terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Reunião dia 6 de Janeiro!!!

Por: Munic Branco

Pessoal a reunião vai ser no dia 06/01/2010 as 14:00 no sindicato dos metálurgicos,onde foram as outras reuniões.Lá decidiremos que atitude tomar,só temos certeza de uma coisa não podemos mais espera e nem ficar se conformando com blá,blá,blá,é hora de agir chega de sermos enrolados.

Chega de Utopia!!!

Por: Artur Siqueira

Na verdade temos que encarar a situação com realidade,estão falando em mandado de segurança coletivo com os 307 que aguardam a nomeação porém as chances de reunir esses 307 são remotas, não devemos ficar esperando pelos outros para poder agir,além disso também esbarramos no problema das colocações pode uam pessoa que passou em quinto lugar entrar através de mandato de segurança na frente do primeiro colocado que também aguarda posse? São coisas que temos que analizar,e partir para atitudes mais objetivas,pois não temos mais tempo para perder,temos que radicalizar para cima do prefeito com manifestação só assim conseguiremos nosso objetivo.

Mais de seis meses de espera


Chegamos ao final do ano,e 6 meses após a perícia que fizemos tivemos 13 nomeações,que não passaram apenas de uma forma de amenizar essa situação ridícula que nos encontramos,só que não se ameniza nada com a nomeação de 13 quando somos mais de 300 aguardando a mais de 6 meses pela nomeação,e mais de 600 que aguardam por convocação.O que devemos tirar disso tudo é experiência, entender que estamos lidando com políticos e que não vai ser nada fácil sair essa nomeação com a rapidez que queremos, levaram 6 meses para nomear 13, de quanto tempo precisarão para nomear o restante? Dois anos? Agora que começaram a resolver o problema da contratação dos médicos o que deve levar bastante tempo para ser concretizado. Não temos nada a ver com os problemas da prefeitura, nos convocaram em maio porque quiseram, e tiveram seis meses para organizar todo Programa saúde família, de mais quanto tempo vão precisar? Não temos mais tempo para dar em janeiro faz sete meses, já esperamos demais. Esse ano não podemos fazer mais nada devido a esse recesso de fim de ano, o que podemos fazer é nos preparar para no começo de janeiro, entrar com tudo para fazer essa nomeação sair logo. Eu e Michele conversamos ontem e vamos nos encontrar na semana que vem para decidir os passos a serem tomados no começo do ano, o que queremos e preparar logo uma manifestação no começo de janeiro, porém antes temos que nos encontrar para decidir com a maioria, hoje mesmo vou entrar em contato com o sindicato para marcar uma reunião na primeira semana de janeiro, onde nós decidiremos em conjunto que atitude tomar. Um advogado que ficou sabendo da nossa situação entrou em contato informando que poderia ajudar no caso de um mandato de segurança, vamos marcar uma reunião com ele para obter informações de como proceder como é um advogado particular as coisas seriam feitas mais rápido, na próxima reunião que deve ser no começo de janeiro, já que esse ano não conseguiremos fazer mais nada e ninguém aqui tem tempo e dinheiro para ir a reuniões toda semana somente para conversar sem ter planos prontos para serem feitos. Temos várias idéias que precisamos passar para os outros, além do contato com o advogado e a manifestação, pensamos em algo mais radical caso as outras medidas não tragam o resultado esperado, precisamos de algumas pessoas com disponibilidade e disposição para ficar no corredor da prefeitura, até conseguir um acordo com uma data para a nomeação por escrito com prefeito, tem que ser pessoas que possam ficar direto o quanto for preciso, isso só deve ser feito em último caso, porém precisamos estar preparados para tudo, por isso quem puder ficar caso seja necessário manda um e-mail com o nome e o telefone, na reunião falaremos sobre tudo isso, assim que tiver a data posto aqui. O e-mail para contato é: acsconcursados@gmail.com

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Assembléia de amanhã!

Por: Artur Siqueira

Queridos companheiros a Assembléia de amanhã está confirmada.

Amanhã às 14:00, no Sindicato dos Metalúrgicos, próximo a junta Militar.

