momento nosso trabalho seja reconhecido DE VERDADE e assim possamos brindar juntos a vitória !!!!!!!! Boa sorte a todos e muita força para superar o que virá. Kaká

    ResponderExcluir

Conforme decidido em assembléia pela maioria dos ACS,só serão publicados comentários com identificação.
Não serão aceitos comentários com palavrões ou com ofensas de qualquer tipo.