Nessa assembléia temos que conversar bastante e decidir se algo vai ser feito, pois o ano já está acabando; se não só no ano que vem!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

As primeiras 27 equipes

Por: Artur Siqueira

Foi dito desde o início para nós que o maior motivo das nomeações não terem acontecido foi a falta de médicos no município, pois Nova Iguaçu não consegue contratar esses profissionais devido ao baixo salário pago para eles,está tudo sendo preparado legalmente para aumentar o salário dos médicos e vamos acompanhar de perto esse processo que já está sendo feito, com isso ok, as 27 equipes já aprovadas pelo conselho entram no programa. Já o restante a Secretária pretende resolver com outro programa que está sendo elaborado o PACS (Programa Agente Comunitário de saúde), no qual não é preciso o médico para que se formem as equipes, o enfermeiro é o responsável e com ele pode ser colocado até 30 agentes de saúde, o que resolveria de forma rápida esses problemas das nomeações.Estamos acompanhando tudo de perto para que tudo seja feito, e de forma mais rápida possível.No dia 09/12/09 ás 14hs teremos uma assembléia no Sindicato dos Metalúrgicos,é muito importante a presença de todos,abaixo estão as 27 equipes que já foram aprovadas pelo conselho e serão as primeiras implantadas:


URG Centro:

Jardim Viga - 1 ESF (Equipe saúde família)
Prata – 2 ESF

URG Posse:

Jardim Ocidental – 1 ESF
Cerâmica – 2 ESF
Carmary (Lino Vilela) – 1ESF

URG Comendador Soares

Jardim Alvorada – 2 ESF
Jardim Palmares – 2 ESF
Ouro Verde (Vila Tânia) – 1ESF

URG Cabuçu

Ipiranga – 2 ESF
Lagoinha – 2 ESF
Marapicu – 1 ESF

URG Austin

Austin (Vila Jurema) – 3 ESF
Rodilândia – 1 ESF

URG Vila de Cava

Rancho Fundo – 2 ESF

URG Miguel Couto

Parque Ambaí – 1 ESF
Boa Esperança – 2 ESF

URG Tinguá

Parque Estoril – 1ESF


*Lembrando que os 13 que foram nomeados no dia 18/11/09, estavam incluídos nessas 27 equipes já aprovadas pelo conselho.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Reunião de sexta-feira

Por Munic Branco

Ontem entrei em contato com o secretário de saúde Marcos Souza para informar que já tivemos reuniões com a Carla sec.adj.de saúde básica e que não tivemos respostas satisfatória já que queremos datas e ela não pode nos dar,pedi a ele que dessa vez passe algo concreto para ela ,para que na sexta a gente não saia de lá mais uma vez sem ter a mínima idéia de quando seremos nomeados, o secretário concordou e agora vamos aguardar até sexta para saber se realmente teremos novidades. Quem puder ir será importante para fazer pressão e mostrar que estamos unidos, a reunião será nessa sexta-feira às 10hs no Dom Walmor.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mais uma reunião com a secretária adjunta de saúde básica

Por Munic Branco

O secretário de saúde Marcos Souza marcou uma reunião com a Carla secretária adjunta de saúde básica para sexta dia 04/12 as 10hs, com essa será a quarta reunião que teremos com ela, por isso minha opinião é que não teremos nenhum avanço ela explicará novamente sobre o projeto, sobre os planos porém não pode dar nenhuma data,a esperança é que depois da manifestação que fizemos exista alguma mudança,e que ela dessa vez possa nos apresentar datas para as nomeações,mais sinceramente acho pouco provável,por isso devemos estar preparados para mais uma provável manifestação, vamos fazer cartazes para espalhar por Nova Iguaçu convocando os outros concursados para lutarem com a gente,precisamos da ajuda de todos pois ainda teremos que lutar muito por essas nomeações.Resta agora aguardar pela reunião na esperança de ter novidades algo concreto,lembrando que a reunião não é com o secretário de Saúde e se fosse para conseguir uma reunião com a Carla não precisaríamos ter feito manifestação,semana passada Michele,Artur,Vagner e Eu,conversamos com a Carla,e não tivemos nada concreto,ela mesma já disse que não tem como resolver que a parte dela já está feita,que é elaborar o projeto.Lembrando também que não houve mais nomeações, e nem temos previsões de quando teremos novamente,tudo indica que teremos mais uma manifestação por aí.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Semana de reunião

Por Munic Branco

Essa semana teremos uma reunião com o secretário de saúde Marcos Souza que ainda não foi marcada, assim que o secretário marcar vou postar aqui a data para que todos compareçam para colocar pressão, para que o secretário cumpra com o prometido feito no dia 25/11 de passar as datas das nomeações,se isso não ocorrer temos que estar preparados para mais uma manifestação mas dessa vez tendo como alvo o Prefeito Lindberg Farias, já que o secretário não está resolvendo.Vamos aguardar a reunião antes de qualquer decisão,no dia 09/12 as 14hs teremos uma reunião no sindicato dos metalúrgicos para decidir os próximos passos,não deixem de comparecer,precisamos estar juntos para alcançar nosso objetivo.
Vou colocar aqui um trecho de uma matéria que saiu no site da prefeitura de Nova Iguaçu, referente à nossa convocação que tem relação com o projeto de expansão do Programa Saúde da Família notem que o prazo para isso acontecer é até o fim do ano.


Os Agentes comunitários convocados irão se juntar aos 366 agentes, já em atuação na cidade, somando 878 profissionais. Com essas contratações, a prefeitura quer ampliar o atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) na cidade. A idéia é de que a cobertura do programa, atualmente em 20%, aumente para 50% até o fim deste ano no município e em 100% nos bairros de Miguel Couto, Jardim Nova Era, Cerâmica, Jardim Pernambuco e Vila de Cava.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Matéria no Jornal Hora H sobre a manifestação

Concursados da Saúde cobram nomeações a Lindberg Farias

• Manifestantes acusam prefeitura pela demora na nomeação de 220 candidatos aprovados, aptos para assumir o cargo de agente comunitário nos PSF (Programa de Saúde da Família). Durante o protesto em frente à prefeitura, eles usaram nariz de palhaço e estenderam faixas em que denunciam a covardia, o descaso e crise na saúde do município. Ontem, a Câmara suspendeu do aviso de licitação que pretendia contratar laboratórios de análises clínicas pelo valor de R$ 2,5 milhões.


Batalha contra enrolação
Aprovados em concurso da Secretaria
de Saúde protestam contra demora nas nomeações.


Antonio Carlos
Fotos: Alexandre Lima

• O sonho e a esperança de estabilidade profissional se transformaram em dor de cabeça. O concurso para agente comunitário de saúde, realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu, em 2007, se transformou em pesadelo para centenas de aprovados, que ainda aguardam nomeação. Ontem, pela manhã, eles realizaram um protesto no Paço Municipal para cobrar o que a lei lhes assegura.
Segundo os organizadores do movimento, foram aprovados 1.366 candidatos, sendo que apenas 500 foram convocados para se apresentar até o dia 10 de junho passado, após realização de exames e apresentação de documentação. Deste número, apenas 220 ficaram aptos às nomeações para serem lotados nos PSF (Programa de Saúde da Família) e apenas 13 foram nomeados e já estão trabalhando. E são estes que cobram do município um posicionamento quanto a efetivação. Usando nariz de palhaço e faixas e cartazes com dizeres: “Covardia. Concursados sem trabalho. População sem saúde. Sr. prefeito, cadê o dinheiro dos PSF?”, os manifestantes queriam uma audiência com o prefeito Lindberg Farias, e o secretário de Saúde, Marcos Sousa, em busca de explicações. “Estamos cansados de esperar por uma resposta. A prefeitura recebeu verbas para ampliar os PSF, mas ninguém sabe para onde foi o dinheiro. O prazo para prescrição do concurso vence esse ano, e a estratégia usada pelo governo foi a prorrogação por mais dois anos. Estamos sendo enganados”, disse Ubiratan Marques, de 58 anos, um dos líderes do movimento.
Depois de algumas horas de protesto, uma comissão formada por cinco concursados foi recebida pelo secretário.

Sacríficio do emprego
• Muitos dos concursados deixaram empregos para concorrer a uma das vagas. É o caso de Sérgio Ricardo de Alcântara, 40, que era metalúrgico, e Adriano Lourenço, 26, ex-barista, que abandonaram suas profissões em busca de uma chance como agente de saúde. “Depositamos nossas expectativas nesse concurso. A prefeitura nos ‘pressionou’ para que cumpríssemos todas as exigências dentro do prazo e não cumpriu com a parte dela”, lembra Sérgio. “O ato oficial de 26 de maio deixava claro que a convocação era para provimento de cargo, mas pelo visto não é isso que estamos vendo”, criticou Adriano.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Manifestação feita em 25 de novembro de 2009

Por Munic Branco



Primeiro agradecer a todos os companheiros concursados que compareceram, pois sem vocês não haveria manifestação, depois ao Sindicato SINTSAÚDE/RJ Nova Iguaçu, por toda ajuda e apoio.
A nossa manifestação obteve o resultado que queríamos, conseguimos enfim uma reunião com o secretário de saúde, Marcos Sousa, onde fizemos um acordo de marcar uma reunião na semana que vem, para que seja passado para nós um cronograma com as datas para as nomeações, deixamos claro para ele que não sairemos na semana que vem sem respostas concretas.
Demos um grande passo com a nossa manifestação, pois na mesma hora o secretário nos recebeu, é assim que vamos conseguir nossa nomeação na base de luta e pressão, na próxima reunião com o Secretário é importante que todos compareçam para fazer pressão. A união continua, pois estamos em um momento de acordo e definições com a prefeitura e temos que estar juntos mais do que nunca.


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Manifestação de amanhã tudo pronto

Por Munic Branco

Nessa semana cuidamos de todos os detalhes para a manifestação de amanhã, definimos os textos das faixas deixando tudo bem objetivo e com foco total na demora na nomeação escolhemos a frase “NOMEAÇÃO JÁ” como a principal incluída em todas as faixas, foi enviado ontem pelo sindicato um ofício ao secretário informando sobre a nossa manifestação, a imprensa também foi avisada. Foi tudo preparado para não haver problemas, pois sabemos como é importante essa manifestação para nós, precisamos de todos, façam o impossível para irem, é hora de mostrar união, pois a manifestação pode ser um sucesso ou um desastre e isso depende do nós,lembrem que o que está em jogo é nossa nomeação,nosso emprego,esse também é o momento de expressar nossa revolta com o que estão fazendo com a gente,é hora de mostrar para todo mundo,o que está acontecendo.Todos temos consciência da importância do dia de amanhã na nossa luta,e mais do que nunca precisamos de todos,levem seus familiares e amigos para dar apoio,para lutar com a gente,essa é uma luta pelo nosso emprego,mas também pela saúde do nosso município.
Hoje também tivemos uma reunião com a Carla responsável pelo PSF, que não garantiu nomeações para essa semana, e nem pode dar uma previsão para a nomeação dos 320, disse que estão trabalhando a todo vapor para que isso aconteça o mais breve possível, mas nada concreto. Amanhã não deixem de comparecer, as 09hs em frente à prefeitura, é nossa oportunidade de mostrar que não vamos nos conformar com promessas que queremos e precisamos da nossa NOMEAÇÃO JÁ!

domingo, 22 de novembro de 2009

Dinheiro repassado para N. Iguaçu em 2009 para o PSF

Por Artur Siqueira

De acordo com o Portal da Transparência, o Governo Federal, repassou R$4.882.726,00, para o Programa Saúde da Família em Nova Iguaçu.Conclusão: dinheiro não está faltando!


Total destinado ao município NOVA IGUACU: R$ 4.882.726,00
Total destinado ao Favorecido FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE NOVA IGUACU:R$4.882.726,00
_____________________________________________________

Mês Fonte-Finalidade Modalidade de Aplicação Valor (R$)
------------------------------------------------------------
Setembro/2009 FNS - PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA 371.200,00
-------------------------------------------------------------
Setembro/2009 FNS - PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE R$227.850,00
-------------------------------------------------------------
Setembro/2009 FNS - PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL R$31.200,00
-------------------------------------------------------------
Agosto/2009 FNS - PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA R$377.600,00
-------------------------------------------------------------
Agosto/2009 FNS - PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE R$206.836,00
-------------------------------------------------------------
Agosto/2009 FNS - PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL R$31.200,00
-------------------------------------------------------------
Agosto/2009 FNS - INCENTIVO ADICIONAL PSF R$10.000,00
-------------------------------------------------------------
Julho/2009 FNS - PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA R$339.200,00
-------------------------------------------------------------
Julho/2009 FNS - PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE R$187.082,00
-------------------------------------------------------------
Julho/2009 FNS - PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL R$31.200,00
-------------------------------------------------------------
Junho/2009 FNS - PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA R$345.600,00
-------------------------------------------------------------
Junho/2009 FNS - PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE R$190.568,00
-------------------------------------------------------------
Junho/2009 FNS - PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL R$31.200,00
-------------------------------------------------------------
Maio/2009 FNS - PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA R$352.000,00
-------------------------------------------------------------
Maio/2009 FNS - PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE R$194.054,00
------------------------------------------------------------


Fonte: http://www.portaltransparencia.gov.br

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Primeiras Nomeações

Por Artur Siqueira

Saíram hoje as 13 primeiras nomeações, no jornal ZM notícias, a luta continua para que todos os 320 sejam nomeados o mais rápido possível, a manifestação continua firme e forte independente dessa nomeação, lutamos para a nomeação de todos os 320 e não somente de 13.


Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, 18 de novembro de 2009.

Portaria nº 730, de 18 de novembro de 2009.

O Prefeito da Cidade de Nova Iguaçu, usando das atribuições que lhe confere a legislação em vigor; RESOLVE:

NOMEAR nos termos da lei e, especificamente, em atendimento ao art. 37, II da Constituição da República, os concursados abaixo para provimento de cargo de Agente Comunitário de Saúde, respeitando a ordem de classificação do concurso público, publicada no Jornal ZM Notícias de 04 de dezembro de 2007. A posse deverá ocorrer nos termos da Lei nº 2.378/92, na Secretaria Municipal de Administração.

Área Convocada
______________________________________________
Carmary s/ divisão
Class. Geral Nomes
1º Cristiane Assunção da Silva
2º Almir Portella de Oliveira
6º Rosely Galdino de Sousa Chaves
______________________________________________
Jardim da Viga s/ divisão
Class. Geral Nomes
8º Katiane Alves de Oliveira
9º Dalton Paes dos Santos
11º Rogério Lins Silva
12º Rômulo Souza Costa
13º Cristiane Marques da Silva
___________________________________________
Parque Ambai s/ divisão
Class. Geral Nomes
2º Wilson Grosso Rodrigues
___________________________________________
Rio d Ouro s/ divisão
Class. Geral Nomes
1º Sueli Gomes da Silva
___________________________________________
Tinguá s/ divisão
Class. Geral Nomes
3º Ana Claudia Fernandes de Oliveira
___________________________________________
Valverde 2
Class. Geral Nomes
1º Daniele Dias Fernandes de Oliveira
2º Luciana da Silva Rodrigues
____________________________________________

Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, 18 de novembro de 2009

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Manifestação Nomeação Já!

Por Munic Branco

Hoje tivemos mais uma decepção quando soubemos que somente 13 pessoas começariam a ser nomeadas, somos 320 e depois de cinco meses após a perícia somente 13,e ainda nem temos a certeza disso pois novamente é uma promessa.Sabemos que se essa nomeação acontecer é somente uma tentativa de amenizar a situação,uma tentativa inútil pois ninguém se conforma com esse absurdo.Ficamos revoltados e muitos quiseram fazer um protesto imediato,mais depois de muita conversa e uma votação a maioria decidiu que não era a hora e nem o memento ideal,porque precisávamos avisar as outras pessoas que não estavam presentes para que pudessem também manifestar sua revolta, além disso não tínhamos faixas,nem carro de som,e já passava das 16hs.Temos tempo de mobilizar mais companheiros,preparar as faixas e o carro de som,contamos com o apoio do sindicato para arcar com as despesas e contatar também a imprensa.Na segunda vamos nos reunir para preparar as faixas. A manifestação é a nossa carta na manga ela tem que ser certeira e eficiente, tem que ser bem feita para dar o resultado que queremos.Agora mais do que nunca precisamos de todos presentes,é a hora de expressar toda a indignação e exigir enfim nossa nomeação,vamos todos no dia 25/11 as 09hs, em frente a prefeitura para a grande manifestação em busca da nossa nomeação,é hora de todo mundo saber o que está acontecendo é nossa hora de mostrar que somos fortes e não vamos nos conformar fácil com essa demora.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Documento

Por Munic Branco

Hoje recebi uma ligação da acessora do secretário informando que estão fazendo um documento para nós sobre a nomeação,pediram para aguardar qua a Carla iria dar maiores informações,vamos aguardar para ver se não é mais uma promessa,estamos tentando de todos os jeitos conseguir um documento pois precisamos urgente de algo concreto.

Querem nos calar

Por Munic Branco

Muita gente não gostou,quando eu disse que o secretário de saúde não tinha palavra,eu até entrei em contato com ele semana passada pedindo um encontro como todos sabem, ele disse que nos receberia, porém não o fez, sempre inventando uma desculpa e mandando outras pessoas falar com a gente, mandei sim um recado para ele dizendo que ele não tem palavra, pois está mais do que provado que não tem mesmo,até me ligaram pedindo para tirar essas palavras do Blog,o que eu e todos nós queremos é nosso de direito,conquistamos isso,não é um favor nos nomear é um dever. Estão querendo nos calar, pois estão vendo como estamos ficando fortes, não temos que ter medo de ninguém nossa única arma é a comunicação, foi ela que nos uniu, nossa expressão é tudo que temos se estamos incomodando é um bom sinal, e devemos incomodar ainda mais para alcançar nosso objetivo, infelizmente isso acontece por culpa deles. Não vamos nos deixar enrolar mais uma vez por palavras doces e promessas, já tivemos provas de que elas não são cumpridas, até hoje não saiu uma nomeação, já estamos no fim de novembro,e como eu já disse não vou pagar por uma falta organização e planejamento da prefeitura. Se o secretário e todos aqueles que se incomodaram não quiserem mais ouvir difamações, cumpram com suas palavras. Respeito se conquista não se impõe.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Resposta

Por Munic Branco

Vou passar para vocês,a resposta de um e-mail enviado para o Prefeito respondido por sua esposa Maria Antônia que é coordenadora da câmana de monitoramento e gestão e do programa bairro escola,ela esteve com a gente na primeira reunião na Semus,representando o prefeito,deu várias explicações técnicas da demora na nomeação,porém não se comprometeu também com uma data uma previsão,vejam o e-mail:

Munic,

Entendo a situação de vocês, mas não posso me comprometer a resolver a situação antes de fechar todas as interfaces necessárias. Estamos trabalhando neste sentido. A mudança das equipes de todas as Unidades de Saúde do município e a demora em consolidar as equipes com as quais os ACSs vão trabalhar acabaram por atrasar todos os outros procedimentos que havíamos planejado. Sinceramente, quero que vocês entendam que se chamamos é porque temos de fato o interesse em lota-los. No entanto, dadas as mudanças no sistema de saúde do município, acabamos tendo que adira a lotação dos novos ACSs até fechar as equipes principais. Queria pedir mais uma vez paciência e que confiem que estamos trabalhando de fato e duramente para resolver a questão com a máxima rapidez - é de interesse de vocês mas também de nosso interesse. Pressões externas não farão com que tenhamos mais vontade e mais emprenho em resolver uma questão porque a expansão da saúde da família já é a nossa prioridade na política de saúde. Sabemos que não haverá resultados na saúde sem uma ampla cobertura da atenção básica, em especial da saúde da família. Este é o modelo de saúde no qual acreditamos, esta é a política que estamos implantando em Nova Iguaçu, este é o legado que queremos deixar na cidade. No entanto, a re-lotação das equipes nas Unidades se mostrou mais complexa do que prevíamos. Além do perfil adequado, cada profissional precisa estar lotado em uma Unidade onde ele possa atuar bem, cumprir os horários, se integrar à comunidade. É um xadrez. Arrumamos uma peça e desarrumamos outra. Já estamos na fase final. Penso que não demorará muito. Mas não vou assumir agora uma data porque estamos de fato dependendo da concretização da freqüência dos profissionais nas unidades, sem o que não há equipes com as quais os ACSs trabalhem. Darei boas notícias em breve, tenho certeza.

Abraços,

Maria Antônia

Essa mensagem demostra mais uma vez a falta de organização e planejamento da administração e não somos nós que vamos pagar por isso.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Só Problemas

Por Munic Branco

Hoje o secretário entrou em contato para marcar uma reunião com a gente da comissão, porém foi desmarcado devido ao problema da chuva que ocorreu em tinguá,e a assessora dele ficou de marcar para semana que vem,pedi que o encontro fosse antes da reunião do dia 18, para que possamos passar para o pessoal alguma coisa. Mas acho que não teremos boas notícias, a saúde de nova Iguaçu está caótica, eles não tem médicos para implantar as equipes, e as que já existem também estão sem esses profissionais, nossa nomeação não é prioridade para a administração de Nova Iguaçu e fica cada vez mais longe de acontecer. Descobri também que alguns profissionais da saúde aqui em Nova Iguaçu que fizeram concurso em 2007 também, foram convocados, fizeram perícia e como nós aguardam há muito tempo a nomeação. O que demonstra que o descaso não é só com a gente e sim com a saúde, está clara a falta de respeito com aqueles que prestaram concurso público, e agora pagamos por uma total falta de organização. Mas não devemos deixar isso desanimar nossa luta, a prefeitura não tem pressa de resolver esses problemas, porque estão acomodados, estão colocando nossa nomeação de lado, e só nossa pressão e união para fazer isso mudar, dia 18 firmes e fortes para mostrar que estamos vivos e não somos palhaços.

Nada de Nomeações

Por Artur Siqueira

Mais um dia se foi,sem nomeações,sem notícias, sem nada,o que comprova o descaso e falta de compromisso com a gente,o documento já está aqui pronto na minha mão,e cabe a nós agora fazer com que ele seja assinado,todos devem estar cientes da importância do nosso encontro dia 18,por isso é importante mobilizar o maior número de pessoas possível,espalhem a notícia como estamos fazendo usando todo meio de comunicação possível, estamos trabalhando no anúncio do jornal,para alcançar mais pessoas,qualquer novidade ou notícia postaremos aqui,firmes e fortes para dia 18.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Está na hora de ter um documento

O secretário de saúde Dr.Marcos de Souza,em vários momentos e oportunidades garantiu com toda certeza para quem quizesse ouvir,que até o fim do ano todos os convocados seriam nomeados,porém já comprovamos que não podemos confiar no que ele diz,então eu essa semana elaborei um documento que se chama Termo de Compromisso com a ajuda de uma advogada,na qual o secretário de saúde se compromete a nomear todos os convocados até o dia 31/12/2009,como ele já garantiu muitas vezes que até o fim do ano todos seriam nomeados,vamos ver se ele se compromete oficialmente com o que diz. Poderemos assimc comprovar a veracidade das suas palvras,fazer ele assinar esse termo só cabe a nós,e vamos fazer isso acontecer temos força e pessoas suficientes para trazer esse documento assinado de qualquer jeito,chega de enrolação eu quero garantia,já que já demonstraram que não tem palavra. Todos juntos dia 18 é a hora de demonstrar força e poder.

A união faz a força dia 18/11 todos juntos

O secretário ainda não respondeu e parece que não vai responder,deve ter coisas mais importantes para fazer,chega não podemos mais ficar nessa situação,como se estivessémos pedindo esmola,como se não tivéssemos nenhum direito.Nós da comissão estamos nos esforçando bastante para ver a coisa progredir,a Michele deu a idéia, de colocar um anúncio,no jornal para chamar os restante dos concursados que não tiveram acesso a essas informações para lutar com agente,e assim reunir o maior número de pessoas possível,causando assim um maior efeito em uma provavél manifestação que tenhamos que fazer,já estamos elaborando o anúncio para publicar o mais rápido possível.Mais do que nunca precisamos de todos no dia 18 pois para mim é considerado o dia D,pois não temos tempo para ficar marcando reuniões que não dão em nada,vão preparados pois nesse dia podemos sair dali direto para uma manifestação e quem sabe só assim seremos respeitados.

Quarta reunião dia 18 que seja a última a definitiva

Desde a última reunião temos feito de tudo para buscar informações completas,para que no dia 18 a gente não saia como na última reunião,sem ter nada concreto sem saber de nada. Entrei em contato com o secretário de saúde semana passada e ele aceitou receber nós 5 da comissão nessa semana,mas só para variar o secretário não cumpriu a promessa e até agora não marcou nada,não responde aos e-mail e nem atende o telefone,o que demostra exatamente o que está acontecendo,ele não nós recebe porque não tem boas notícias para dar, sabe que vamos exigir um documento que ele certamente não quer se comprometer a assinar,porque não tem uma data prevista,pode ser daqui a um ano quem sabe,e não podemos deixar isso acontecer,ficar esperando por promessas que não são cumpridas,já passamos por perícia a 5 meses,vamos ter que esperar mais quanto para trabalhar,isso não existe,podem falar o que quiser,que não tem médico,não tem enfermeiro,não tem lugar pra colocar os a gentes,que o conselho não aprovou,não temos nada a ver com isso,se chamaram já tinham que ter tudo feito,a prefeitura não escuta nossos problemas,não somos nós que vamos entender os deles. Eles tem dinheiro o suficiente para fazer o que tem que ser feito rápido,não existe desculpa.Temos o direito,não precisamos ficar esperando se a gente não quiser vamos fazer as coisas acontecerem na política é assim que funciona.

Terceira reunião

Essa terceira reunião reuniu muito mais concursados foram mais de 45,o que demonstra que estamos ficando fortes,tivemos a confirmação de que o concurso foi prorrogado por mais 2 anos,porém não vimos a relação das 27 equipes,só 13 e que também ninguém entendeu direito,e nem sabe se isso é verdade,foi uma reunião que não trouxe muita resposta,só mais promessas e demora,houve também uma votação para escolher 5 representantes desses agentes concursados, que foram Artur, Rogério, Michele, Luciana e Eu,e foi marcada mais uma reunião para o dia 18/11 no sindicado dos metalúrgicos em Nova Iguaçu.Não ocorreram as nomeações como prometido,o que prova mais uma vez que o secretário não tem palavra por tanto não devemos acreditar em promessas pois já vimos que não são cumpridas

Segunda reunião

Inconformados com as notícias que tivemos sobre o conselho de saúde,decidimos nos reunir em frente a prefeitura no dia 29/10 as 11hs,o encontro foi marcado através do forúm do PCI,onde a galera convocada se reúne, chegando lá havia somente umas 15 pessoas,o pessoal do sindicato dos agentes de saúde de Nova Iguaçu,apareceu dizendo que tinham acabado de se encontrar com secretário, e que tinham informações novas,e estavam dispostos a ajudar a gente nessa briga,fomos então convidados a ir até o sindicato,e lá tivemos a informação que o conselho havia aprovado somente 27 equipes,e que essas começariam a ser nomeadas já na próxima semana a primeira semana de novembro,recebemos apoio do sindicado,que marcou uma nova reunião no sindicato dos metalúrgicos,para o dia 04/11, onde seria passada a relação das 27 equipes,para nós.

Primeira reunião

Em setembro eu consegui marcar através do prefeito uma reunião com o secretário de Saúde,na SEMUS,eu e mais um grupo de convocados fomos até lá para saber informações sobre a demora nas nomeações dos 320 convocados,porém não fomos recebidos pelo secretário de saúde Dr.Marcos de Souza, e sim pela Secretária adjunta de saúde básica Carla,o que ela nos apresentou foi um projeto de expansão do PSF divido por áreas,e nós deu a informação de que os novos agentes iriam ser locados também em CIEPS, e que alguns serian nomeados imediatamente,outros até 90 dias dependendo da condição da área,sendo assim os prazos eram 30,60 e 90 dias para todos serem nomeados.Passamos a informação para os colegas através do forúm do PCI,depois de algumas semanas descobrimos que nada era verdade e o conselho de saúde de Nova Iguaçu ainda tinha que aprovar a expansão do PSF.Em uma reunião do conselho saúde no Dom Walmor,onde estava presente o Secretário de saúde,ele afirmou na frente de vários convocados que estavam presentes naquele dia que até o fim do ano todos já estariam nomeados,e que se o conselho não aprovasse o projeto,ele iria recorrer ao estado.O que podemos comprovar até então é uma total falta de organização,como pode uma prefeitura convocar 512 concursados e não ter uma estrutura pronta para colocar esses profissionais para trabalhar afinal não eram obrigados a convocar ninguém agora,isso é muito estranho e é claro que não é só isso que está em jogo,não é o real motivo de não termos entrando ainda, mas não temos nada a ver com isso, se convocaram vão ter que nomear.

Notícia da convocação de 2009 no site da Prefeitura

Notícias
Agentes Comunitários

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria municipal de Saúde, convocou 512 agentes comunitários de saúde aprovados no concurso público de outubro de 2007. Os concursados irão se juntar aos 366 agentes, já em atuação na cidade, somando 878 profissionais. Com essas contratações, a prefeitura quer ampliar o atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) na cidade. A idéia é de que a cobertura do programa, atualmente em 20%, aumente para 50% até o fim deste ano no município e em 100% nos bairros de Miguel Couto, Jardim Nova Era, Cerâmica, Jardim Pernambuco e Vila de Cava.

O edital de convocação dos agentes comunitários de saúde foi publicado no dia 26 de maio no Diário Oficial do município. Os convocados já apresentaram os documentos e estão em processo de avaliação médica, pré-requisito para a contratação. A data da posse dos profissionais ainda não foi divulgada.

O trabalho do agente comunitário de saúde é desenvolvido na rotina das comunidades. Como ele reside na micro-área onde é lotado (uma das exigências da seleção pública), este profissional conhece de perto as necessidades da população, estabelecendo um elo entre as pessoas e os profissionais de saúde da unidade mais próxima.

A proximidade entre o agente e as famílias faz com que a nova gestão da Secretaria municipal de Saúde, em parceria com técnicos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) – da Fiocruz –, priorize o trabalho desses profissionais na promoção da saúde e na implementação de políticas públicas.


http://www.novaiguacu.rj.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=413&sid=20

Convocações

Vamos analizar tudo desde o início,o concuso foi feito em 2007,para preencher 1.373 vagas,em 2008 alguns aprovados já foram convocados,nomeados e estão trabalhando,só não sabemos quantos desses 1.373,foram chamados em 2008. O que sabemos ao certo é que no dia 26 de maio de 2009,foram convocados 512 agentes comunitários de saúde aprovados nesse concurso público de outubro de 2007. Os 512 convocados apresentaram documentos e fizeram perícia médica em julho,muitos tiveram problemas com a área,e foram eliminados do processo seletivo cabendo a esses somente recorrer a justiça. Sendo assim ficaram 320 aprovados na perícia e aptos a tomar posse no cargo.Estamos agora em novembro,quase 5 meses após a perícia médica ser feita e ainda não fomos nomeados,não tomamos posse no cargo,nem temos uma prtevisão para isso,ouvimos muitas coisas,muitas promessas,mas nada concreto e assim o tempo vai passando,muitos perderam seu emprego,pois nunca soubemos de uma demora tão grande para tomar posse após perícia médica. A situação demostra descaso,bagunça falta de organização e respeito,com a saúde de Nova Iguaçu,nossa situação dá uma amostra de como está nossa cidade,totalmente sem organização,e a nós cabe lutar pelo nosso emprego,travando uma luta que parce estar longe de acabar,mas como sabemos juntos somos mais fortes,e a nossa união vai fazer a diferença.